COLUNISTAS

01/12/2023

Lagoense é morto em tentativa de assalto em São Paulo

 

A tentativa de assalto a uma moto de luxo terminou com três mortes na rua Américo Alves Pereira Filho, no bairro do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, na tarde de domingo (26).
Segundo a polícia, houve tiroteio entre os criminosos e um policial militar de folga que viu a ação dos bandidos. A vítima, Dennis Roberto Ramos, de 53 anos, e dois bandidos foram baleados e não resistiram aos ferimentos. Um terceiro ladrão também ficou ferido, foi internado e preso.
Imagens do circuito de segurança mostram o momento em que Dennis entra com uma moto de luxo pelo primeiro portão do prédio acompanhado de sua esposa, quando é abordado por três bandidos em duas motos.
Um dos criminosos aponta uma arma de fogo e atira pelo menos duas vezes contra as vítimas. É nesse momento que um homem em outra moto percebe a movimentação e para na rua.
É um policial militar que estava de folga. Ele saca a arma, e ainda de cima da moto atira nos bandidos, que revidam. Os três criminosos acabam baleados.
Nas imagens também é possível ver que o policial chega a descer do veículo e continua atirando. Segundo a polícia, o policial foi autor das três mortes. O caso será investigado. 
Dennis Roberto Ramos é lagoense. Ele foi trazido para Lagoa Vermelha, onde foi velado e sepultado.  

 

Polícia investiga falsificação de cervejas 

 

Ação da Polícia Civil foi realizada sexta-feira, 24 de novembro, através da DRACO Passo Fundo, com apoio das Delegacias de Polícia de Lagoa Vermelha, Paraí e Veranópolis. Essa ação deu cumprimento a oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Lagoa Vermelha, Paraí, Veranópolis, São Jorge e Guabijú. 
A polícia investiga a prática dos crimes de adulteração de bebidas alcoólicas (cervejas), contra as relações de consumo e contra a propriedade imaterial.
A investigação teve início após denúncias de pessoas relatando a má qualidade de algumas cervejas. Verificou-se que alguns clientes pararam de adquirir garrafas de cerveja da linha de 600ml, mas continuaram a adquirir as mesmas marcas de cerveja, porém em embalagens diferentes. 
Entretanto, como tal linha de produtos é alvo de falsificação, pelo fato de utilizar garrafas comuns às diversas cervejarias, a empresa adquiriu algumas garrafas da marca Antarctica Original, constatando possíveis adulterações.
Foram realizadas diversas investigações e identificados alguns distribuidores que poderiam estar vendendo e distribuindo as bebidas falsificadas.
Na sexta-feira (24) durante as buscas, dois homens foram presos em flagrante. Com um deles foram apreendidas 1.032 garrafas de cerveja falsificada e com o outro foram apreendidas 48 garrafas de cerveja falsificadas. Além disso, outras 1.200 garrafas vazias, mas que pelo rótulo foi possível verificar que estes também eram falsificados, além da apreensão de R$ 25 mil. As garrafas apreendidas foram encaminhadas para perícia, tanto do conteúdo, quanto do rótulo e tampas.
O procedimento de falsificação é rudimentar e poder trazer muitos malefícios a saúde, visto que as garrafas de outras cervejas, mais baratas, são abertas, trocadas as tampas, estas as vezes até enferrujadas e, posteriormente, colocadas para a venda.
As investigações prosseguem e os presos foram encaminhados ao sistema prisional.
 
Banco Central alerta contra falso aplicativo de verificação de valores a receber
Os correntistas com recursos esquecidos no sistema financeiro devem consultar apenas a página oficial do Banco Central (BC), informou o órgão. A autoridade monetária alertou contra um falso aplicativo oferecido por anúncios na rede social Facebook que promete a verificação de valores a receber.  
A consulta de valores e o pedido de resgate são feitos exclusivamente pelo site do Banco Central, sem exigir o pagamento de taxas, como ocorre no anúncio. O acesso ao sistema - onde pode ser pedida a retirada de valores - exige conta nível prata ou ouro (de maior segurança) no Portal Gov.br.
Em nota, o BC esclareceu que, além de não existir o aplicativo, não envia links, nem e-mails a correntistas. “O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Caso já tenha sido vítima de golpe, o cidadão deve procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência”, informou o Banco Central.
 
Orientações
Além de registrar o boletim de ocorrência, o consumidor deve procurar o banco ou a operadora do cartão de crédito para denunciar o golpe e pedir o estorno do valor. A vítima também deve fazer uma reclamação contra a empresa desenvolvedora do aplicativo no Procon local.
Com uma mensagem para baixar o aplicativo e ver quanto de valor a receber está disponível, o anúncio é acompanhado de um vídeo de uma reportagem de televisão. 
O anúncio, na verdade, exibe o trecho de uma matéria com imagens de uma pessoa mexendo no celular, mas a reportagem completa informa que o único canal de consulta é a página do Banco Central.
O falso aplicativo foi retirado do ar pelo Google Play Store. No entanto, a empresa desenvolvedora mantém outros aplicativos de falsas consultas para benefícios como restituição de Imposto de Renda, Auxílio Gás e Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

PATRAM busca recursos para aquisição de aparelho de medição sonora

O comando da PATRAM de Lagoa Vermelha esteve reunido com o prefeito Gustavo Bonotto e com o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Vieira, na sexta-feira 24 de novembro.

O objetivo destes encontros foi de apresentação de um projeto para aquisição de um sonômetro, aparelho que será utilizado em medição de índices de pressão sonora, que estejam ocorrendo em desacordo com os limites permitidos pela legislação, bem como fornecer subsídios legais para responsabilizar os responsáveis.
      A PATRAM busca recursos para a aquisição desse aparelho. Após a apresentação do projeto, o Executivo e Legislativo darão andamento a solicitação.
]

 

 

 

Outras colunas deste Autor