COLUNISTAS

19/04/2024

Lagoa Futsal volta a jogar neste final de semana pela Taça Farroupilha
Depois de ter vencido a APF, de Gentil, pelo placar de 5 a 1, o Lagoa Esporte Clube teve alguns dias de folga. A rotina de jogos em sequência deu lugar à volta dos treinamentos e a recuperação de atletas. E função do grande volume de jogos, em poucos dias, os atletas já vinham sentindo um certo desgaste, além da dificuldade de serem realizados treinamentos mais intensos, justamente pela quantidade de jogos. 
O compromisso deste sábado, dia 20, a partir das 20h, será contra o Sercca, da cidade de Casca. As duas equipes já estão com as suas respectivas classificações para a semifinal asseguradas. Mesmo assim, o jogo é fundamental para a definição de suas posições finais na primeira fase, o que pode dar a vantagem de jogar em casa os jogos de mata-mata. 
 
Time de Casca tem 100% de aproveitamento na competição
Mesmo que o Lagoa Futsal vença o jogo, não ultrapassa o time de Casca, na tabela de classificação. A equipe de Lagoa Vermelha ainda tem um jogo a menos do que o seu adversário, que ficará de folga na última rodada. Na comparação entre o desempenho das duas equipes, o Lagoa tem 10 pontos, até o momento, contra 15 do Sercca.
A equipe treinada pelo técnico Rodrigo Lunardi, o Luneta, tem 100% de aproveitamento. Mesmo a Taça Farroupilha sendo uma competição preparatória para a temporada, já chama a atenção do desempenho da equipe. Vale a pena lembrar que este time, apesar de ter muitas diferenças no elenco deste ano, foi semifinalista do Gauchão de Futsal do ano passado, e promete seguir forte e competitivo em 2024. 
Outro ponto à ser levado em consideração é que o jogo do Lagoa será fora de casa. Mais um dificultador para o enfrentamento contra o Sercca será o ambiente. O jogo deste sábado, dia 20, será disputado no ginásio Maurílio Rodrigues, na cidade de Casca. 
 
Mobilização em busca de reforços
O Lagoa Esporte Clube está intensificando a sua mobilização por parcerias, com a projeção de contratação de, pelo menos mais um reforço para a temporada. Apesar de não haver a confirmação de quem seria este reforço, a equipe está tentando viabilizar financeiramente a chegada deste atleta. Também não há um prazo para que este reforço seja integrado à equipe, mas a intenção é de que já estivesse definida a sua vinda até o início do Gauchão, em maio. 
 
Última rodada da primeira fase será dia 27
Depois do jogo deste sábado, o Lagoa Futsal terá seu último jogo na primeira fase contra a AGE, de Guaporé. O compromisso está agendado para o dia 27 de abril. O confronto também tem se repetido com frequência. No ano passado, decidiu a Taça Farroupilha, e neste ano, foi a semifinal da Supertaça Farroupilha. 
Mesmo sendo uma competição de início de temporada, já é possível perceber que as equipes tem dado grande importância para os seus resultados. Apesar de servir como base para a disputa das principais competições, a conquista da Taça Farroupilha tem sido muito valorizada, e potencializada pelos enfrentamentos clássicos entre equipes da região. Isso também acaba mobilizando ainda mais os torcedores. 
 
Ibira Futsal vence a primeira na Taça Farroupilha
No domingo, dia 14, o Ibira Futsal conquistou a sua primeira vitória da Taça Farroupilha deste ano. Jogando em casa, o time de Ibirairas conseguiu superar o Tapejara Futsal, pelo placar de 5 a 1. 
As duas equipes fizeram um grande jogo, com excelentes chances para os dois lados, grandes defesas dos dois goleiros, e emoção até o instante final. Apesar de ter conseguido um placar folgado, o jogo não teve nada de fácil, em nenhum momento. Até os instantes finais, o Tapejara pressionava em busca do placar e com a utilização do goleiro linha dos adversários, o Ibira aproveitou para marcar os gols que lhe deram a primeira vitória na competição. 
Os três pontos ainda mantêm o Ibira Futsal com chances de brigar pela classificação. Na última partida da primeira fase, o time treinado por Jair Borges Júnior, vai até a cidade de Marau, jogar contra a AMF. Dependendo dos resultados, uma vitória simples já pode garantir o Ibira na semifinal da competição. Para uma equipe que não vinha disputando esta competição e com um ritmo diferente de treinamentos, já seria uma grande conquista para o Ibira Futsal, ainda mais levando em consideração que cinco dos seis adversários da Taça Farroupilha são equipes de série A do Gauchão de Futsal. 
 
Campeonato Amador de Futebol de Campo começou com reclamações à arbitragem 
No final de semana que passou, o Departamento de Esportes da prefeitura de Lagoa Vermelha deu início à disputa do Campeonato Amador de Futebol de Campo. A competição contou com apenas um jogo, até o momento, mas já teve a sua polêmica. 
Dentro de campo, o América venceu o Porto, pelo placar de 4 a 2. 
A próxima rodada contará com dois jogos. As partidas serão disputadas no domingo, dia 21, a partir das 13h, na sede da Associação Atlética Portuguesa. No primeiro jogo, o Vasco da Gama enfrentará a Mecânica Fortes, enquanto no jogo de fundo, a Portuguesa vai jogar contra o Auri-Verde. 
A polêmica da rodada de abertura da competição ficou por contra a atuação da arbitragem. Houve contestação de algumas tomadas de decisões do árbitro do jogo. Reclamar de arbitragem, aliás, tem sido tema de competições em todos os cantos do mundo, sejam elas amadoras ou profissionais. Já nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol, o tema foi o principal assunto dos debates esportivos, corroborado com o afastamento de alguns árbitros. Infelizmente, este tema tem sido recorrente. Tempos atrás, defendi a coragem daqueles que se colocam a disposição para apitar um jogo, seja profissional, ou amador. Acertando, ou errando, eles sempre serão contestados. 
Não estou desfazendo o teor das reclamações envolvendo a arbitragem do Campeonato Amador de Futebol de Campo, afinal de contas não assisti ao jogo em questão. Conforme a argumentação, uma mesma empresa estaria sendo a vencedora de frequentes pregões para contratação de arbitragem dos jogos. Certamente este ponto sim é algo à ser monitorado e vale um cuidado especial do poder público, que é responsável por esta contratação. 

Outras colunas deste Autor