COLUNISTAS

O fechamento econômico de 2023 09/02/2024

Conforme já esperado, principalmente a partir do segundo semestre do ano findo, pode-se observar (ainda em fase de conclusão), quais setores da economia se sobressaíram e da mesma forma, as perspectivas para 2024. 
De acordo com o já comentado em colunas anteriores, os três setores que circundam a economia nacional são: o primário, que diz respeito a extração de matérias-primas; o secundário que remete a indústria; e, o terciário, que corresponde a venda de serviços e bem materiais. 
Assim, espelhando levantamento prévio do Ministério da Economia, bem como, órgãos privados que também complementam as estatísticas, o setor industrial (secundário), o qual envolve a manufatura em todas as suas escalas (pequenas, médias e grandes empresas), é o setor que mais teve ascensão em 2023, com relação ao exercício imediatamente anterior. 
Partindo-se do giro financeiro dos negócios, do qual é abatido o índice de inflação, chegou-se a esse cenário, principalmente levados em conta o terceiro e quarto trimestres de 2023. Alguns fatores que influenciaram  essa ascensão, são atribuídos obviamente a queda sequencial da SELIC, por parte do Copom, e ainda, a desaceleração das instituições financeiras, no que diz respeito a concessão de empréstimos bancários em todas as suas formas, devido aos índices de inadimplência do mercado, e ainda, desde 2022, o setor vem crescendo mesmo considerando-se os resquícios do período pós-pandemia. 
Há que se ressaltar, do ângulo das pequenas, médias e grandes empresas, nas quais está incluso o terceiro setor (serviços), o igual comportamento de crescimento nas operações deste, o que movimentou a economia, refletindo positivamente no mercado de trabalho (recolocação e novos postos) e empresas formalizadas. 
Outro ponto que merece destaque, é o fato de que os relatórios preliminares, demonstram que micro e pequenas empresas, no exercício de 2023, foram responsáveis por oito, em cada dez novos postos de trabalho, e ainda, geograficamente, esse efeito ocorreu em todo o território nacional, situação que não foi evidenciada no ano imediatamente anterior, 2022. 
Algo que se deve levar em conta ainda, é o aumento dos programas e benefícios sociais concedidos pelo governo, o que culminou com um aumento de renda as famílias assistidas pelos mesmos, fazendo com que ocorra o consumo e consequentemente, movimente toda a estrutura econômica. Talvez, se excluído esse organismo do sistema, o cenário seja um pouco menor do que o previsto no relatório de fechamento. 
Como as metas governamentais, visam a redução do plano inflacionário, logo, a expectativa para 2024, é que o efeito de crescimento continue ocorrendo, mesmo que não seja ao volume do que foi em 2023, mas sim, não há previsão ou indícios de retrocesso, consequência da continuidade dos programas atuais econômicos, e demais fatores que influenciaram para o patamar, mencionados anteriormente. 
Convém mencionar, que dentro dos setores abrangidos para o levantamento, há sim, resultados que não se igualam uns aos outros, porém, na média geral, chega-se ao resultado supra. 
Não há como fazer menção a essas perspectivas, de um ponto de vista macro, sem levar em conta o mercado internacional, visto que o Brasil, destacase nas exportações de grande parte da produção interna. Logo, necessitamos abordar a questão de que os países europeus e a China, estão vindo de um logo processo de recuperação econômica, e conseguiram manter-se dentro das projeções de juros de cada um. Em termos de economia americana, a mesma continua em crescimento, devido a política fiscal do atual governo e pelo país ter a moeda forte e referencial para o mundo financeiro. 
As principais bolsas internacionais, deverão manter-se ou ficar acima do comportamento do último ano, assim também, a cotação do dólar (mesmo sendo um ano eleitoral para os EUA); as negociações de metais preciosos e ainda, o petróleo. Este último, é quase uma imprevisão, dado os conflitos socioeconômicos que estão ocorrendo em países que são agentes chave para a produção e comercialização do combustível fóssil e seus subprodutos. 

Outras colunas deste Autor