COLUNISTAS

08/03/2024

Tentativa e roubo consumado em estabelecimentos comerciais. Autor é preso no centro da cidade

Uma sequência de crimes foi registrada na tarde de terça-feira (05/03) em Lagoa Vermelha. Um roubo e uma tentativa de roubo aconteceram na área central da cidade. 
No crime de roubo consumado, o meliante entrou na loja Griff Natural na rua 7 de Setembro, e, simulando estar portando uma arma de fogo, ameaçou a funcionária e roubou o dinheiro do caixa e um aparelho de telefone celular, fugindo em seguida. 
Em outro estabelecimento na rua José Bonifácio, na loja Physical Fitness, o mesmo meliante entrou no local, anunciando o roubo.  
As funcionárias reagiram, correram e gritaram por socorro. Outros colegas de trabalho se movimentaram e o meliante se assustou e fugiu da loja sem nada levar. 
A Brigada Militar foi acionada, fez buscas, mas não conseguiu prendê-lo no momento do crime. As imagens das câmeras de monitoramento dos estabelecimentos foram analisadas na tentativa de identificação da autoria dos crimes. 
 
PRISÃO
A Brigada Militar prendeu o homem, que na tarde de terça-feira, 5, praticou uma tentativa de roubo e um roubo em estabelecimentos comerciais, na área central da cidade. O homem, de 35 anos, é natural do Paraná e estava foragido do Sistema Penitenciário. O suspeito foi detido por volta das 14h 30 min na rua Maximiliano de Almeida, Bairro Oliveira. 
Após a prisão, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para os procedimentos legais e, em seguida, recolhido ao presídio local. A identificação e prisão do suspeito foram resultado do trabalho conjunto da Brigada Militar e das investigações em andamento. 
O preso, que estava na condição de foragido do Presídio de Lagoa Vermelha, juntamente com outro detento, teria conseguido fugir da casa prisional nesta semana. O presídio não chegou a divulgar para a imprensa as circunstâncias das fugas.
Um deles já havia sido recapturado na terça- feira à tarde em Barracão; sendo este, com 24 anos, natural de Tramandaí. 
Após a recaptura, foi encaminhado até a Delegacia de Polícia de Barracão e posteriormente transferido para o Presídio de Lagoa Vermelha.
 
Motociclista morre em acidente na ERS 126
Grave acidente deixou uma vítima fatal, na tarde de sábado (02/03) na ERS 126, entre os municípios de Lagoa Vermelha e Sananduva. Silvandro Bittencourt, de 33 anos, pilotava uma moto Suzuki e, segundo informações da polícia, o fato envolveu a moto e uma camioneta. 
O motociclista foi socorrido inicialmente por populares até a chegada do SAMU de Sananduva, que o encaminhou ao Hospital Beneficente São João com ferimentos graves. Ele não resistiu e faleceu.
Conforme informações do SAMU, o homem se deslocava no sentido Sananduva - Lagoa Vermelha, quando o acidente foi registrado. A vítima fatal, morador de Lagoa Vermelha, era integrante do Moto Grupo Rota 470.
A Brigada Militar (BM) de Sananduva e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Coxilha atenderam ao acidente. Inquérito policial será instaurado para apurar o caso.

 

BM realiza prisão pelo crime de furto

Na terça-feira (05/03), a Brigada Militar realizou a prisão de um homem no centro de Lagoa Vermelha, por furto qualificado em uma padaria.
A Brigada Militar recebeu a informação de que os vidros de uma padaria estavam danificados. No local foi constatado que no interior do estabelecimento havia um homem com alguns objetos prontos para serem levados. 
Em um terreno próximo foi localizado um micro-ondas e uma mochila com itens furtados da padaria. 
O homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha para os procedimentos legais, onde foi lavrado o Auto de Prisão em flagrante.
 
Operação Átria: contra a violência doméstica
Na sexta-feira (01/03), a Brigada Militar lançou a Operação Átria, executando uma iniciativa da secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança, com o objetivo de combater a violência contra a mulher e o feminicídio.
As ações de policiamento preventivo e repressivo serão realizadas de 1º a 29 de março de 2024 em todos os municípios do estado. Operação Átria é importante porque visa combater um problema grave e recorrente em nossa sociedade, que é a violência contra a mulher. Infelizmente, muitas mulheres sofrem agressões e até mesmo são vítimas de feminicídio, o que demonstra a urgência de ações efetivas para prevenir e reprimir esses crimes. 
A operação busca não apenas atuar no policiamento, mas também promover a conscientização e garantir a efetiva aplicação das medidas protetivas, demonstrando o compromisso das autoridades em enfrentar esse tipo de violência e proteger as mulheres em situação de risco.
A operação inclui intensificação do policiamento, cumprimento de mandados, palestras de conscientização, atuação das patrulhas especializadas da "Maria da Penha", verificação de descumprimento de medidas protetivas, apoio ao Ministério Público para entrega de intimações e outras ações pertinentes ao combate à violência doméstica.

 

Reforço na segurança: nova viatura semi blindada chega para policiamento na região

Na tarde de sexta-feira (01/03), a Força Tática do 10° Batalhão de Polícia Militar recebeu uma viatura L200 sem blindada para reforçar o policiamento nos municípios do CRPO Nordeste. 
A aquisição foi realizada com verba proveniente do Fundo Especial de Segurança Pública do RS (Fesp-RS). A nova remessa de viaturas semi blindadas dá sequência à mudança de paradigma estabelecida, com investimento qualificado em veículos dotados de escudo balístico para uso na rotina de policiamento e operações.
Por determinação do governo, a tecnologia que qualifica o suporte de proteção aos policiais se tornou padrão em todas as aquisições de veículos para as forças de segurança.
 
Homem é morto a tiros em Lagoa Vermelha
Um homicídio foi registrado na noite da sexta-feira (01/03) no bairro Suzana, em Lagoa Vermelha.
A vítima, Idovânio da Silva Costa, 60 anos, natural de Atalaia, Alagoas, foi atingido na cabeça por dois disparos de arma de fogo. É o quinto homicídio ocorrido em Lagoa Vermelha no ano de 2024.
Conforme o Corpo de Bombeiros o homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Paulo em estado grave. No entanto, não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O suspeito, descrito pela Brigada Militar como alguém vestindo moletom preto e calças jeans, com uma mochila nas costas, não foi localizado. A Polícia Civil instaurou inquérito e investiga do fato.

 

Polícia Civil prende suspeito de cometer vários furtos

Sexta-feira (01/03) a Polícia Civil de Lagoa Vermelha prendeu um homem de 29 anos de idade suspeito de autoria de diversos furtos praticados no centro e bairros da cidade.
A ação, que resultou em sua prisão, aconteceu na localidade de Clemente Argolo, área rural de Lagoa Vermelha.
Depois de detido foi conduzido à DPPA para os trâmites legais e, após, ao presídio local. 
A Polícia Civil de Lagoa Vermelha coloca à disposição da população o fone/WhatsApp (54) 9 8414-2700. Informações a respeito de qualquer delito podem ser repassadas através desse canal, com garantia de anonimato.

Outras colunas deste Autor