COLUNISTAS

Uma estrada com muitas histórias 01/03/2024

Atendendo convite do amigo Ivens Abreu, visitei a Biblioteca Municipal, guardiã da cultura e da história da comunidade e da região, verdadeiro acervo de recordações, documentos e literatura. Um mundo de livros e jornais da cidade arquivados provocando a curiosidade de quem tem gosto pelo conhecimento.
Curioso, ao folhar um exemplar da Gazeta Popular do dia 28 de maio de 1977, dei de cara com um artigo do querido e já saudoso Dr. Davino Valdir Nepomuceno, proprietário daquele conceituado jornal, com o título que dá chamada a esta coluna, falando sobre as peripécias e entraves para a construção da desejada estrada. Isso ainda lá em 1977. Veja que relíquia, que testemunho da luta pela BR 470:
“Nos últimos meses tem se notado e registrado o crescente número de reivindicações, encontros, moções, manifestações acerca da BR 470. Duas comições, já se entrevistaram com presidente Geisel em curto espaço de tempo. É uma luta não só de uma pequena região. Mas, hoje, de dois Estados - Rio Grande do Sul e Santa Catarina - que possuem indiscutível importância econômica e política.
A BR 470, conhecida nesta região como a ‘Estrada do Barracão’, ao longo de quase meio século tem servido de cenário e trampolim a muitas ‘vocações’ políticas; não poucos fizeram dela a mãe bondosa que, sem recompensa, somou votos e assegurou sucesso a muitos candidatos a cargos eleitorais. Muito falada, efetivamente esquecida, abandonada a sucessivas ‘lutas’ de outros.
Agora, todavia, ela tem muitas razões para tornar-se realidade, e entre essas razões, o Pólo Petroquímico - como tem sido invocado. Essas e outras justificativas, por demais significativas lançam sobre ela promissoras perspectivas. Todos querem, porque ela satisfará imperiosas necessidades, que transcendem o simples papel de ‘mãe bondosa’. O que se espera - especialmente em nome de nossa região - é que a Estrada do Barracão, gratuitamente, não venha, novamente, puramente a alimentar candidaturas, como está marcada toda a sua história”. (preservada a ortografia).
 
***
O SONHO - Já li que o sonho é o combustível da alma, a mola propulsora da vida, que nos lança para muito mais longe de onde nossos pés nos podem levar, e nos faz saltar sobre o muro das dificuldades que nos impedem de ver tudo que tem de bom logo à frente. Sonhar é pensar na possibilidade de um futuro melhor, acreditar que um projeto vai se transformar em realidade. Pois a construção da Estrada do Barracão e a ponte que nos liga à Santa Catarina foi um sonho da Região Nordeste, que se tornou realidade, verdadeira odisséia. Não foi fácil, passaram-se muitos anos, que exigiram paciência, empenho, e muita fé de tantas pessoas em prol daquela obra. Foi assim que o trecho da BR 470, ligando Lagoa Vermelha e o estado catarinense entrou para a história. 
***
A DENGUE - Que está assustando, também é coisa antiga. Ao continuar revendo acontecimentos antigos, que desafiam nossa vivência na terra, encontrei pequena observação na coluna do dia 31 de março de 2001, que repito agora: “Fiquem atentos, a dengue já está bem pertinho. Perece brincadeira, mas, não é”. Já se passaram mais de 20 anos, e o ‘bicho’ ta pegando. No final um abraço para Marcelo Sgarbossa e turma da Pizzaria Napolitana. É gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor