COLUNISTAS

19/04/2024

Preso motorista de veículo apreendido com 511 quilos de maconha
No domingo (14/04) a Brigada Militar, através do 10° Batalhão de Polícia Militar, realizou a prisão de um homem por tráfico de drogas em Muitos Capões. Este homem estava na condição de fugitivo de uma abordagem, que resultou na apreensão de 511 quilos de maconha, na BR 285.
Durante um cerco policial em razão da ocorrência em que a equipe da PRF, com apoio da Brigada Militar, apreendeu um veículo Duster (roubado) e com 511 kg de maconha na noite de sábado (13/04), uma equipe da Brigada Militar avistou, um indivíduo sem camisa carregando uma mochila preta nas costas. Ao perceber a viatura, o indivíduo correu e adentrou no meio da lavoura por cerca de dois km em um local de difícil acesso. Com o apoio de equipes dos municípios vizinhos, foi possível prender o homem e apreende uma mochila contendo roupas molhadas.
O homem de 35 anos, natural do Paraná, que possui antecedentes pelo crime de tráfico de drogas em outros estados, foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Vacaria para os procedimentos legais.
 
Acidente grave no centro da cidade com fuga de motorista
Acidente de trânsito foi registrado na área central de Lagoa Vermelha, entre a noite de sábado e madrugada de domingo. Segundo informações de populares, um veículo colidiu com a rotatória instalada na rua 7 de Setembro com a avenida Nívio Castellano. Pelos vestígios no local os danos foram de grandes proporções. Canteiros instalados na rotatória ficaram destruídos. No local ficaram vários pedaços do veículo envolvido. Chovia na hora do acidente. A Brigada Militar atendeu a ocorrência, porém ao chegar no local encontrou somente o veículo. O condutor e possíveis ocupantes fugiram.  O veículo foi recolhido ao depósito do Detran.
 
Brigada Militar presente na 4º FESTIPÊ e 5º EXPOIPÊ
De 12 a 14 de abril ocorreu no município de Ipê mais uma edição do FESTIPÊ e EXPOIPÊ, duas festas tradicionais que celebram a cultura, a tradição e a alegria da região. Com uma programação repleta de atrações, shows, exposições e atividades para toda a família, o evento ocorreu de forma tranquila e sem registro de ocorrências. A presença ostensiva da Brigada Militar, aliada ao trabalho preventivo e de patrulhamento, proporcionou aos participantes e moradores locais a oportunidade de vivenciar o FESTIPÊ e EXPOIPÊ em um ambiente protegido, promovendo assim a sensação de bem-estar e conforto durante todo o evento.
 
Polícia Civil prende em Tapejara envolvidos no conto do bilhete premiado
Agentes da Delegacia de Polícia de Tapejara, com apoio da PC de Passo Fundo, cumpriram mandados de prisão preventiva de duas mulheres e um homem, em Ernestina e Passo Fundo. As prisões são decorrentes de investigação pelo delito de estelionato (conto do bilhete), ocorrido em Tapejara no mês de fevereiro deste ano. Foram apreendidos um automóvel e certa quantia em dinheiro na posse dos investigados. Após os procedimentos legais, os presos foram conduzidos ao presídio regional de Passo Fundo.
 
Relembre o caso
Em uma semana, duas pessoas de Tapejara foram vítimas do conto do bilhete premiado. Segundo a Polícia Civil, os dois golpes foram registrados em via pública, no bairro São Cristóvão e envolvem idosas. O primeiro deles no dia 8 de fevereiro de 2024, praticado por dois homens, que abordaram uma senhora e conseguiram extorquir em torno de R$ 20mil. O segundo crime foi praticado por duas mulheres, no dia 14 de fevereiro, onde os criminosos levaram aproximadamente R$ 30 mil.
 
