COLUNISTAS

Procura-seÂ… 12/01/2024

Crônica do escritor 
lagoense Zenair Borin 
Pessoas que apreciem músicas com letras que inspiram algo. Onde os refrãos não sejam expor as mulheres como objeto ou mercadoria e os homens como garanhões e meros saqueadores selvagens. Procuram-se aqueles que, antes de olhar para o resultado, apreciam como as coisas foram feitas e o modo como foram alcançadas… Que compreendem quando algo não foi possível e respeitam isso, sem ficarem a todo tempo cobrando e esperando a perfeição, na prática, das mãos alheias.
Também estão na lista aqueles que usam com precisão a balança da humildade e que se preocupam com os atos e as palavras, para, na medida do possível, não magoarem ou machucarem o seu semelhante. Busca-se por aqueles que, a exemplo dos anteriores, se envergonham quando veem alguém jogando qualquer tipo de lixo nos bosques, nas praias, na rua. Que se desapontam com o mundo quando outros enxotam animais, picham e depredam qualquer bem privado ou público… porque sabem que isso não são atos exemplares, apenas a expressão física e pura da ignorância.
Procura-se… os que ainda que, invisivelmente, buscam arrumar sempre o quarto que lhes é o mundo. Os que sentem, como se fosse em si, a fauna e a flora serem agredidas e exterminadas. Porque admiram e respeitam toda a natureza e, para eles, até uma simples formiga caminhando sobre a relva lhes é importante, necessária e bela. Os que são voluntários do bem e não se importam em sujar as mãos para plantar uma árvore, tirar o esqueleto da cadeira ou o telefone do gancho para contrapor uma maldade.
Os que acreditam que Deus, sendo ou não um só, é por todos, e não ficam impondo sua religião, como única verdade, respeitando os ateus e toda expressão, ou não, de fé. De igual modo, procura-se pelas exceções, que não mais aceitam ser alienadas pela mídia e preferem, em vez de exporem na vitrine da vida o número de pessoas que usaram, ter no coração uma eleita, gostar e fazer dela, por escolha, a única. Todavia, saibam voltar atrás quando escolher errado, porém, mais que isso, aquelas que escolhem com acuidade o amor de uma vida inteira.
Procuram-se, ainda, os que acreditam que a educação e o conhecimento são e serão sempre os melhores investimentos. Também os que lutam pela paz sem impor para isso qualquer tipo de violência. Porque compreendem que ela não leva a nada, só leva… e não restitui. Da mesma linhagem, procuram-se os que ainda conservam palavras educadas, respeitam as filas e admiram intelectuais, em vez de modelos, esportistas e jogadores. E, por fim, os que não se escondem atrás da desculpa esdrúxula de ser um simples átomo no universo e que seu ato não mudará o mundo. E, acima de tudo, os que fazem o que é certo independentemente do que pensam os outros…
Procura-se… Por essas pessoas ameaçadas de extinção. E, se acaso conhece algum remanescente dessa nobre espécie, conserve-a(o) no coração. E, sendo possível, e nós sabemos que é, seja também você uma dessas pessoas. A natureza, a espécie humana, o mundo carece de exemplos. Por que não ser você um deles?

Outras colunas deste Autor