COLUNISTAS

23/02/2024

Ibira Futsal inicia sua pré-temporada

Na terça-feira, dia 20, a diretoria e comissão técnica do Ibira Futsal recepcionou o grupo de atletas para o início dos treinamentos preparatórios para a temporada de 2024. 
A equipe teve uma profunda reformulação, em comparação com o ano anterior. A começar pela comissão técnica, que será comandada por Jair Borges Júnior. Além dele, houve um investimento maior na contratação de atletas para este ano, do que em anos anteriores. Apesar da diretoria do Ibira Futsal não ter divulgado os números, mas este ano deverá resultar no maior investimento da equipe, desde a sua criação, no final de 2017. 
Entre os nomes de destaque estão Matheus Bahia, Júlio Émerson e Raylson, que já eram conhecidos do torcedor, além de novidades como Luciano, Ceará, Betinho e Marcinho. Este último, um goleiro experiente, com passagem por algumas equipes da Liga Nacional de Futsal, além de já ter atuado no exterior. 
Um dos pontos que apresenta evolução, é a manutenção dos atletas na cidade de Ibiraiaras. Apesar de ainda contar com vários jogadores que também exercem outras profissões, tem aumentado o número de atletas que se dedicam exclusivamente ao futsal. No caso do goleiro Marcinho, o atleta já está em Ibiraiaras com toda sua família. 
 
Evolução do projeto
A melhoria de suas estruturas e um maior investimento é um dos passos necessários para buscar evoluir o projeto. Com isso, crescem as expectativas e as exigências também. Durante a apresentação oficial, muito se ouviu falar na palavra “confiança”. 
A diretoria tem demonstrado estar muito confiante com o início da caminhada da temporada, mesmo sem ter feito nenhum teste no grupo de atletas. O ritmo de trabalho deste ano contará com a realização de três treinamentos semanais, no ginásio Leomar Baréa, além de trabalhos, em dois turnos, aos sábados, enquanto ainda não tiver compromissos pelas competições. 
Pelos discursos, o objetivo passa a ser de brigar por uma das vagas do acesso à elite do futsal gaúcho do próximo ano. Se nos últimos anos, a equipe brigava para se manter na série B, e por vezes correndo riscos de rebaixamento, a mudança de metas também demonstra a evolução do trabalho que está sendo realizado até aqui. 
 
Congresso técnico
Na mesma noite em que aconteceu a apresentação do Ibira Futsal, a Liga Gaúcha promoveu o Congresso Técnico da série B do Gauchão. Integrantes da diretoria se revezavam entre a programação de apresentação do grupo, e a reunião que estava acontecendo de forma on-line. 
O encontro definiu a manutenção da fórmula de disputa da série B, com dois grupos de nove equipes, com dois acessos e dois rebaixamentos. A formação dos grupos ainda não está definida. As equipes, e a Liga Gaúcha de Futsal ainda buscam um consenso para a formação dos grupos de forma regionalizada, para auxiliar as equipes à reduzir custos de logística. 
A série B deve iniciar no dia 25 de maio. 
 
Caseiros terá time disputando o Gauchão Série C
Na noite de quarta-feira, dia 21, foi realizado o Congresso Técnico da série C do Gauchão de Futsal. Neste ano, a região deverá contar com mais uma equipe na competição estadual. O município de Caseiros deverá disputar a competição da Liga Gaúcha de Futsal. 
Ainda não há informações oficiais sobre a equipe e sua organização. Porém, havia representação no congresso técnico, e a equipes está em buscas de parcerias com o Poder Público e empresas, para viabilizar a disputa. 
 
Congresso Técnico da Série A será neste domingo
Por falar em Congresso Técnico, o Lagoa Futsal estará representado, no próximo domingo, dia 25, para a realização da reunião preparatória da principal competição do futsal gaúcho. Neste ano, a Liga volta a organizar a reunião de forma presencial, na cidade de Passo Fundo, por escolha dos próprios clubes. 
Algumas semanas atrás, já havíamos repercutido uma primeira reunião da entidade com os clubes. Diversos dos temas abordados naquele encontro, que teve foco no marketing e visibilidade de parceiros da LGF, deverão ser ratificados e incluídos no regulamento específico da competição deste ano. 
 
Abandono no Estádio Adão Castellano
O estádio municipal Adão Castellano foi assunto na última sessão da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha. Em sua manifestação, o vereador Valdir Pomatti fez referência à um vídeo publicado nas redes sociais, mostrando o conhecido artista lagoense Leandro da Silveira roçando para conseguir encontrar os cordões que determinam o limite da pista atlética do estádio. 
Pelas imagens, é possível ver que não existe mais grama, e sim um matagal em praticamente toda área do campo. Pelos relatos, é possível perceber que o local não recebe manutenção há algum tempo. 
Não faz muito tempo, noticiou-se um incêndio nas cabines de imprensa, junto à arquibancada do estádio. O local estaria servindo de abrigo para moradores de rua. Há quem diga que existe até a circulação de usuários de droga que usam alguns dos espaços para consumir entorpecente. 
Conversei, durante esta semana, com uma pessoa que ainda tem o hábito de correr na pista atlética do estádio. Segundo o relato, existe um grupo de pessoas que segue frequentando o local, mesmo enfrentando este matagal e alguns outros riscos que este abandono pode proporcionar. 
O que é certo é que uma praça de esportes daquela envergadura, e com a história que possui no município, não pode ficar sem manutenção. Mesmo que não estejam sendo realizadas competições, ou que o espaço não esteja sendo usado para a pratica do esporte, o que já é um erro gravíssimo, nada justifica a falta de manutenção. 
Aliás, aqui existe um equívoco gigantesco de muitos gestores públicos. Manter atividades esportivas regulares para a população, e principalmente para os jovens e crianças, não é gasto e sim um investimento muito bem aplicado. Já temos um exemplo de completo abandono no ginásio próximo à Associação dos Motoristas. Agora, o estádio Adão Castellano parece percorrer o mesmo caminho. Espero que, pelo menos, as obras na pracinha da Nunes e no ginásio Adolfo Stella sejam concluídas. 

Outras colunas deste Autor