PRF, BM e SEFAZ apreendem carreta com cerca de 1,6 tonelada de tetracaína
Na manhã de segunda-feira (15), em ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e servidores da secretaria estadual da Fazenda, foi apreendida uma carreta que transportava cerca de 1,6 tonelada de tetracaína, no Posto Fiscal localizado na BR 153, em Marcelino Ramos. 
Durante uma fiscalização no Posto Fiscal do Estreito, servidores da secretaria da Fazenda e da Brigada Militar verificaram a carga de uma Scania T113 com placas de São Borja. A carreta deveria estar transportando arroz em fardos, porém em cima desta carga foram encontradas diversas caixas de papelão contendo um pó branco acondicionado dentro de sacos plásticos. A PRF foi chamada ao local para verificar a situação. 
As caixas estavam identificadas com rótulos em espanhol, dizendo que se tratava de uma substância de fabricação chinesa. Segundo o motorista, o produto clandestino era um tipo de amônia utilizada para limpeza, que ele havia carregado na fronteira com Argentina.
No entanto, os policiais não se contentaram com a explicação do motorista e encaminharam a carga até a Polícia Federal, a fim de verificar que tipo de substância realmente era, através de exame pericial. O teste apontou que se tratava de tetracaína, um anestésico sujeito a controle especial, conforme regulamentação da Anvisa.  A substância é frequentemente usada por criminosos para misturar e dar volume à cocaína. O motorista, de 37 anos e morador de Uruguaiana, foi encaminhado para registro de ocorrência na Polícia Federal, juntamente com o veículo e a carga.
 
Acusados por homicídio e ocultação de cadáver de caminhoneiro vão a júri
Os quatro suspeitos de envolvimento na morte do caminhoneiro Luciano Boeira Melos, de 27 anos, morador de Bom Jesus, na Serra, vão a júri. Os denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) são a mulher com quem ele tinha relacionamento extraconjugal, o marido, o pai e o cunhado dela. O crime ocorreu dia 26 de julho de 2023, quando a vítima desapareceu.
A denúncia do MPRS é do dia 9 de outubro do ano passado. Todos os investigados estão presos desde o dia 17 de agosto de 2023 no Presídio Estadual de Vacaria. Conforme a denúncia do promotor de justiça Raynner Sales, os suspeitos respondem por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Além disso, eles respondem por ocultação de cadáver e fraude processual. Para o MPRS, o caminhoneiro foi assassinado porque o marido descobriu a traição da mulher com quem ele mantinha um relacionamento extraconjugal.
“O MPRS já aguardava a decisão de pronúncia em que os réus foram submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri, uma vez que as provas produzidas durante a instrução demonstraram - de maneira efetiva - a participação dos acusados na prática dos crimes de homicídio duplamente qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual. A elucidação desses fatos somente foi possível diante da excelência do trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Civil de Bom Jesus. Agora, na certeza de que essa decisão será confirmada pelo Tribunal de Justiça, em havendo recurso por parte das defesas, o MPRS espera a marcação da data de julgamento e a condenação dos acusados pelos crimes que praticaram, a fim de que possamos dar resposta à sociedade, bem como dar resposta à família do Luciano”, ressaltou o promotor Raynner Sales.
Em relação ao homicídio duplamente qualificado, a denúncia enviada à justiça descreve que os suspeitos atraíram a vítima para uma estrada rural, oportunidade em que a mataram e ocultaram o seu corpo em local desconhecido. 
Além da ocultação de cadáver, a denúncia do MPRS aponta a prática do crime de fraude processual, uma vez que os suspeitos teriam apagado mensagens trocadas via aplicativo de celular, tentaram criar álibi e descartaram a motocicleta da vítima em um rio a 30 quilômetros de distância do local do crime, tudo com o intuito de ludibriar as investigações.
 
Polícia investiga crime de roubo à mão armada em Tapejara 
O fato foi registrado às 17h de sexta-feira (12/04) no centro de Tapejara. A Loja Brasoptica foi alvo dos criminosos. Dois indivíduos adentraram nas dependências do estabelecimento e à mão armada anunciaram o assalto. Durante a ação os funcionários foram rendidos. Na sequência os bandidos fugiram levando grande quantidade de material roubado da loja. 
Os dois assaltantes fugiram a pé, pela rua do comércio sentido prefeitura municipal. Antes da fuga, os funcionários foram libertos e ninguém se feriu. 
A polícia foi chamada, registrou o fato e fez buscas aos criminosos, mas ninguém foi preso. A Polícia Civil instaurou inquérito e investiga o fato. Vítimas e testemunhas serão ouvidas, além da análise das câmeras de monitoramento, com a finalidade de identificar autoria. 
 
