COLUNISTAS

08/03/2024

Definidos os grupos da Supertaça Farroupilha
A Liga Gaúcha de Futsal promoveu o sorteio para a definição dos grupos da Supertaça Farroupilha Sicredi deste ano de 2024. Esta edição da competição será disputada na cidade de Guaporé, entre os dias 18 e 24 de março.
Neste ano, a Supertaça Farroupilha presta uma homenagem à Thiago Rodrigo Genari, que dá nome ao troféu da competição. Thiago foi presidente da AGE, de Guaporé, anfitriã do torneio, e ex-presidente da Liga Gaúcha de Futsal. Em janeiro deste ano, ele faleceu em um acidente de carro.
Na segunda-feira, dia 4, também foi realizado o Congresso Técnico da competição.
A Supertaça Farroupilha Sicredi conta com a participação de 10 equipes, que foram divididas em dois grupos. Na primeira fase, serão quatro jogos diários entre a segunda-feira, dia 18, até a sexta-feira, dia 22. Ao final da primeira fase, as duas melhores equipes de cada grupo avançam para as semifinais. Conforme a decisão das equipes, em caso de empate, nas semifinais, a definição do classificado será direta nas cobranças de penalidades. Já a final do certame terá prorrogação, em caso de empate no tempo normal. Persistindo a igualdade no placar, a decisão do título será nos pênaltis.
Confira a formação dos grupos:
Grupo A: Passo Fundo(Passo Fundo); AAGF (Agudo); AFUCS (Seberi); AGE (Guaporé) e UNIÃO (Parobé).
Grupo B: Guarani (Frederico Westphalen); AEU (Uruguaiana); Lagoa EC (Lagoa Vermelha); Santa Rosa (Santa Rosa) e Horizontina (Horizontina).
 
Lagoa Futsal deverá jogar no Ginásio Vitor Camozzato, em Sananduva
Já é de conhecimento do torcedor do Lagoa Futsal que a equipe não terá o ginásio Adolfo Stella para mandar os seus jogos, pelo menos no início da temporada. Apesar de ainda não ter ocorrido a confirmação, mas a tendência é de que o time de Lagoa Vermelha dispute os seus jogos no ginásio Vitor Camozzato, na cidade de Sananduva. 
Nesta semana, a Liga Gaúcha de Futsal divulgou o calendário de jogos da Taça Farroupilha, que já inicia no final deste mês de março. Nos próximos dias, também deverá ocorrer a confirmação da tabela dos jogos do Gauchão de Futsal da série A. De posse deste calendário, a diretoria do Lagoa Futsal deverá ajustar os detalhes com o Poder Público da cidade de Sananduva. Já existe um acordo verbal, que deverá ser formalizado a partir deste encontro, que ainda não tem uma data definida para acontecer. 
Mesmo com uma previsão de conclusão das obras no ginásio Adolfo Stella, ainda não é possível confirmar quando o Lagoa Futsal voltará a disputar seus jogos em sua cidade sede. 
 
ACBF não vai jogar o Gauchão de Futsal
Nas últimas semanas, o cenário das competições estaduais de futsal do Rio Grande do Sul está passando por mais um período turbulento. Se for avaliar friamente, é incomum que os bastidores da modalidade estejam tranquilos, principalmente no momento de preparação para as competições de cada temporada. 
A tão falada divisão de forças entre a Federação Gaúcha de Futebol de Salão e a Liga Gaúcha de Futsal tem capítulos renovados à cada ano. Desta vez, está ocorrendo uma movimentação de retorno das principais equipes de futsal do Rio Grande do Sul para a disputa das competições da Federação. A ACBF, da cidade de Carlos Barbosa já teria definido que não jogará o Gauchão de Futsal, que é promovido pela Liga Gaúcha de Futsal. Ao invés disso, voltaria a jogar a série Ouro, organizada pela FGFS. 
ACBF não disputava esta competição há alguns anos. O time de Carlos Barbosa está entre as equipes fundadoras da Liga Gaúcha de Futsal, como uma alternativa à Federação. A criação da entidade aconteceu a partir de um descontentamento de diversos times gaúchos. Porém agora, está acontecendo uma movimentação de retorno de algumas destas equipes.
Além da ACBF, o Atlântico de Erechim, e a Assoeva de Venâncio Aires, também deverão disputar a série Ouro. Porém, estas outras equipes ainda poderão disputar o Gauchão de Futsal. A Federação já confirmou o retorno destes times, porém a Liga Gaúcha de Futsal ainda não se pronunciou oficialmente. 
Toda esta movimentação tem uma explicação: a disputa por vagas para competições nacionais e internacionais. É através das competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão que as equipes conseguem disputar vagas para a disputa da Taça Brasil, Copa do Brasil ou Supercopa de Futsal, até chegar à disputa da Libertadores de Futsal. 
Este quesito é bem diferente das competições organizadas pela Liga Gaúcha, que apesar de não ter vaga para estas competições, tem buscado alternativas de competições á nível nacional. No ano passado, o Lagoa Esporte Clube participou da primeira edição do Brasileiro de Clubes de Ligas, disputado no Amapá. 
Somente o tempo e a mobilização das equipes em torno das entidades e competições é que poderá indicar quais campeonatos se posicionarão de forma mais intensa com o público do futsal gaúcho. 
Porém, é inegável que a Federação ganha força com a presenta das três principais equipes de futsal do estado. 
 
Departamento de Esporte prepara competição de futebol de campo
Na terça-feira da próxima semana, dia 12, o Departamento de Esportes da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto de Lagoa Vermelha, promove Congresso Técnico do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Ainda não há uma confirmação de quantas equipes estariam dispostas a participar desta competição. 
O Departamento de Esportes está mantendo contado com lideranças de diversas agremiações da cidade, para viabilizar a disputa. A intenção é de que sejam realizadas rodadas em diversas sedes da cidade, assim como já havia ocorrido em edições anteriores. 
A reunião está agendada para acontecer a partir das 20h, na sede do Auri-Verde. 

Outras colunas deste Autor