COLUNISTAS

15/03/2024

Identificados mandante, executor e participantes em homicídio com requintes de crueldade

A Polícia Civil de Lagoa Vermelha prendeu,  preventivamente,  duas pessoas por envolvimento no homicídio de Welington da Silva. No dia 30/03/2023, o corpo da vítima foi encontrado embaixo da ponte do Lajeado dos Ivos, parcialmente carbonizado, com lábios e orelhas arrancados, situação que dificultou até a identificação da vítima na época. 

Depois de um longo trabalho de investigação, a Polícia Civil identificou o mandante do delito, sendo este, um homem de 38 anos, que se encontra recolhido no sistema prisional há oito anos. Também foram identificados o executor do delito e duas pessoas que o auxiliaram. 
O Poder Judiciário decretou a prisão preventiva dessas três últimas pessoas. No dia 04/03/2024, uma mulher de 47 anos foi capturada em Bento Gonçalves, após troca de informações entre a Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha e órgão policial daquele município. 
Na quinta-feira, dia 7 de março, o executor do delito, um homem de 26 anos, foi cientificado da nova prisão. Ele já se encontrava recolhido em razão de uma prisão preventiva efetuada também pela Polícia Civil no dia 09/05/2023. O terceiro envolvido não foi localizado e se encontra na condição de foragido. 
A Polícia Civil agradece o apoio da população, que colaborou de forma importante para a elucidação do crime, e solicita, novamente o auxílio da comunidade. Qualquer informação sobre os últimos homicídios ou sobre qualquer delito podem ser repassadas, de forma anônima, à Polícia Civil, pelo fone/WhatsApp (54) 9 8414-2700.
 
Registrados graves acidentes na BR 285
Uma carreta carregada com toras tombou na BR 285, em Caseiros, no dia 7. O acidente, que ocorreu no Km 214 da rodovia, causou congestionamento no trânsito por mais de três horas conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O tombamento aconteceu devido ao estouro de um pneu traseiro da carreta. 
No final da tarde de quinta-feira (07/03), na BR 285, descida em direção ao rio Passinho Fundo, mais um acidente grave foi registrado. Envolveram-se um Gol com placas de Piratuba, SC, e uma caminhonete Hilux, com placas de Lagoa Vermelha. 
Devido a gravidade do acidente, a caminhonete tombou sobre a pista. Equipes de socorro foram acionadas, sendo que o SAMU atendeu à duas vítimas que estavam no Gol. O corpo de bombeiros atendeu ao motorista da caminhonete e populares atenderam à um passageiro da Hilux. Todos foram conduzidos ao Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha. 
 
Policiais Militares realizam Operação de Combate à Dengue
O 5° Grupo de Polícia Militar Ambiental de Lagoa Vermelha, em atendimento a Ordem de Serviço do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, realizou a Operação Combate à Dengue.  Foi desencadeada operação de fiscalização de locais propensos a proliferação de larvas e do mosquito da dengue. 
Participaram da Operação integrantes do setor de endemias da secretaria municipal de Saúde, com apoio dos agentes de saúde. Foram fiscalizados seis locais em pontos distintos do município. 
Também foram recolhidas amostras de larvas encontradas para pesquisa e pneus contendo água parada para o correto descarte, também foram orientados os moradores e os responsáveis pelos locais fiscalizados, para que melhorem as condições sanitárias. 
Foi utilizada a aeronave remotamente Pilotada (drone) para auxiliar nas fiscalizações e coleta de imagens.
 
Tragédia deixa mãe e filhas mortas; dois filhos e o companheiro em estado grave
Fato trágico registrado em Vacaria na manhã de domingo, dia 10 de março, chocou o estado. Quatro pessoas morreram e outras três seguem em estado grave. Conforme a Polícia Civil, nesta ocorrência uma mulher de 36 anos foi a óbito, além uma adolescente de 15 anos e duas crianças de 11 e três anos. 
Segundo o Delegado Regional de Polícia, Carlos Alberto Defaveri, em depoimentos colhidos pela Polícia Civil, um gerador de energia teria ficado ligado durante a madrugada no local. Na manhã do domingo, por volta das 8h 30min, o namorado da adolescente de 15 anos foi até a residência e escutou gemidos. Ao conseguir entrar na casa pela janela, encontrou a namorada desmaiada e pediu socorro, já que os outros integrantes da família também estavam na mesma situação. Em relato à PC, ele afirmou que o gerador ainda estava ligado e um forte odor de gás.
A família morava em uma residência pertencente ao Governo Federal, situada em frente ao Batalhão da Brigada Militar. Como a casa não tinha energia elétrica, eles usavam um gerador para o fornecimento de energia para o local. Outra informação repassada por familiares seria de que a mulher estaria grávida de dois meses de gestação. Os corpos foram encaminhados para necropsia, após testemunhas identificá-las e depoimentos terem sido colhidos.
De acordo com o delegado, a principal linha de investigação trata o caso como evento acidental, mas agora a perícia do Departamento de Criminalística do Instituto Geral de Perícias (IGP) seguirá com os trabalhos para confirmação da causa das mortes e se houve participações neste fato.
Atuaram no atendimento à essa ocorrência: Corpo de Bombeiros, SAMU, Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias. A Polícia Civil deve concluir, em até 30 dias, o inquérito que apura o caso. O delegado Anderson Silveira de Lima, que conduz as investigações, afirmou que a polícia aguarda o resultado das perícias para dar andamento às diligências.
A polícia trabalha com a hipótese de que o equipamento responsável pela emissão da substância tenha sido colocado dentro de casa pelas vítimas. O Instituto Geral de Perícias (IGP) trabalha para concluir os laudos periciais de necropsia, do local do fato e do gerador. As vítimas são: Cíntia de Moraes Costa, de 36 anos, que estava grávida de dois meses, e três filhas dela, Samara Costa, de três anos, Cíntia Maria Costa, de 11, e Ana Júlia Costa, de 15 anos de idade.
As outras três pessoas que estavam na residência permanecem em estado grave. Os dois outros filhos da mulher, Elias, de nove anos de idade, e Vitória, com sete, estão internadas em uma UTI Pediátrica de Santa Maria. O companheiro da mulher e padrasto das crianças, Maike, de 31 anos, segue na UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria.
 
Morador do bairro Medianeira é preso por violência doméstica e tráfico de drogas
A Brigada Militar de Lagoa Vermelha realizou a prisão de um homem, pelos crimes de violência doméstica e tráfico de drogas no bairro Medianeira.
Após receber informações sobre uma ocorrência de violência doméstica, uma equipe da Brigada Militar foi até o local informado e conduziu a vítima até a Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência. 
Em acompanhamento da vítima para retirar os pertences da residência, foi localizado o autor dos fatos. Durante a busca foi localizada uma quantia de R$ 286,00, duas embalagens de maconha, uma balança de precisão, um rolo de plástico e uma munição intacta. O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
 
Incêndio atinge residência no bairro Pedregal
O Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha foi acionado na noite de quarta-feira (13) para atender uma ocorrência de incêndio em residência no bairro Pedregal. 
Segundo informações, as chamas foram percebidas no telhado da casa. Acredita-se que um curto circuito pode ter provocado o incêndio. 
Os bombeiros se deslocaram imediatamente e combateram as chamas. Danos no teto e telhado da residência. Vizinhos informaram que ninguém estava morando na casa. 
 
Brigada Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Santo Expedito do Sul
Na terça-feira (12/03),a Brigada Militar de Santo Expedito do Sul  realizou a prisão de um homem, por porte ilegal de arma de fogo na Linha Caravaggio, área rural do município.
Durante patrulhamento foi abordado um veículo Honda Civic e durante busca veicular, foi localizado um revólver cal . 22, uma caixa com 35 munições intactas e 4 deflagradas do mesmo calibre.  O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de para os procedimentos legais.
 
Brigada Militar realiza prisão de foragido
Na madrugada de quarta-feira (13/03), a Brigada Militar, através do 10° Batalhão de Polícia Militar, efetuou a prisão de um foragido da justiça, no bairro Vitória, em Vacaria. Durante patrulhamento uma equipe da Brigada Militar efetuou a abordagem de um homen, onde foi verificado que ele possuía um mandado de prisão em seu desfavor. O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Vacaria para os procedimentos legais.

Outras colunas deste Autor