COLUNISTAS

Luz em nossos corações - 22/12/2023

Mais um natal em nossas vidas!! É um momento especial, festivo e alegre, diante do qual calam-se todos os sentimentos humanos menos nobres. Não há como não se envolver. Muitas mensagens, encontros com amigos, com a família e com a comunidade. Todos se saúdam e se abraçam. É Natal. A importante data do cristianismo.
O nascimento de Jesus une céus e terra numa grande festa, porque nele Deus estende o seu abraço de perdão e reconciliação a todas as pessoas. Assim Jesus dá sentido à celebração, pois ele assume a dívida da nossa culpa, e nos estende a mão da reconciliação com Deus.
É verdade que o clima criado em torno do Natal, em nossos dias, nem sempre  aponta para o aniversariante. Muitas lojas que anunciam os festejos natalinos nem sempre mencionam o seu nome, não passa de um ‘Boas Festas’. No fundo a ideia é despertar o desejo de consumo. 
Na verdade menciona-se cada vez menos aquele que é a essência do Natal. Depois, passada a festa, voltamos à dura realidade a nossa volta, marcada pela dor, sofrimento e desesperança. Mas a verdade é que mesmo com o excesso de mercantilização que vivemos hoje, sentimentos como amor, amizade solidariedade e fé, são aspectos sentidos no período.
Desta forma, o verdadeiro sentido da data demonstra ao aniversariante gratidão por tudo o que temos na vida. Gratidão por Ele nos lembrar que a humildade e a simplicidade são virtudes valiosas aos seus olhos. Exatamente por isso o Natal é época perfeita para compartilhar paixão e generosidade com aqueles que mais necessitam.
Que a alegria do Natal coloque luz em nossos corações.
 
***
PACIENTE DE CTI - Quando vierem me visitar, não se assustem. Irão me encontrar utilizando vários aparelhos e equipamentos que auxiliam na manutenção e controle das funções vitais. Sei que, para vocês, talvez não seja muito confortável me verem assim, mas saibam que tudo é para meu benefício. Quando vierem me visitar, conversem coisas boas ao meu redor, falem que parentes e amigos estão torcendo pela minha melhora e que logo voltarei para minha casa, no convívio de pessoas que amo. Não parece, mas fico esperando o horário da visita para ter estas e outras informações. Saiba que é muito gostoso quando vocês vêm e me fazem um carinho, ou até ficam falando coisas boas no meu ouvido.
Muitas vezes vocês podem pensar que eu não escuto por estar ligado a tantos aparelhos, mas a audição é o último sentido a ser perdido. Se vocês tiverem dúvidas sobre algo, perguntem aos profissionais que estão me cuidando. Muitas vezes vocês podem presenciar situações que parecem estranhas ou absurdas, mas para mim é necessário. Se um dia se deparar comigo usando poucas vestimentas, tente saber o porquê, pois posso estar apresentando febre e esse procedimento faz parte do cuidado. Fiquem calmos, demonstrem confiança. Esses aspectos fortalecem a minha vontade e meu desejo de recuperação. 
Finalmente, peço que venham me visitar todos os dias, mas sempre acreditando em minha recuperação e tendo o cuidado necessário para manter uma visita segura. Acreditem no Deus criador de tudo e todos, que nos dará forças para superarmos nossos medos e angustias. Obrigado por estarem ao meu lado. 
(Esta mensagem se encontra na entrada do CTI do Hospital São Vicente, e foi criada pela enfermeira Adriana Sodré, quando acadêmica, no ano de 2011). Não deixe de ler.  Em tempos de caridade e solidariedade, pode ser excelente reflexão. 

Outras colunas deste Autor