COLUNISTAS

O governo Lula no cangote 29/12/2023

Quando a gente para e reflete, 2023 foi marcado pelo gasto adoidado de dinheiro do pagador de impostos por parte do governo do presidente Lula. Gastou-se como se não houvesse amanhã e por várias vezes denunciei esse estado de coisas aqui na coluna. O resultado é um déficit de mais de 100 bilhões de reais. Mas a esquerda pouco se importa em manter as contas públicas equilibradas: o importante, para os marxistas, é expandir os gastos mesmo que não haja receitas suficientes para honrá-los. 
O rombo fiscal, em doze meses, só aumentou. Eis então que o governo passou a atacar o cangote do cidadão, do consumidor e do empreendedor brasileiro. Passou-se, através de inúmeras iniciativas, muitas aprovadas pelo Congresso Nacional, a taxar ainda mais as pessoas, a criar outras taxas e a cavocar em antigos entulhos tributários de modo a desfavorecer quem empreende e gera riquezas no país. 
Temos um governo perdulário, uma família presidencial que esbanja, um séquito de apoiadores no Legislativo que não se importam em penalizar ainda mais o setor produtivo do país e nenhuma iniciativa de corte de gastos. Ao invés de reduzir ministérios, Lula os aumentou. Ao invés de cortar suas mordomias e de sua Corte, Lula expandiu seus gastos pessoais e gastou muito combustível de aviação em roteiros que alguns acusam como turísticos por dezenas de países do sistema internacional. 
O governo Lula está torrando o dinheiro público sem buscar um equilíbrio fiscal. O resultado disso a gente já conhece e já experimentou com o desastroso governo da ex-presidente Dilma Rousseff que nos legou a pior crise econômica de nossa história. A conta que pagaremos do governo Lula, infelizmente, vai aumentar. E isso que estamos falando apenas no primeiro ano.
 
***
Um Feliz 2024 a todos os leitores da coluna!

Outras colunas deste Autor