Polícia Ambiental de Lagoa Vermelha desenvolve projeto em escola de Tapejara
O 5º Grupo Ambiental da 2º Companhia Independente de Caxias do Sul, PATRAM de Lagoa Vermelha, está realizando a formação de uma turma de Patrulheiros Ambientais Mirins. As atividades estão em andamento no município de Tapejara. Na sexta-feira, dia 12 de abril, foi realizada mais uma etapa da preparação dos futuros patrulheiros mirins. O soldado Nilmar ministrou a terceira aula do Programa abordando os temas água e ar, e assuntos relacionados.
O Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim é uma iniciativa do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) no qual policiais militares estaduais constroem conhecimento com as crianças, transformando-os em agentes prevencionistas. Entre os objetivos desse projeto está a sensibilização do público alvo para adoção de comportamento preventivo a partir da sua realidade social e do seu habitat, onde pode praticar atitudes que contribuem para o desenvolvimento de ações de preservação do meio ambiente. 
O projeto é executado em parceria com a rede de ensino público e privado do Estado do Rio Grande do Sul promovendo a sensibilização para os problemas ambientais da comunidade local. As ações ainda objetivam a inclusão social das crianças e pré-adolescentes envolvidos no programa através de ações culturais educativas e de lazer; o desenvolvimento didático de temas relacionados à educação ambiental não formal de forma interdisciplinar agrupando temas em desenvolvimento; a sensibilização e motivação desses participantes a refletirem sobre as questões ambientais presentes e futuras e, possibilitar a participação voluntária em atividades de proteção do meio ambiente favorecendo aos jovens o desenvolvimento de autoestima e o surgimento de uma melhor qualidade de vida.
Durante a formação são realizadas ações como: palestras em estabelecimentos educacionais, palestras para o público em geral, seminários e debates sobre temas relacionados ao meio ambiente, visitação e passeios programados em locais que atuam com ações voltadas ao meio ambiente, como unidade de tratamento de águe e esgoto e locais onde são destinados os resíduos sólidos de uma cidade, ação comunitária ambiental, exposição de materiais de animais taxidermizados e outras. Ainda neste ano de 2024 outros municípios da região deverão ser beneficiados.
 
PATRAM identifica descarte irregular de material dentário
Em atendimento a denúncia, a Polícia Ambiental de Lagoa Vermelha dirigiu-se até uma propriedade rural na Capela Passo das Pedras, interior de Caseiros.  No local foi identificado o descarte irregular de resíduos de provável consultório odontológico. 
Foi constatado o descarte irregular de resíduos sólidos contaminados como: próteses dentárias, pedaços de seringas, luvas descartáveis entre outros. Foi verificado ainda o uso irregular do fogo, que consumiu parte do material ali descartado de forma irregular.  
A Polícia Amiental encaminhou ofício à Secretaria de Saúde de Caseiros, solicitando providências, na coleta e destinação adequada dos materiais contaminados.
 
Acusado de tentativa de feminicídio preso em Nova Prata 
Foi preso na tarde de sexta-feira (12/04) homem acusado de da prática de crime de tentativa de feminicídio em Lagoa Vermelha. O crime foi registrado na manhã da segunda-feira (8), no bairro Cohab.
O acusado pelo crime, que segundo testemunhas, havia fugido na manhã de segunda-feira, se apresentou à Polícia Civil de Nova Prata. Como o mesmo estava na condição de foragido da justiça, desde 2017, acabou sendo recolhido ao presídio estadual daquele município.  
A Polícia Civil não revelou detalhes da oitiva do acusado. O que se sabe é que o mesmo já possuía diversos antecedentes criminais.
 
