COLUNISTAS

Falando de Lagoa Vermelha... 17/11/2023

PRAÇA CENTRAL - Não podemos deixar passar despercebida a beleza das praças centrais da Afonso Pena, por ocasião dos enfeites natalinos. Nunca se viu o centro da cidade tão enfeitado e organizado como este ano e, ao que tudo indica, a sua integridade está sendo respeitada por todos os cidadãos, até mesmo por àqueles que vagam nas madrugadas e que gostam de destruir o belo. Que assim seja, porque está tudo muito lindo, especialmente a iluminação da noite. Parabéns aos idealizadores deste lindo projeto natalino.
FEIRA DO LIVRO - Esse ano, por compromissos pessoais e profissionais, não fui uma frequentadora assídua da Feira do Livro, como em outros anos, mas sempre gostei e participei deste evento que julgo um dos mais importantes que a administração pública organiza. Parece que os shows e as atrações foram pensadas para alcançar todos os gostos e todas as idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos. Sobre a feira, é importante deixar registrado algumas questões, porque têm coisas que precisam ser ditas, enaltecidas e consideradas: especialmente este ano, não se ouviu nenhuma reclamação daqueles que, por vezes, só apontam defeitos, que não concordam com esta ou àquela atração, daqueles que querem programações de qualidade mas questionam valores pagos, daqueles que falam sobre o merecimento ou não deste ou daquele patrono e assim por diante. Pelo jeito, o evento foi à contento de todos: de quem organizou, de quem participou e também, de quem sempre gostou de criticar negativamente. Que bom que o foco de todos foi realmente na cultura, nos livros, nos teatros, nas atrações, nas cantorias, nos shows, nos valores locais e no entretenimento como a tirolesa, que divertiu os mais novos e, também, os não tão novos. Parabéns a todos os organizadores. 
PRAÇA DAS BANDEIRAS -  Monumento histórico construído na entrada da nossa cidade e que é alvo de inúmeras críticas (positivas e negativas) deverá ser inaugurado. Os munícipes que acompanharam a construção, parabenizaram, criticaram, questionaram, mas ninguém tem dúvida que obras de arte como esta, levantadas em uma cidade, além de embelezar, tem a importante missão de contar a história do local para as futuras gerações. A nossa cidade, carece de algo que enalteça a memória de alguém, que fale do seu povo, que conte a história da sua fundação, a história dos seus antecessores e que, também, de certa forma, sirva para movimentar a cidade em alguma ocasião. Essa obra, pelo que se ouviu, tem exatamente esse objetivo: movimentar a nossa cidade com a visita constante dos reprentantes dos municípios “filhos, netos e bisnetos” de Lagoa Vermelha. Parece que o intuito dos idealizadores, - é bom que se frise, quantas vezes forem necessárias - é que, a cada troca de bandeira, se organize um evento festivo com os “descendentes visitantes”. Que assim seja, mas para isso ela precisa ser inaugurada. Contudo, não é difícil adivinhar que o prefeito deve estar aguardando para trazer alguém do alto escalão estadual para a inauguração, já que o ato irá movimentar e trazer para cá, inúmeros municípios, filhos de Lagoa Vermelha. A intenção é nobre e bonita e estará marcada para este e os próximos gestores e, ao que tudo indica, será bastante atrativa e interessante.

Outras colunas deste Autor