COLUNISTAS

Ano Novo, vida nova? 12/01/2024

Esta é a frase mais usada na virada de cada ano, com certeza. É uma verdade? Não, certamente, pois a simples troca de ano não implica em mudança de vida ou comportamento, trata-se apenas de um marco cronológico. As coisas só mudam quando estivermos efetivamente dispostos a fazer a principal delas: mudar a nós mesmos. E isto exige bastante empenho e responsabilidade de nossa parte. Mas é possível.
Nada vai mudar se você for o mesmo, por isso entendo que a simples passagem de um ano para outro não muda nada na vida real. Fim de ano é apenas um momento de brilho, de enfeite que tradicionalmente acontece em todo o mundo. Sonhos e promessas em meio ao luzidio que cerca o Natal, o espumante e a passagem de ano são perfeitamente permitidos, mas não necessariamente cumpridos.
Veja, já se passaram doze dias de 2024 e não sentimos nenhuma transição, nenhum sinal de que a vida em sociedade possa melhorar. A própria terra dá sinais de que as coisas não vão bem. As mudanças climáticas já começam indicar a presença de fenômenos naturais arrasadores, tal quais 2023. Safras frustradas e possível encurtamento das águas podem se repetir.
Terminamos o ano passado com guerras genocidas em pontos do planeta, e continuamos com elas, cada vez mais violentas; o governo do Brasil terminou um ano de muita gastança e no alvorecer deste ano promete aumentar esses gastos; aqui em Lagoa obras badaladas que se arrastam trocam de ano sem solução; a fome e a miséria do ano passado se repetem.
Evidente que nos próximos 366 dias muita coisa boa vai acontecer, individualmente ou coletivamente, mas não pelo fato de trocarmos de ano. Se não mudarmos nosso comportamento no sentido de solucionar problemas, não podemos esperar resultados diferentes, vamos chegar sempre no mesmo lugar.
O certo é que nada vai mudar se você não mudar. É importante não esquecer que  as perdas e lutas desse mundo conturbado têm impacto no espírito humano e podem causar um grande colapso global. Ainda bem que termos um ano inteiro para pensar.
 
***
MUDA POVO - Se você não mudar, nada muda. Em 2023 o presidente bateu recordes em MPs, envolvendo bilhões de reais. Sabe de onde vem essa dinheirama? Do suor dos contribuintes para pagar impostos. Trabalhamos cinco meses por ano pára sustentar o estado a pretexto de ele prestar serviços como, justiça, ensino, educação e infraestrutura. Nós, povo brasileiro, temos que mudar nosso comportamento. Os poderes do Estado não são do prefeito, do presidente nem dos congressistas, eles são apenas nossos mandatários. Logo, é nosso dever estar atentos, exigir, cobrar de quem detém nosso voto e nossa confiança. E o que dizer do aumento do Fundo Eleitoral no apagar das luzes do ano? Um deboche, que a maioria das pessoas desconhece. Então, muda povo, independentemente de cor partidária. É bem pra ti.
 
***
ESPERANÇA - Já estamos gastando 2024 e à medida que o mundo passa freneticamente pelo século 21, você já parou para pensar em qual é nossa maior necessidade? Então saiba que ao redor do planeta homens e mulheres buscam desesperadamente por ESPERANÇA. “Como oxigênio para os pulmões, assim é a esperança para o espírito humano”, no dizer de Emil Brunner. Pense nisso, enquanto daqui segue nosso abraço para os primos Bruna/Diego Muliterno Dias, e para a Fernandinha Lima, da Cacau Show. É gente jovem que lê a Folha. 

Outras colunas deste Autor