COLUNISTAS

Município de Lagoa Vermelha

Voltando ao ano de 1930, o município de Lagoa Vermelha era governado pelo intendente coronel Maximiliano de Almeida e o vice-intendente Sr. Gibrail Tigre.
O município foi criado pela lei provincial número 1018, em 12 de abril do ano de 1876 - anteriormente pertenceu ao município de Santo Antônio da Patrulha, fazendo parte da freguesia Nossa Senhora de Oliveira de Vacaria. Após, em 1850 pelo decreto datado de 22 de setembro foi anexado ao território de Vacaria que se constituiu município.
No dia 16 de janeiro do ano de 1857, a sede do município de Vacaria mudou-se para a povoação de Lagoa Vermelha, a qual foi elevada para a condição de freguesia em 17 de fevereiro do mesmo ano.
No dia 12 de abril de 1876 Lagoa Vermelha foi elevada para a condição de vila e um ano após foi rebaixada de categoria. No dia primeiro de abril do ano seguinte, ou seja, no ano de 1877, é reintegrado na mesma três anos depois.
Em 1881, seu território era povoado em grande parte por indígenas e tinha nesta época uma área 6.668 km², dos quais quatro décimos eram representados por campos de boas gramíneas e seis décimos por terras cobertas por matos com grande quantidade de essências florestais nobres, as chamadas “madeiras de lei”, aonde destacavam-se os pinheiros que  produziam madeira de excelente qualidade e frutos que alimentavam homens, animais domésticos e selvagens.
Lagoa Vermelha é uma das mais antigas povoações do hoje Estado do Rio Grande do Sul. Seus limites eram ao Norte com Santa Catarina, pelo Rio Pelotas, ao leste com o município de Vacaria pelos rios Santa Rita e Bernardo José, a oeste com os municípios de Boa Vista do Erechim e Passo Fundo pelos rios Ligeiro e Carreiro pelo chamado Mato Português e também pelo município de Guaporé, ao sul com os municípios do Prata, Alfredo Chaves e Antônio Prado.
No ano de 1858 a população de Lagoa Vermelha era de 2244 habitantes, tendo um crescimento significativo nos anos seguintes, e no ano 1900 chegou a 12500 almas, em 1905 a 15000, em 1920 a 36000, chegando nos anos subsequentes a atingir a quarenta e cinco mil.
O município está situado a 850 metros da altitude, possui um ótimo clima, água abundante, e chuvas com regularidade, e disto 321 km da capital do Estado. Divide-se em duas riquíssimas regiões, sendo uma agrícola e outra pastoril. A primeira composta dos 1º, 2º. 3º e parte dos 4º e 5º distritos, formada por excelentes campos de pastagem, onde são criados acima de 300 mil cabeças de gados bovinos, suínos, equinos, muares ovinos e caprinos. A segunda é composta pelos 4º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º e 13º distrito, os quais constituem uma riquíssima região colonial em franca prosperidade, na qual a produção agrícola é avultadíssima, avolumando sobremaneira as exportações como milho, trigo, feijão, erva mate, aveia, centeio, alfafa, lentilha, ervilha, o que representa o aporte de milhares de contos de réis anualmente. Seus gados na maioria são de origem crioula, havendo entretanto uma mestiçagem com raças estrangeiras, reconhecidamente melhores.
A industrialização de produtos suínos é adiantada, contando o município com várias fábricas de artefatos de couro, fumo, cerveja, queijo, manteiga, moinhos, engenhos, serrarias, curtumes, ferrarias, ourivesarias, selarias, lombilharias, etc. Seu comércio é bastante desenvolvido notadamente na zona colonial, sendo representado por mais de 250 casas de negócio dos mais variados ramos. O município atualmente tem progredido intensamente, este auspicioso movimento merece os mais francos elogios, e tudo é devido a boa orientação das patrióticas figuras do coronel Maximiliano de Almeida e do capitão Gibrail Tigre, aquele intendente e este vice intendente.
O município de Lagoa Vermelha é um dos mais ricos do Estado, estando colocado em 7º lugar em área, e em 9º em população, possuindo terras excelentes, matos como poucos, bons campos, clima ameno e salubre.
O município reparte-se presentemente em 14 distritos assim denominados: 1º - Vila; 2º - Barracão; 3º - André da Rocha; 4º - Sananduva; 5º - Clemente Argolo; 6º - Cacique Doble; 7º - Protásio Alves; 8º - Paim Filho; 9º - Caseiros; 10º - Maximiliano de Almeida; 11º - Machadinho; 12º - Araçá; 13º - Paraí; 14º - São José. O município de Lagoa Vermelha possui sete estradas sendo uma vicinal com 1000 quilômetros e seis municipais.
A administração Municipal de Lagoa Vermelha está composta da seguinte maneira: conselheiros municipais presidente Alfredo Dias de Moraes, vice-presidente Trajano Machado, fazendo parte da administração Vasco Alves Moreira de Mello, Albertino Cristiano Ely, Henrique de Goes Vieira, Ernesto Raymundi, Albino Camozzato. Intendente - coronel Maximiliano de Almeida; vice-intendente - capitão. Gibrail Tigre; sub-intendentedo 1º distrito - coronel- Manuel Julio Garcez; secretário - Macedônio Silva; Tesoureiro - José Castellano auxiliares- Nívio Castellano e Agostinho Alexandre de Souza; fiscais - Heitor Cruz e Pedro Antunes Maciel; encarregado das obras públicas - Afonso Menezes Filho; escrituário - Lysimacho de Almeida; porteiro - Protásio Marques; juiz da Comarca - Dr. Eurico de Souza Leão Lustoza; promotor público - Dr. Arthur Velloso Moreira; escrivão do cível e crime - Francisco Carneiro Lobo; oficial do registro civil - Augusto Moojen; corpo de advogados - Trajano Machado, Macedônio Silva, Tancredo Machado, João de Paula e Silva e José Rodrigues de Lima. Bibliografia O Rio Grande do Sul em revista ano 1930.

Outras colunas deste Autor