COLUNISTAS

Juristas e advogados 22/03/2024

O leitor da Folha pode entender desnecessário tratar de advocacia neste espaço com tantos assuntos que fluem no país e no mundo. Pode ser, todavia nem todos os acontecimentos se encaixam neste espaço, porque aqui tudo tem que ser tratado de forma condensada e imparcial. 
Observe que neste mundo evoluído o cidadão deve ter conhecimento geral do cotidiano e, nesse sentido, um mínimo de noção sobre direito, para que ele existe, qual é sua importância. Pois o direito, através de suas normas, exerce influência fundamental na construção da sociedade, moldando comportamentos e estabelecendo padrões éticos. Em verdade o direito é um regulador social.
O tema que destaco chega após leitura de um artigo do Dr. Ivens Gandra da Silva Martins, um dos maiores jurista da atualidade, para o Correio do Povo. Ele fala da diferença entre o jurista e o advogado, afirmando que jurista é aquele que interpreta o direito, que tem a função de dizer o direito ou de interpretá-lo com imparcialidade, redige pareceres sobre determinada matéria. É um advogado de notável saber jurídico.
Já o advogado no exercício da profissão tem a obrigação fundamental de defender o seu cliente e, para isso, tem que ser honesto e ético. Em certo discurso que fiz, por ocasião do meu jubilamento junto à Ordem dos Advogados do Brasil, lembrei ao plenário que a máquina social simplesmente não funciona sem a contribuição do advogado.
Não é exagero afirmar que a advocacia é uma profissão essencial, fundamental e imprescindível para a vida societária. O exercício da profissão me ensinou que a advocacia é um sacerdócio, por isso, irresistível é o fascínio de lutar pelo direito de alguém, salvar liberdades e honras, materiais ou morais. Poder ajudar na cura de feridas abertas na alma dos injustiçados é a grande tarefa que pesa sobre dedicado profissional do direito.
Para o veterano jurista, a diferença é que o advogado não tem responsabilidade de elaborar doutrina, o jurista sim. O advogado tem obrigação de buscar na lei a vitória do seu cliente, ou minimizar, no caso de direito penal, a pena dele. É por essa razão que o advogado está no tripé que forma o Poder Judiciário: Ministério Público, Magistratura e a advocacia.
 
***
O MELHOR DA VIDA É AMAR  Foi exatamente isso que li, afinal fomos criados para viver em comunidades, o que nos leva constantemente a estarmos nos relacionando, seja com pessoas, colegas ou familiares. Assim, é natural que vez ou outra haja discórdias em relação a opiniões ou métodos, pois cada indivíduo tem suas próprias idéias e modelos, entretanto, isso não deve jamais ser motivo para brigas, ódios e separações. Mas, infelizmente é o que está acontecendo no Brasil, com essa história de extrema direita e extrema esquerda. É urgente a necessidade de homens públicos que visem as reais necessidades da sociedade e não a façam de marionetes deste ou daquele sistema. Homens públicos que acreditem que Deus é o centro dos relacionamentos.
 
***
CULTURA - Durante a semana conversei por longo tempo com o artista plástico Leandro Silveira, autor de belas obras na cidade, em conjunto com o irmão Leonel, e observei que além da habilidade de se expressar por meio da arte, possui natural senso crítico e criativo. Estudioso e culto tem mais projetos surpreendentes para Lagoa Vermelha. Outra conversa boa foi com o vereador Pomatti e sua secretária Taiz Reginini, em visita ao ginásio Adolfo Stella. E ainda sobrou um tempinho para visitar a doce Milena Nadal em sua bem posta loja “Mi Nadal”, agora no centro da cidade. É para essa turma toda que vai o abraço da semana, afinal, é gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor