COLUNISTAS

12/04/2024

Descoberto esconderijo com grande quantidade de drogas 
Após investigação sobre práticas de crimes de homicídio e tráfico de drogas em Lagoa Vermelha, policiais da Delegacia de Polícia local conseguiram apreender significativa quantidade de substância entorpecente.
Foram apreendidas 810 gramas de cocaína e 620 gramas de crack. Segundo dados estatísticos da polícia, essa droga vendida diretamente aos usuários, poderia chegar a um valor final de aproximadamente R$ 110.000,00. 
Durante a ação, uma adolescente foi apreendida em flagrante. É a mesma que foi apreendida pela Polícia Civil no ano passado, tendo permanecido internada provisoriamente em um Centro Socioeducativo, para onde foi conduzida novamente. A ação, que contou com a participação do cão de faro da Polícia Civil local, aconteceu no bairro Nunes. 
A Polícia Civil de Lagoa Vermelha coloca à disposição da população o número (54) 9 8414-2700 - fone e WhatsApp - para qualquer pessoa repassar informações com a garantia de que seus dados serão preservados.

Casal é preso por tráfico de drogas em Ibiraiaras 
Na madrugada de domingo (07), às 3h, a equipe da Força Tática da 3ª Cia Independente de Nova Prata da Brigada Militar prendeu um casal pelo crime de tráfico de drogas, no centro de Ibiraiaras.
Durante patrulhamento, os militares realizaram a abordagem de três pessoas e, em revista pessoal foram encontradas, com um homem de 34 anos, 31 porções (22g) de cocaína embaladas prontas para venda. 
Também foram apreendidas, com uma mulher de 23 anos, mais uma porção (12g) de cocaína, sete pedras de crack, duas câmeras de vídeo monitoramento, um rádio transceptor portátil, duas bases para carregamento de rádio transceptor, um tablet, dois celulares, R$ 2.104,00 e material para fracionar e embalar entorpecentes.
O casal foi preso e encaminhado com o material apreendido à Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha para lavratura do auto de prisão em flagrante, e, posteriormente, conduzido ao sistema prisional.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Muitos Capões
No sábado (06/04), o 10° Batalhão da Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo na estrada do Morro Grande, em Muitos Capões.
Durante patrulhamento, uma equipe de Muitos Capões abordou um veículo e localizou uma pistola calibre 9mm (com registro de furto) e 2 carregadores, 1 Riffle calibre .22 e 2 carregadores, 62 munições cal .22 e 21 munições cal 9mm.
O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Vacaria para os procedimentos legais, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Veículo incendeia na ERS 126 e uma pessoa morre
Grave acidente de trânsito foi registrado na ERS-126, entre Lagoa Vermelha e Sananduva, no início da tarde do dia 5. 
O fato ocorreu nas proximidades da Lancheria Ritti, em Sananduva, envolvendo dois veículos de passeio: Fiat Pálio e uma Chevrolet Tracker.
Com a gravidade da colisão, o condutor do Pálio morreu no local e a caminhonete Tracker saiu da pista e incendiou. Foi socorrido e encaminhado ao Hospital Beneficente São João de Sananduva para receber atendimento médico. A vítima fatal foi identificada como Dirceu Fagundes de Souza, 68 anos, sendo o único ocupante do Pálio.
De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o Palio estava deixando a lanchonete às margens da rodovia quando bateu com a Tracker, que seguia no sentido Sananduva a Ibiaçá. No palio, os policiais encontraram uma arma de fogo calibre 38, com seis munições intactas, que foi apreendida. 
A Polícia Civil foi acionada, bem como o Instituto-Geral de Perícias (IGP). Além disso, também atenderam a ocorrência o SAMU, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Sananduva e a Brigada Militar.

Tentativa de feminicídio: mulher agredida tem indícios de tortura
Na tarde de segunda-feira, 08/04, por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha foi acionado para atender ocorrência no bairro Cohab, onde uma mulher de 50 anos foi encontrada gravemente ferida, com ferimentos provocados por agressão. 
A suspeita aponta para crime de violência doméstica, e, segundo informações da Polícia Civil, o caso está sendo tratado como tentativa de feminicídio, dada a proporção das lesões. 
A mulher foi conduzida ao Hospital São Paulo e devido à gravidade dos ferimentos, transferida para um hospital de Passo Fundo. Ainda conforme a Polícia Civil, a mulher foi encontrada pela filha, com indícios de tortura. 
Até o momento, o suspeito da agressão está foragido. Antes deste incidente, não havia nenhum registro de violência doméstica por parte da vítima. As formas de agressão sofridas pela vítima não foram reveladas pela polícia que continua apurando os fatos. 

Brigada Militar divulga resultados da Força Tática durante o primeiro trimestre do ano
O 10° Batalhão de Polícia Militar divulgou os resultados alcançados pela Força Tática durante o primeiro trimestre do ano. Dentre as diversas operações realizadas pelas equipes, destaca-se a operação colheita, executada durante a safra da maçã no município de Vacaria. Nesse período, a presença e fiscalizações em pomares e alojamentos foram intensificadas devido à chegada de trabalhadores de diferentes regiões do país. É digno de nota o êxito na apreensão de armas e as prisões realizadas contribuindo significativamente para a prevenção de futuros crimes violentos. 
A realização de barreiras em pontos estratégicos de todos os municípios abrangidos pelo 10° BPM, bem como a atuação em eventos municipais, demonstram o comprometimento da BM em garantir a segurança da população.

Polícia Ambiental identifica crime na localidade dos Vimes
Na tarde de segunda-feira (08/04), o 5° Grupo Policial Militar Ambiental, em atendimento a denúncia anônima, se deslocou a localidade dos Vimes, interior de Lagoa Vermelha, onde constatou destruição de floresta nativa. 
O desmatamento aconteceu em cinco pontos distintos de uma propriedade, atingindo área total de 1.98 hectares. A área já está sendo utilizada para plantio. Ainda foi constatado o corte de 19 exemplares de pinheiro brasileiro, espécie sob especial preservação e quatro exemplares de árvores nativas da espécie canela. 
As toras foram serradas na propriedade com emprego de uma serraria móvel. No local, não foi encontrada a referida serraria e nem a madeira. Serviço foi realizado sem licença do órgão ambiental competente. Por isso, um boletim de ocorrência policial foi confeccionado ao responsável. 

Em Ibiraiaras mulher é presa por contrabando de cigarros
A Brigada Militar prendeu uma mulher de 56 anos pelo crime de contrabando, no centro da cidade de Ibiraiaras. A prisão ocorreu durante ação do Plano Tático Operacional realizada na área da terceira Cia Independente - Nova Prata. 
Em fiscalização a um estabelecimento comercial, a equipe de policiais localizou 1.093 maços de cigarros das marcas Classic, Hudson e Hills, todos de origem estrangeira. 
A proprietária da loja foi presa e encaminhada, juntamente com os cigarros apreendidos, à Polícia Federal em Passo Fundo para lavratura do auto de prisão em flagrante. Foi recolhida ao sistema prisional.

Máquina caça níquel é apreendida em Ibiraiaras
A Brigada Militar, através da Força Tática, durante operação Plano Tático Operacional realizada na área da 3ª Cia Independente - Nova Prata, apreendeu uma máquina caça níquel no centro de Ibiraiaras.
Durante a ação, os militares flagraram o equipamento em um estabelecimento comercial do município. O material foi apreendido e confeccionado um Termo Circunstanciado ao proprietário pela contravenção penal Jogos de Azar.

Polícia Civil prende homem acusado de extorsão
Na tarde de terça-feira (09/04) policiais civis da Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha prenderam, preventivamente, um homem de 28 anos. O suspeito, mediante a utilização de uma arma de fogo, proferiu ameaças a uma pessoa e seus familiares dizendo que mataria todos caso a vítima não lhe fizesse um pix. 
A vítima e familiares abandonaram as próprias casas, temendo que as ameaças se concretizassem. Entretanto, após a decretação da prisão preventiva pelo Poder Judiciário, os policiais localizaram e prenderam o investigado no bairro Suzana. O homem, que já fora preso e se encontrava em monitoramento eletrônico com tornozeleira, foi conduzido novamente ao presídio.

Outras colunas deste Autor