COLUNISTAS

02/02/2024

Sobrinha que matou a tia em 
Caseiros é presa em Santa Catarina

Depois de longo trabalho de investigação da Polícia Civil de Lagoa Vermelha e do esclarecimento de um crime de homicídio registrado em setembro de 2023 em Caseiros, a autora foi presa. 
Numa ação com a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, a autora do crime, uma mulher de 25 anos, sobrinha da vítima, foi presa na cidade de Balneário Gaivotas. O crime, pelo qual esta mulher foi presa, chocou o município de Caseiros e a região na tarde de uma terça-feira, dia 12 de setembro de 2023. Sobrinha matou a tia com golpes de faca. 
No dia do crime a Brigada Militar foi informada que uma mulher, deu entrada no Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha com ferimentos causados por arma branca e acabou morrendo durante o atendimento.  
O homicídio ocorreu na comunidade de Cristo Rei, no interior do município de Caseiros, após um desentendimento familiar. Durante a briga, a vítima foi ferida a golpes de faca. Ela foi socorrida, encaminhada ao hospital para atendimento médico, mas não resistiu e faleceu. A vítima, Franciele dos Passos de 30 anos, foi morta pela sobrinha. 
Desde então o caso vinha sendo investigado e com o andamento do processo, a autoria do crime foi esclarecida pela Polícia Civil, que identificou onde a mesma estava residindo e resultou em sua prisão. 
 
Prisão por porte ilegal de arma 
de fogo durante operação Fecha Quartel
Na tarde de sexta-feira (26/01), a Brigada Militar, através do 10° Batalhão de Polícia Militar, efetuou a prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo na avenida Presidente Vargas, em Lagoa Vermelha.
Durante a barreira policial, uma equipe de Lagoa Vermelha visualizou um veículo parar antes da barreira. 
Ao se aproximar da barreira, o veículo foi abordado e o condutor identificado como sendo o motorista do veículo Fiat/Strada, que informou estar transportando uma arma dentro de uma bolsa no interior do veículo. Foi localizada uma pistola 9mm da marca Taurus, municiada com 17 munições, e uma caixa com 50 munições CBC de treinamento. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

 

Intensificadas ações de combate a criminalidade

 

A Brigada Militar intensificou o policiamento ostensivo em diversos municípios visando a redução da criminalidade. Nestes últimos dias, o efetivo administrativo se somou aos colegas do policiamento na chamada Operação Fecha Quartel.
O reforço no efetivo visa a repressão qualificada e resposta adequada a criminalidade e à violência, com foco principal nos locais conflagrados pelo indicador de Crimes Violentos Letais e Intencionais.
Os policiais militares realizaram barreiras e incursões em diferentes regiões, potencializando a presença da Brigada Militar e intensificando a fiscalização, identificação e abordagem de pessoas e veículos. 
A atuação da Brigada Militar, concentrada nos municípios sob responsabilidade do 10º Batalhão de Polícia Militar, é fundamental para promover um ambiente mais seguro e tranquilo para todos. Essas ações demonstram o compromisso da instituição com a segurança e bem-estar da comunidade.
Em Lagoa Vermelha, a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros e a PATRAM, realizaram ação com o objetivo de fiscalizar e coibir fontes de perturbação do sossego público. A ação foi realizada na área central da cidade.
Durante o trabalho foi empregado equipamento de medição sonora, popularmente conhecido por sonômetro e realizadas barreiras policiais, com abordagens de veículos e fiscalização de trânsito. 
A ação resultou na remoção de um veículo, lavratura de três autos de infração de trânsito e um registro de ocorrência policial devido à constatação de um indivíduo estar conduzindo veículo sem possuir habilitação. 
 
Duas pessoas foram presas, uma 
por porte ilegal de arma de fogo
 e outra por embriaguez
     Sexta-feira (26/01), por volta das 16h 30min, os policiais abordaram um veículo na avenida Presidente Vargas, entrada do bairro São Sebastião e flagraram o condutor portando de forma ilegal uma arma de fogo de uso restrito. 
       Os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros, marca Taurus, junto com um carregador, um coldre e 67 munições de 9 milímetros. O portador do armamento recebeu voz de prisão e foi apresentado na Delegacia de Polícia de Lagoa Vermelha, junto com os materiais apreendidos.
Na noite de sexta-feira, por volta das 22h 30min, na área central da cidade, foi preso em flagrante um homem que conduzia seu automóvel com visíveis sinais de embriaguez. A abordagem aconteceu na avenida Afonso Pena. 
Durante a abordagem, o motorista desobedeceu às ordens policiais e investiu contra a guarnição.  Foi preso e conduzido ao Hospital São Paulo para exames de lesão e após à DPPA para a confecção de registro e encaminhamentos pertinentes.
A operação conjunta das forças policiais foi um esforço para atender as demandas da população a respeito da fiscalização sonora, perturbação do sossego e segurança no trânsito.

 

Polícia Ambiental e Policiamento da BM atuam em operação conjunta

 

Em operação conjunta dos policiais do 4º Grupo Ambiental e Policiais da 3º Companhia de Policiamento de Lagoa Vermelha foram efetuadas barreiras policiais e abordagens visando coibir crimes ambientais e comuns no município. 
Decorrente da operação resultaram um boletim de ocorrência, sete autos de infração de trânsito e um recolhimento de veículo ao guincho. 
A operação contou com o emprego de três viaturas e sete policiais militares, e auxílio de uma aeronave remotamente pilotada (drone), que auxiliou qualitativamente na captura de imagens e averiguações de locais de difícil acesso.
Enquanto efetuava barreira policial num dos acessos da cidade pelo bairro Boa Vista, os policiais localizaram às margens da rua, uma caixa de papelão contendo seis cães filhotes, aparentando ter aproximadamente 40 dias de vida, abandonados no local, sem sinais e nem vestígios da autoria do crime. 
Os animais foram avaliados por médico veterinário e  encaminhados para adoção provisória pela Ong Apia de apoio aos animais. Posteriormente ficarão disponíveis para adoção responsável.

 

BM registra roubo em residência na comunidade do Boqueirão

 

A Brigada Militar de Lagoa Vermelha foi acionada por volta das 13h 20min da segunda-feira, dia 29 de janeiro, para atender ocorrência de roubo em propriedade rural, na comunidade do Boqueirão. 
As guarnições de serviço foram informadas, que estaria ocorrendo um roubo em residência, na comunidade do Boqueirão. Imediatamente os policiais deslocaram até o endereço indicado, porém os indivíduos não estavam mais no local.
As vítimas relataram que estavam na área da frente da residência, quando dois indivíduos vieram pela lateral esquerda da casa e anunciaram o roubo, ambos estavam armados. Da residência os criminosos levaram: dois cartões de débito e crédito da caixa, R$ 650,00, dois celulares Motorola, duas facas e um facão. A BM fez buscas, porém os bandidos não foram localizados. 

Outras colunas deste Autor