Relembre o caso
Na tarde de segunda-feira (08/04) por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar de Lagoa Vermelha atendeu ocorrência no bairro Cohab, em que uma mulher de 50 anos foi encontrada com graves marcas de agressão. 
A mulher foi conduzida ao Hospital São Paulo (HSP) e devido à gravidade dos ferimentos foi transferida para hospital de Passo Fundo. 
Conforme a Polícia Civil, a mulher foi encontrada pela filha, com indícios de tortura. A vítima segue internada em Passo Fundo e seu estado de saúde ainda é grave. 
A Polícia Civil continua na apuração dos fatos. 
 
PRF prende traficantes e apreende maconha que seria entregue em Lagoa Vermelha 
Na manhã de domingo (14), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando maconha em um Logan, na BR 480, em Erechim. Na sequência, foi identificado um Golf que dava cobertura para o transporte da droga. O motorista também foi preso. 
Os policiais realizavam ação de enfrentamento aos crimes transfronteiriços quando abordaram o motorista de um Logan, com placas de Foz do Iguaçu. No porta-malas do carro havia dezenas de tabletes de maconha.
Instantes depois, foi localizado um segundo envolvido no crime, parado em um posto de combustível próximo. Os policiais descobriram que o motorista do Golf, com placas de Florianópolis, viajava junto com o Logan com a finalidade de dar cobertura ao transporte da droga.
Os dois presos, de 40 e 21 anos, são moradores do Paraná. Eles não têm passagens relevantes pela polícia e disseram que levariam a droga até a região de Lagoa Vermelha.
A droga apreendida totalizou 146 quilos. Essa quantidade poderia render mais de 300 mil de reais aos criminosos. Os presos, os carros e a droga foram encaminhados para a Polícia Civil local para registro da ocorrência.
 
Homem executado à tiros no bairro São José
A Brigada Militar e a Polícia Civil de Lagoa Vermelha registraram crime de homicídio, com características de execução, no bairro São José. O fato foi registrado por volta das 23h 30min do domingo, dia 14, na rua Alemanha. 
A vítima é Paulo Roberto de Oliveira 29 anos. Após ferido pelos tiros, foi socorrido e levado ao hospital, porém, não resistiu e morreu. Segundo a polícia, a vítima já tinha antecedentes criminais. 
A BM, Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias foram acionados para atender ao caso. BM fez buscas, porém não foi localizada ou identificada a autoria. 
Possível envolvimento com o tráfico de drogas tenha sido a motivação do crime. A polícia civil instaurou inquérito para investigar o fato. 
 
Mulher traficante presa novamente no bairro Floresta
Na terça-feira (16/04) a Polícia Civil de Lagoa Vermelha prendeu, preventivamente uma mulher de 37 anos, pelo crime de tráfico de drogas. 
A investigação reuniu indícios de que a suspeita, que fora presa em 2022, retomou o comércio ilícito após ser colocada em liberdade no final daquele ano. 
Diante disso, após representação da autoridade policial, o Poder Judiciário decretou novamente a prisão da investigada.  Ela foi presa no bairro Floresta, conduzida à DPPA e, após, ao presídio de Passo Fundo.
 
Homem indiciado por homicídio culposo causado por moto gerador em Vacaria
A Polícia Civil de Vacaria concluiu e remeteu ao Poder Judiciário, terça-feira (16/4) inquérito policial instaurado para investigar as quatro mortes decorrentes do mau uso de moto gerador a gasolina, naquele município. 
Durante a instrução do inquérito policial foram efetivadas todas as provas possíveis para plena elucidação dos fatos, notadamente ouvidas testemunhas e familiares das vítimas, encaminhamento das vítimas fatais a exame de necropsia e pesquisa sanguínea, exame pericial no moto gerador e no local do fato, bem como ouvidos os sobreviventes do evento, entre outras provas constantes do inquérito policial, que contém 243 páginas.
Um dos laudos atestou que as vítimas fatais apresentavam concentração de mais de 50% de carboxiemoglobina no sangue, o que lhes causou a morte.
Ao final da instrução do inquérito policial, concluiu-se que um dos sobreviventes do caso contribuiu, culposamente, para o evento acidental, já que tinha o dever legal de vigiar quanto ao não-ligamento e/ou desligamento do moto gerador e, assim, impedir com que o fato ocorresse, pois já havia operado o equipamento várias vezes e era um dos adultos responsáveis pelo ligamento e desligamento.
Assim, foi indiciado por crime de homicídio culposo majorado (vítimas com menos de 14 anos de idade) o homem de 31 anos de idade que sobreviveu ao evento, sendo que deve responder criminalmente pelo fato.
 
Relembre o caso
Nesta ocorrência uma mulher de 36 anos foi a óbito, além uma adolescente de 15 anos e duas crianças de 11 e três anos. Um menino de nove anos e uma menina de 7 anos ficaram em estado grave. Um homem de 31 anos, padrasto das crianças e atual marido da mulher, também ficou em estado grave e foi internado. O fato ocorreu quando um gerador de energia teria ficado ligado durante a madrugada no local. 
Na manhã do dia seguinte, o namorado da adolescente de 15 anos foi até a residência e escutou gemido. Ao conseguir entrar na casa pela janela, encontrou a namorada desmaiada e pediu socorro, já que os outros integrantes da família também estavam na mesma situação. Em relato à Polícia Civil, ele afirmou que o gerador ainda estava ligado e um forte odor de gás.
 
Brigada Militar resgata cão vítima de maus-tratos em Sananduva
A Brigada Militar, através da 2ª Companhia Independente Ambiental, resgatou, terça-feira (16/04), cão vítima de maus-tratos, em  Sananduva.
Após receber a denúncia da ASFRAPAN (Associação São Francisco Protetora dos Animais), os policiais militares encontraram, na residência, um cão de porte médio, extremamente magro, preso a uma corrente curta, em um local muito sujo. O veterinário que acompanhou a equipe constatou os maus-tratos.
O cão foi resgatado e encaminhado para uma clínica veterinária.
O responsável pelo cachorro não estava no local, porém foi identificado e responderá pelo crime de maustratos a animais.
 
Polícia Civil apreende dinheiro em banca do jogo do bicho 
Policiais civis da DP de Lagoa Vermelha cumpriram mandado de busca relacionado à prática de jogos de azar. A ação foi realizada na avenida Afonso Pena, centro da cidade, na quarta-feira (17/04)
Foram apreendidos mais de R$ 12.000,00 em espécie e mais de R$ 13.000,00 em cheques, além de vasto material que comprova a prática ilícita. 
Um homem de 63 anos, responsável pelo local, foi apresentado na DPPA.
 
Trânsito faz vítima fatal na ERS 467 entre Ibiaçá e Tapejara 
Acidente com vítima fatal foi registrado por volta das 23h 30min de quarta-feira (17/04), na ERS 467, estrada que liga Tapejara a Ibiaçá. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual de Coxilha o acidente aconteceu no KM 10, próximo ao açude “dos Canali”, como é conhecido, em Linha Calegari.
O acidente envolveu o automóvel Fiat Uno que trafegava no sentido Tapejara - Ibiaçá e um caminhão Volkswagen tanque que faz o transporte do leite, que trafegava em sentido oposto. Os dois colidiram frontalmente e, ainda, não se sabe as causas do acidente.
O motorista do Fiat Uno, de iniciais J. L. A., de 58 anos, morreu no local. O caroneiro do Fiat Uno e o motorista do caminhão foram encaminhados para atendimento médico pelo SAMU e Bombeiros Voluntários de Tapejara, ao Hospital Santo Antônio de Tapejara. (Informações: Rádio Tapejara)
 
Acidente com vítima fatal entre Cacique Doble e Sananduva
Bombeiros Voluntários de Cacique Doble e Sananduva, Samu de Sananduva, Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias atenderam um acidente de trânsito na ERS 343, próximo a ponte do Rio Forquilha, trecho Cacique Doble / Sananduva. O fato foi registrado na noite de terça-feira (16/04).
O condutor de um veículo Gol, trafegava no sentido Cacique / Sananduva, saiu da pista e bateu num poste. A vítima foi identificada como Victor Padilha.

Outras colunas deste Autor