COLUNISTAS

A população de Lagoa Vermelha encolheu 19/01/2024

O tempo passa veloz e na mesma velocidade leva nossas lembranças, por isso, volta e meia visito meus ‘arquivos’ e fotos que costumam parar no fundo das gavetas. Como é gostoso encontrar um artigo velho ou uma foto antiga de família, de um amigo ou de um encontro festivo. Reavivar o passado é gratificante.
Gratificante e surpreendente. Pois recentemente, enquanto reorganizava minha biblioteca, encontrei uma coluna escrita para a Folha no dia 13 de janeiro de 2001, com o título “Um secretário com os pés no chão”, em referência ao novo secretário de Obras, cidadão Luiz Henrique Zonta.
Estampada na capa do jornal, uma manchete com foto anunciava a população do município que, segundo dados estatísticos, era de 27.897 habitantes. Confesso que esse achado me deixou pensativo e perplexo, visto que passados um quarto de século a população de Lagoa Vermelha, contrariando o avanço de outros, diminuiu para 27.659.
Exatamente por esse motivo veio esta coluna, que não visa outra coisa senão saber qual é o motivo, razão ou circunstância desse desfalque populacional em nossa terra. Será culpa do IBGE ou das sucessivas administrações, que não ousaram, não tiveram descortino, visão futurística, planejamento, enquanto outras comunidades vizinhas prosperam absurdamente?
Pode ser utopia de nossa parte, mas eu penso que as administrações deveriam ser como corridas de revezamento, tipo 4 x 100. Forma-se uma equipe com vários corredores, o primeiro inicia a corrida carregando um bastão e deve ultrapassar todos os seus adversários, entregando-o ao outro competidor que o aguarda mais adiante e assim sucessivamente, em busca da vitória. Com a união de todos.
Essa ilustração deveria ser seguida pelas administrações políticas, que assim agindo deixariam um legado de continuidade para seus sucessores. Afinal das contas não estamos aqui a passeio; pelo contrário, estamos aqui com o propósito de deixar exemplos para as próximas gerações.
 
***
CONTINUANDO - Mas a vida nos ensina que essa prática não passa pela cabeça dos administradores, cada um que se elege quer “deixar sua “marca“, não liga para a união em comunidade. Lamento, porque a gente vê e sente o progresso em outros municípios. Por aqui, faltando um ano para eleição, chove de pré-candidatos ao passo municipal, quando antes deveriam resolver situações fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Precisamos firmar boa infraestrutura, com investimentos em setores básicos, envolvendo ruas bem alinhadas e terrenos limpos e bem cercados. Exigir dos usuários capricho nos tapumes e limpeza nos passeios, manter impostos em dia. Enfim, fazer valer a Lei Orgânica do Município. A Av. Presidente Vargas, p.ex., apesar de nova está bordada de remendos de qualidade duvidosa, com tráfego de caminhões pesados e sem pintura. Não podemos viver só da história, precisamos avançar, ter atitude e, principalmente, amor na nossa comunidade e em tudo que por ela fizermos. 
 
***
PRESIDENTE LULA - Insiste em editar nova MP que prevê a reoneração da  folha da pagamento, verdadeira afronta ao equilíbrio dos poderes. A pressão é grande, e a medida deverá ser abandonada a qualquer momento, visto que não dá para chegar ao destino certo com o combustível errado. Este era o panorama até o fechamento da coluna. No mais, a presença do velho e tradicional abraço, que hoje vai para Ladimir Dondé e Guilherme Teobaldo da Silveira. É gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor