COLUNISTAS

Calorão, até quando? 16/02/2024

Dias tórridos continuam a marcar presença no RS em momento decisivo para a produção da soja. Este é o panorama da segunda-feira, quando assino esta coluna. A meteorologia anuncia baixa nas temperaturas, quem sabe sexta, quando rodar a Folha, o calorão tenha chegado ao fim.
Tivemos duas safras frustradas em sequência, agora a expectativa é de uma colheita mais expressiva para repor prejuízos acumulados. É uma lavoura de elevado custo e uma nova frustração acarretará prejuízos para o agricultor e para a exportação do país. Afinal, a soja ainda é a nossa quase moeda nacional.
As severas alterações do clima, ora chuvoso ora seco e extremamente quente é mais uma prova do descompasso da natureza. Fato que nos obriga a tecer comentários com frequência sobre essas mudanças climáticas, que a cada ano são muito maiores e mais rápidas.
Por muito tempo os seres humanos conviveram com a experiência de troca e exploração do meio ambiente, acreditando que o planeta fosse sustentável por si mesmo, para sempre. Todavia, nas últimas décadas isso se evidenciou um grande equívoco, visto que o egoísmo e a exploração desordenada dos recursos naturais cresceram.
E mais, a banalização da vida, o descaso com os valores éticos e espirituais têm gerado uma crise que afeta todo o planeta, causando preocupação, esgotamento físico e emocional, e até pânico. O diagnóstico mais realista é de que, se não cuidamos da vida do planeta, estaremos num processo de suicídio da civilização humana.
Nesse contexto, essas alterações do clima sugerem tempos ruins mais adiante, que, aliás, já são notados, com as frequentes frustrações de safras em virtude de estiagens e enchentes assustadoras. Será a mão do homem causadora de tantas crises climáticas? Apesar de ainda nebulosos os efeitos de nosso descuido com a terra, a afirmação é positiva.
 
***
ROXO E LARANAJA - As cores de fevereiro se prestam para marcar a campanha que busca conscientizar o povo sobre a Leucemia e o Alzheimer, doenças perigosas que surgem do nada. Durante o feriado li bastante sobre esse assunto e aprendi que leucemia é um tipo de câncer que surge quando os glóbulos brancos se reproduzem de maneira descontrolada na medula óssea, também conhecida como câncer do sangue. Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. É a causa mais comum de demência, causadora da perda de habilidades intelectuais e sociais, é recomendado como prevenção, manter a cabeça ativa, boa convivência social e bons hábitos. Ler mais é preciso.
 
***
EMPREGOS - São oferecidos para diversas atividades, entretanto, a procura não chega na mesma proporção. Nos dias silenciosos durante o carnaval, uma proprietária lamentava a falta de funcionários em seu estabelecimento. Comentava que poucos querem trabalhar, preferem a ociosidade, e outros trabalham alguns dias e vão embora. Veja, neste momento há mais de 400 vagas só na área pública, com salários que podem chegar até 30 mil reais. Mesmo assim, desempregados não se animam. Esta situação lembra a célebre sentença: “Não dá para chegar ao destino certo com o combustível errado”. E no final o abraço da coluna aos amigos Leda Porth e Maristela/Carlos Madalozzo. É gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor