COLUNISTAS

11/08/2023

ESG  Invironmental, 
Social and Governance - Porque tanto se fala nessa Sigla?
Há muito sendo citadas em todas as fontes midiáticas, traduzindose do inglês para o português, temos: Ambiente, Social e Governança. 
Surgiu a partir de uma proposta do secretário-geral da ONU, na ocasião, Kofi Annan, direcionado para 50 executivos de grandes instituições financeiras, cujo objetivo, seria incluir esses três pilares no mercado financeiro e de capitais. 
Logo, a ideia foi comprada e os mesmos começaram a fazer parte das demonstrações contábeis e financeiras, além de seu alto teor de relevância. 
Isso vai desde a maneira como as empresas reagem aos fatores climáticos em mutação, gerem seus recursos de energia e ainda, como reciclam e praticam a política reversa. Abrange ainda, o tratamento de seus colaboradores, o que também faz parte das iniciativas da ESG. 
O selo ESG, tem sido fator determinante para investidos que decidiram onde vão aportar seu capital, devido aos três ambientes da mesma, passarem a ser fatores de risco para alguns segmentos de negócios. As empresas que atendem o ESG, possuem melhor desempenho econômico-financeiro no longo prazo, e, por sua vez, grandes companhias estão no trajeto de adequação as necessidades da ESG. 
 
MEIO AMBIENTE
A organização que demonstra um relacionamento positivo com o meio ambiente e reduz os impactos a este, com atitudes comuns, como a não utilização de produtos que levam muito tempo para serem decompostos tem grande destaque no ESG. 
Precisamos ressaltar que essa prática é algo já de muito tempo, onde pode ser comparado, com a reciclagem dos descartáveis, sejam orgânicos ou não. 
 
SOCIAL
A valorização da CLT, uma justa remuneração aos colaboradores, equidades de gêneros, e respeito a todos. 
O respeito à legislação trabalhista, a remuneração justa a colaboradores, a contratação de pessoas integrantes de grupos minoritários e a equidade de gênero são reforçam a solidez uma sociedade mais justa e igualitária. 
 
GOVERNANÇA
Já conhecida das companhias, a estrutura interna de tomada de decisão, suas competências claras e bem definidas aos dirigentes, respeito aos valores institucionais, transparência na prestação de contas são situações que exemplificam as boas práticas de governança e são, tão ou mais, quanto a estrutura da estratégia da empresa, uma vez que, esta última, depende de todas as citadas anteriormente. 
A prática diária da inclusão de critérios ESG nas atividades, produção de bens, serviços e tomada de decisão das empresas, organizações e de cada um de nós, poderá acelerar a transformação da sociedade para melhor assegurar o futuro das próximas gerações.
As organizações que implementaram o ESG, possuem menos risco de se depararem com questões jurídicas, fraudes, e ações devido ao impacto ambiental. 
A ESG, tem ganhado corpo, com guia de investimentos responsáveis e impulsionadora de uma economia sustentável e inclusiva. Logo, como já mencionado, investidores passaram a valorizar o assunto, mesmo extenso e abrangente, pois a avaliação das companhias e investimentos, poderá obrigatoriamente a partir de agora, avaliar como as mesmas estão se comportando em relação aos princípios do ESG. 
Vários agentes promovem a implementação nas empresas em relação as premissas da ESG, como: Impacto do desmatamento no clima; A ameaça de extinção de algumas espécies de animais; A busca por novas fontes energéticas; o não cumprimento dos direitos dos funcionários e consumidores e ainda, a dúvida sobre possíveis extensões da Covid-19.
Nos dias atuais é normal que investidores, diretores e conselhos de administração, elejam investimento sustentáveis como alavancas para crescimento futuro, o que nos leva além do simples conceito do ESG. Trata-se de uma iniciativa que ganha corpo e competitividade, pois envolve o mercado consumidor e o market-share  das empresas.  
Não há dúvidas de que as empresas que objetivarem o ESG, terão vantagens em suas operações a médio e longo prazos, tanto em reduções de custo e consequente aumento de lucro, como também, em ser alvo, de investimentos externos e internos. 
 
“Coisas incríveis no mundo 
dos  negócios nunca são 
feitas por uma única pessoa, 
e sim por uma equipe”  Steve Jobs

Outras colunas deste Autor