COLUNISTAS

Elon Musk pode parar Alexandre de Moraes? 12/04/2024

Começa a aparecer uma luz no fim do túnel sobre essa situação de hipertrofia dos poderes do Supremo Tribunal Federal e, em particular, do ministro Alexandre de Moraes. Os leitores devem estar acompanhando a entrada de Elon Musk no debate sobre a censura no Brasil. O dono do Twitter (atual X) denunciou decisões que considera arbitrárias do ministro Alexandre e que deveriam ser obrigatoriamente cumpridas por sua empresa. A situação, pois, seria de censura em relação aos posicionamentos, inclusive político-ideológicos, publicados por brasileiros na plataforma de textos curtos.
Elon Musk puxou o pino da granada e em poucas palavras expôs ao mundo a situação brasileira. Fomos expostos no mundo, com a imprensa internacional focando na desenvoltura de Alexandre de Moraes em seus vários inquéritos abertos e que miram sobretudo lideranças e influencers de direita. Mais que isso: passaram a nos alinhar a regimes tirânicos ao redor do sistema internacional e que impedem o livre funcionamento de redes sociais, controlando o fluxo de informações.
O contexto de censura no Brasil chegou, finalmente, aos ouvidos internacionais. Alexandre de Moraes reagiu e ameaçou responsabilizar os representantes do Twitter no Brasil caso haja qualquer descumprimento de suas determinações emanadas à empresa. Elon Musk respondeu dizendo que tomará as providência para proteger seus funcionários e dados no Brasil, além de denunciar um alinhamento entre o SFT e o governo Lula. Musk pode parar Moraes? Observemos os próximos capítulos.

Outras colunas deste Autor