COLUNISTAS

Feliz 2024 29/12/2023

Hoje todos concordam que está difícil viver neste nosso Brasil. Este é o drama vivido por todos nós brasileiros, ou melhor, por uma imensa parcela da população, pois algumas classes privilegiadas não estão preocupadas com esta situação e seguem voando leves e soltas em céu de brigadeiro como afirma a velha expressão. Estamos sem rumo, nossa bússola que em outros tempos, tinha a condição de indicar um norte seguro, hoje seu ponteiro muda de direção para todos os pontos cardeais, mostrando que este aparelho, já não é mais seguro, e que por estar ultrapassado, perde a sua função.
Desculpem divagar neste momento, pois a bússola nada tem a ver com esta situação difícil vivida pela nossa nação brasileira. A comparação foi “chula”, entre a bússola e a forma como está sendo exercida a governança política nestas terras, que segundo a história conta foram descobertas pelo navegador português chamado Pedro Alvarez Cabral.
Fica então a pergunta, quem é ou quem são os responsáveis pela situação que estamos vivendo? Sejamos muito claros e objetivos, os culpados, somos nós os eleitores, temos uma parcela muito grande de responsabilidade, pois temos votado por impulso, e na maioria das vezes com o coração e não com a razão, ou então por interesses pessoais, esquecendo, deixando de lado o que interessa ao coletivo.
Na sequência nós povo, que somos os eleitores, costumados afirmar que não acreditamos mais em políticos, que política é algo sujo e desta forma deixamos de participar, de pressionar pelos nossos direitos, pelo que é certo, abrindo-se desta forma um campo sem obstáculos para pessoas que não possuem escrúpulos, e transformam a política em uma forma de ganhar fortunas através de desmandos, adubo preferido para dar força aos atos de corrupção.
Falamos e defendemos a democracia, lemos com atenção e orgulho a Constituição brasileira, onde em seu título 1º diz - dos princípios fundamentais, parágrafo único; todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos nos termos desta Constituição. No seu artigo 5º - todos são iguais perante a lei.
Fiel aos princípios ditados principalmente pelos tópicos acima descritos, sentimos o dever muito forte de protestar, ao afirmarmos que não estão sendo observados e desta forma descumpridos.
Esta sensação de injustiça, de abandono que toma conta da população, tem origem exatamente na forma de ação de um número significativo de políticos, que estão para quem quiser ver, envolvidos em atos de corrupção, preocupados com ações corporativistas, tendo por foco simplesmente a manutenção do poder, e a criação de privilégios absurdos para eles próprios, e para seus dependentes.
O exemplo claro desta situação que toma conta do Brasil, surge com muita força diante dos nossos olhos o que nosso Estado, o Rio Grande do Sul, antes pujante, respeitado e com uma história de causar inveja, hoje encontra-se em um estado pré-falimentar, e segundo observações sem achar o remédio para a cura dos seus males.
Sabemos que esta situação de calamidade é fruto de várias administrações incompetentes, despreparadas que por aqui passaram, que gastaram mais do que a receita permitia. É sabido também, que no momento de nada adianta a procura pelos culpados, pois com as leis vigentes, jamais serão julgados, e muito menos punidos.
É justo e se faz necessário, que sejam tomadas medidas apropriadas para uma solução imediata dos problemas que preocupam e sacrificam a população.
O que temos visto, o que tem acontecido é exatamente um Poder Legislativo, e um Poder Judiciário preocupadíssimos em manter privilégios e com um corporativismo exacerbado, e um Poder Executivo moroso acomodado e sem forças para mudar esta situação. Terminando o ano de 2023, desejamos com muita fé que aconteçam mudanças e tenhamos um Ano Novo que chega com oportunidades de crescimento, saúde e paz.

Outras colunas deste Autor