COLUNISTAS

A eleição municipal de 2024 começa a dar seus primeiros passos 15/12/2023

CORRIDA PARA O PAÇO MUNICIPAL - O que andava um pouco adormecido, agora, findando o ano, parece que despertou: começou para valer os apontamentos de nomes para o próximo pleito municipal. Por enquanto, PP e PDT se encaminham para firmarem seus candidatos. 
ATAQUES E CRÍTICAS - Sempre falo que pouco ou muito pouco entendo de política partidária, apesar de gostar e me aventurar a dar meus pitacos sobre o assunto, de vez em quando, neste semanário. Contudo, não precisa entender muito para saber que as críticas, os ataques (os quais já começaram) e a forma como se quer travar o adversário, faz toda a diferença no resultado final (é pleonasmo proposital). Em se tratando de município pequeno como o nosso, as pessoas, até mesmo as menos esclarecidas, vão de encontro aos embates que não tem critério e embasamento e acabam respondendo nas urnas. Sempre foi assim e que assim, continue sendo.
MANOBRA ELEITOREIRAExistem pessoas que são utilizadas como massa de manobra, ou como melhor traduz, pessoas que são manipuladas e incentivadas por uma determinada ideologia ou opinião pré-formada por um líder ou grupo político. Em tempos onde as redes sociais lideram os lares, surgem perfis de todos os tipos e, pela época, o número de perfis que busca opinar sobre a política partidária, tende a crescer. Não raras vezes, os proprietários dessas contas se empolgam com o engajamento e acabam por procurar um lado para dedurar o outro e vice-versa. Aquele que incentivar pensando em manipular para seu lado pode cair em uma enrascada porque muitas vezes, pessoas assim, gostam de jogar dos dois lados, e é aí que prints de conversas e ligações gravadas podem sair do anonimato. O oportunismo cresce quando se dá corda. Está só começando. 
AOS CANDIDATOS - As eventuais candidatas e candidatos às eleições municipais de 2024 precisam ficar atentos aos prazos estabelecidos por lei. A filiação partidária e a regularização do domicílio eleitoral precisam acontecer até seis meses antes do dia da votação e, portanto, a data-limite termina em 6 de abril. Também é importante que o futuro candidato observe a sua situação individual e verifique se não tem alguma multa eleitoral, já que uma multa não quitada, mesmo sendo de um valor irrisório, impede a pessoa de se candidatar. O candidato precisa estar com os seus direitos políticos em vigor e ter prestado contas se já disputou alguma eleição. Para ser candidata ou candidato a prefeito, a pessoa precisa ter, no mínimo, 21 anos, tendo como data limite o dia da posse. Já, para vereador, a pessoa deve ter 18 anos, tendo como data limite o prazo final de registro de candidatura que, no caso, se encerra em 15 de agosto de 2024. 

Outras colunas deste Autor