COLUNISTAS

Cuidados com a saúde mental 02.02.2024

O ano de 2024 começou ontem, mas quando esta coluna rodar já teremos gasto um mês dele. Janeiro com ares outono já se foi, mas não devemos esquecer que ele é uma espécie de marco tanto para iniciar e reiniciar ou deixar para trás o que não foi possível ser feito.
O melhor tempo da vida é hoje, sua decisão hoje irá ecoar e influenciar o amanhã. É recomendado que quem vive com excesso de passado corre risco de se tornar depressivo, ao passo que quem vive temeroso pelo futuro pode tornar-se ansioso. Precisamos confiar em Deus, pois o dia de amanhã pertence a ele. 
Vamos viver hoje, tendo o passado como conhecimento e experiência, e tenhamos o amanhã como uma direção a ser seguida. Ao final das contas, Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele está sempre disposto a nos abraçar e abençoar. Vamos em direção à promessa que ele tem para nossa vida.
Janeiro também é tempo de atenção para a saúde. O chamado “Janeiro Branco”, é uma iniciativa que nos alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional, assunto que afeta milhares de pessoas. Segundo artigo da psiquiatra Lorena Caleffi, dados da Organização Mundial da Saúde informam que um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental.
E mais, quando se fala de ansiedade, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo e o quinto lugar quando se trata de depressão. A estimativa da OMS é de que a depressão irá afetar, nos próximos 20 anos, mais pessoas que o câncer ou as doenças cardíacas. Para a psiquiatra, o dormir mal é justificado pelo estresse. Falta de apetite ou comer em demasia também passam pelo radar.
A saúde mental também tem lugar. Quase todo mundo sabe o que precisa fazer para viver bem: dormir e comer melhor, fazer atividade física, praticar exercícios de relaxamento, descansar. O alerta é para que a busca pela saúde mental não se torne mais um motivo de ansiedade. A dica é usar janeiro como um marco. Não sejamos tão exigentes, mas sejamos responsáveis com o que rege todo o resto: a nossa mente.
 
***
QUEM MILITA NA MÍDIA - Especialmente opinadores, tem uma responsabilidade muito grande, tem que ser comedido em seus comentários para não ofender ou melindrar terceiros. É o que tento fazer por aqui, sem deixar de criticar tudo aquilo que não vai bem, principalmente a atividade pública. Hoje, digo que a denominada Praça das Bandeiras, deu realce, deu colorido a já charmosa avenida Afonso Pena. Poucas comunidades possuem espaços tão graciosos como nossas avenidas. Que venham mais coisas boas, que denotem a expressividade da cidade e reforcem o orgulho dos habitantes..
 
***
TORCIDA ESPETACULAR - Formada por mulheres, crianças, idosos e torcedores PCD, num total de 12 mil pessoas, foi show no jogo Inter x Ypiranga domingo. Sem encrenca, sem confusão, só festa e alegria, uma grande lição para marmanjos briguentos e fanáticos. Na vida real iniciamos o ano perdendo amigos, processo natural da vida, já que a morte é o único evento absolutamente certo. Recentemente nos deixou o João C. Merib, pessoa estimada na comunidade e nosso companheiro nos Rodeios da Lagoa Vermelha. Dedicamos o nosso abraço de sentimento, de consolo e carinho aos familiares do saudoso amigo. É gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor