COLUNISTAS

09/02/2024

LEONARDO LAMACHIA - o presidente da OAB do Rio Grande Sul esteve, no último dia 6, em Lagoa Vermelha. A recepção ocorreu no Posto Ponteio onde o presidente almoçou com os advogados lagoenses. Após, realizou reunião aberta com duração de cerca de 4 horas para ouvir as principais demandas dos advogados e advogadas lagoenses, seguindo as 19 horas com entrega de carteiras aos novos profissionais, bem como o jubilamento do colega Dr. Paulo Moisés de Andrade, pelo tempo de exercício da advocacia, desde 1980. Após a solenidade foi servido o churrasco típico lagoense aos participantes, na sede da OAB. O presidente Lamachia lembrou que esta foi a 7ª vez que esteve em nossa cidade conversando com os advogados e advogadas lagoenses. Para nós, enquanto profissionais da advocacia, é sempre motivo de comemoração a vinda do presidente Lamachia, pois temos a oportunidade de levar à presidência as nossas principais queixas e apontamentos, tanto em relação à entidade, como do próprio Poder Judiciário, de um modo geral.   
PRAÇA DAS BANDEIRAS - Finalmente inaugurada, no dia do padroeiro São Paulo Apóstolo, a Praça das Bandeiras, na avenida Afonso Pena. Os 34 municípios que compõem a região turística dos Campos de Cima da Serra e Região Rota das Araucárias estiveram presentes na solenidade. A simbologia das bandeiras remetem a uma homenagem a todos os municípios que contribuíram para a evolução socioeconômica regional, visando demonstrar o desmembramento de Lagoa Vermelha em outros 27 municípios,  bem como os aspectos de seu desenvolvimento, desde 1881. Uma das melhores iniciativas turísticas já realizadas em nosso município. Alguém já disse que “povo sem história é um povo sem alma”. Emendaria dizendo que povo que não tem memória, é um povo sem alma. E povo sem alma é um povo sem cultura. Parabéns Lagoa Vermelha, agora as novas gerações poderão conhecer a sua verdadeira origem e a origem dos municípios filhos, netos e bisnetos de Lagoa. 
EDER E MORONA -  Não há muito o que fugir desses nomes para a disputa do paço municipal, pela situação. Ambos, com notórios serviços realizados para Lagoa Vermelha. O primeiro, desenvolvendo importantes avanços na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, na Secretaria de Obras e Viação e, por último, na Secretaria Geral do Governo. Já, o segundo, prestou um belíssimo trabalho na área da saúde, principalmente em tempos de pandemia. Arrisco dizer que um dos maiores feitos do prefeito Bonotto, ou como dizem, a maior “tacada de mestre” foi preparar (e muito bem, diga-se de passagem) seus pretensos sucessores.
OPOSIÇÃO -  A oposição se diz ainda indefinida nos nomes de candidados à majoritária lagoense, mas o nome do ex-prefeito Getúlio Cerioli está cada vez mais implícito. Resta saber quem será seu vice. Não há qualquer dúvida que Eder e Getúlio (aposto todas as minhas fichas neste duelo) desenvolverão uma baita eleição. E quando falo em uma baita eleição, refiro-me principalmente no nível do debate e no desenrolar da campanha de rua - algo mais invejável em uma disputa eleitoral, pois é aí que se observa o equilíbrio emocional do candidato. Se assim se confirmar e eu acredito que sim, novamente teremos nomes inteligentes. Um (Getúlio), já sabemos como foi como prefeito, realizando um inegável e reconhecido trabalho. O outro (Eder), pelo que fez somente sendo vice e ocupando àquelas três pastas já citadas  (fez muito mais que muitos prefeitos) e também desponta como sendo um dos melhores gestores que Lagoa Vermelha poderá ter. A nós, eleitores, ficaremos muito confortáveis novamente com esses dois nomes, pois só teremos o trabalho de escolher o melhor... do melhor.   

Outras colunas deste Autor