COLUNISTAS

15/12/2023

Após mais de 100 horas de operação, Brigada Militar finaliza o cerco em Santa Luzia

Depois de mais de 100 horas de operação, a Brigada Militar encerrou os trabalhos na região de Santa Luzia, iniciados em 4 de dezembro e encerrados no dia 9. A operação da BM envolveu o 10º BPM, 4º Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais-BOPE, Grupamento Aéreo e contou com apoio da comunidade de Santa Luzia.

Durante a “caça” aos criminosos que confrontaram com os policiais e embrenharam-se em matas daquela região, a BM apresentou um balanço final dos trabalhos:
Apreensão de um veículo VW/Santana utilizado pelos criminosos na noite do confronto inicial, um revólver calibre 38, com numeração suprimida e cinco munições deflagradas, um revólver calibre 357, com cinco munições intactas e duas deflagradas com registro de furto, uma pistola calibre 9 mm, com dois carregadores sobressalientes e 23 munições intactas, com registro de perda, um carregador de pistola com 15 munições calibre 380, um colete balístico, além de roupas, luvas e touca balaclava.
Um homem, de 32 anos, acabou em óbito em decorrência de confronto com policiais; um casal de 26 e 20 anos, preso por associação criminosa, tentando fazer o resgate dos envolvidos e um homem de 41 anos preso, que participou da ação.
O trabalho de investigação tem andamento na tentativa de elucidar a ação e identificar os criminosos.
 
Vigia de empresa é roubado 
A Brigada Militar registrou no domingo, dia 10 de dezembro, ocorrência de roubo em uma cooperativa às margens da BR 285. 
A vítima relatou que foi rendida por cerca de três homens, por volta das 23h 30min do dia 09/12 durante seu serviço de guarda no armazém. Tais homens lhe pediram "colete e arma", como não tinha tais itens, roubaram seu celular, trancaram no banheiro e fugiram do local.
A vítima conseguiu fugir na madrugada do dia 10 e pediu socorro em um estabelecimento próximo ao silo. O caso está sob investigação. 

 

Acidente com ônibus deixa 30 feridos em Machadinho

Acidente de trânsito com lesões corporais foi registrado na tarde de quinta-feira, 07/12, no estacionamento das Thermas Machadinho. Os órgãos de socorro e segurança pública foram acionados para atender a ocorrência e contabilizaram mais de 30 pessoas feridas. 

Quando chegaram ao local encontraram o ônibus tombado e parte dos passageiros já fora do coletivo. Entretanto, diversos ocupantes ainda precisavam ser resgatados. 
Duas pessoas estavam presas nas ferragens, exigindo intervenção dos bombeiros voluntários. Estes utilizaram uma empilhadeira para suspender o ônibus e efetuar o resgate das vítimas.
O veículo transportava um total de 43 pessoas, incluindo os motoristas. Ambos foram submetidos ao teste do etilômetro, que resultou em zero de álcool no sangue. As pessoas feridas foram transferidas para hospitais da região para exames complementares.
As causas do acidente serão apuradas.
 
Polícia Civil prende duas pessoas por posse ilegal de arma de fogo
Na quinta-feira (07/12) a Polícia Civil de Lagoa Vermelha, com apoio da DPPA e DRP locais, bem como das Delegacias de São José do Ouro e Barracão, cumpriu mandados de busca e apreensão relacionados a investigação de tráfico de drogas. 
Em um dos imóveis, no bairro Manoel Vieira da Fonseca, foi apreendida uma espingarda de pressão modificada para disparar projetis de arma de fogo, munições, uma pequena quantidade de droga e quase R$ 15.000,00 em dinheiro. 
Duas pessoas foram presas em flagrante, uma mulher de 29 anos e um homem de 32 anos. Eles foram conduzidos à DPPA, onde foram realizados os procedimentos legais. 
 
Preso em Sananduva criminoso envolvido no confronto com a BM
Na tarde de terça-feira (12), por volta 16h 30min, a Brigada Militar de Sananduva obteve a informação sobre a possível localização de um dos envolvidos no confronto com a Brigada Militar no dia 4 de dezembro na comunidade de Santa Luzia.
Após a informação, foram realizadas buscas e localizado o indivíduo na cidade de Sananduva. Ele foi abordado e identificado. 
Posteriormente foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Lagoa Vermelha, para registro.
O homem, de 50 anos de idade, é morador de Passo Fundo, não estava armado e nem ferido. Ele estava em via pública aguardando resgate, mas a BM chegou antes e realizou a prisão. 

 

Abigeatários levam 20 terneiras de propriedade rural em Muitos Capões

 

         A Polícia Civil de Vacaria investiga crime de abigeato, de grandes proporções, registrado no município de Muitos Capões.
Um produtor rural arrendou sua propriedade, localizada na estrada Banhado Seco, interior de Muitos Capões. Nesta área estavam 20 terneiras, sendo 13 da raça RedAngus (de pelagem vermelha), com marcação na picanha do lado esquerdo em formato de triângulo; uma Angus de pelagem preta com marcação na picanha do lado esquerdo, além de seis da raça Hereford (de pelagem nila), sem marcação. Todos os animais estão tosquiados na ponta da cola. As rezes pesam em média de 160 a 300 quilos cada. 
Na quinta-feira, dia 7 de dezembro, ao comparecer na propriedade deu falta de todos os animais, sendo que pelos rastros na mangueira, os criminosos carregaram os animais com um caminhão.
A Polícia Civil de Vacaria investiga o caso. Segundo o Delegado Regional de Polícia Carlos Alberto Defaveri, desde que uma quadrilha foi identificada e seus participantes presos em Bom Jesus, Jaquirana, São José dos Ausentes e Vacaria, não havia notícias do furto de bovinos nessa proporção. 
O trabalho de investigação está em andamento. 
 

Outras colunas deste Autor