COLUNISTAS

05/04/2024

Lagoa Futsal deixa escapar vitória em Tapejara
Na noite de sábado, dia 30 de março, o Lagoa Esporte Clube fez a sua estreia na Taça Farroupilha deste ano de 2024. Depois de já ter disputado a Supertaça, esta já é a segunda competição oficial da temporada. Apesar de ser considerada uma competição preparatória para o Gauchão de Futsal, nenhuma das equipes participantes chega para a disputa apenas com o objetivo de cumprir tabela. Ainda mais levando em consideração que o Lagoa foi campeão desta competição no ano passado. 
Neste primeiro jogo, o time de Lagoa Vermelha iniciou com um ritmo muito acelerado. Apesar de estar jogando em Tapejara, o Lagoa conseguiu ditar as ações do jogo e até abriu uma boa vantagem no placar do jogo. Porém, o Tapejara foi em busca da recuperação e conseguiu terminar o confronto com um empate em 4 a 4. 
Este confronto ainda teve o reencontro de Rodrigo Ticz e Alexandre, que hoje defendem o Tapejara Futsal, depois de vários anos jogando em Lagoa Vermelha. Foi de Alexandre, inclusive, o gol que definiu o placar final da partida. 
 
Ibira Futsal busca empate na estreia
O time do Ibira Futsal, da cidade de Ibiraiaras, está dando um importante passo na sua estruturação e na busca por qualificar o seu projeto. A participação na disputa da Taça Farroupilha já é uma evolução, especialmente quando se pensa em um calendário completamente preenchido para as equipes de futsal. 
Além de competir por mais tempo, ainda proporciona um período maior de contrato para atletas e comissão técnica, além de deixar o time mais pronto para a disputa do campeonato estadual, previsto pra iniciar em maio. 
Nos últimos anos, o Ibira não estava participando desta competição. Isso significa um importante passo de evolução na estrutura da equipe, exigindo uma maior dedicação e preparação de todos os envolvidos na organização da temporada. 
No primeiro compromisso, jogando em casa, o time que é comandado por Jair Borges Júnior, precisou se recuperar dentro do próprio jogo. Depois de ter saído atrás no marcador, o time de Ibiraiaras reagiu e chegou ao empate em 2 a 2. 
 
Clássico entre Lagoa e Ibira teve 13 gols
Depois das estreias das duas equipes da região, a segunda rodada já colocou Lagoa e Ibira frente a frente. O clássico, apesar de recente, já foi disputado em anos anteriores e traz uma rivalidade natural entre as duas equipes. Este ambiente acaba se refletindo dentro de quadra, em um jogo de temperatura um pouco mais elevada. Estas características, muitas vezes, indica um confronto equilibrado e sem muitos gols. O equilíbrio realmente aconteceu, com a alternância na tentativa de controlar as ações do jogo, e mesmo com a diferença de investimento das duas equipes, além da rotina de treinamentos do Lagoa ser bem mais intensa do que a do Ibira, o jogo teve momentos muito disputados. 
Ao final do confronto, o time de Lagoa Vermelha conseguiu construir vantagem no placar, porém o Ibira sempre tentava alguma reação, finalizando a disputa com um total de 13 gols e o placar de 8 a 5 para o Lagoa Esporte Clube. 
 
Público em Sananduva
A indisponibilidade do Lagoa Futsal de utilizar o ginásio Adolfo Stella para seus jogos, está obrigando a realização das partidas na cidade de Sananduva. Neste primeiro jogo do Lagoa no Centro Esportivo Victor Camozatto, teve um público discreto. Muitos lagoenses foram assistir ao jogo, porém é inegável que isso será uma grande dificuldade para o time de Lagoa Vermelha durante esta temporada. 
O público que prestigiou o jogo, nem de perto, se assemelha a qualquer jogo que fosse do Lagoa no ginásio Adolfo Stella. 
O time até tem conseguido fazer alguns treinamentos em Sananduva, o que permite os atletas se adaptarem ao ambiente, especialmente às dimensões da quadra. Porém não dá para deixar de considerar a falta de um público maior para apoiar a equipe nas competições deste ano. 
A promessa segue sendo de que o ginásio Adolfo Stella estará disponível até o final do mês de maio. Já falei sobre isso em edições anteriores da coluna, e muitos dizem que sou pessimista, mas ainda não consigo acreditar que este prazo será cumprido. 
O próprio presidente do Lagoa Futsal, apesar de se posicionar de forma otimista, admite que a obra tem andado em um ritmo muito mais lento do que o esperado. 
 
Lagoa jogará em Marau
A sequência da competição já será neste sábado, dia 6. A Taça Farroupilha oferece uma maratona de jogos, em um curto espaço de tempo. Este já será o terceiro jogo do Lagoa Futsal, em menos de 10 dias. 
O jogo contra a AMF, está marcado para ser disputado no ginásio Jatyrão, na cidade de Marau, a partir das 20h. O adversário estreou na competição no meio desta semana, jogando fora de casa contra a APF, empatando pelo placar de 4  a 4. 
 
Ibira encara o Sercca
O time de Ibiraiaras terá mais uma parada duríssima. O jogo deste sábado, dia 6, a partir das 20h, será contra o Sercca, da cidade de Casca. 
O adversário esteve na semifinal da série A do Gauchão do ano passado. Treinada por Rodrigo Lunardi, o Luneta, o Sercca venceu os dois jogos que disputou, até agora, na Taça Farroupilha. 

Outras colunas deste Autor