COLUNISTAS

29/03/2024

Lagoa Futsal cai na semifinal da Supertaça Farroupilha
A participação do Lagoa Esporte Clube na Supertaça Farroupilha de Futsal deste ano parou na semifinal. O confronto contra a AGE, de Guaporé reeditou a final da Taça Farroupilha do ano passado, vencida pelo time de Lagoa Vermelha. 
Desta vez, os donos da casa conseguiram a vitória, pelo placar de 4 a 2. 
As duas equipes fizeram um grande jogo, com grandes atuações e defesas incríveis de ambos os goleiros. Ainda no primeiro tempo, a AGE abriu vantagem de 2 a 0. O Lagoa teve forças para buscar o empate, porém faltando apenas um segundo para o intervalo, o time de Guaporé voltou a ficar em vantagem. 
O segundo tempo de partida se manteve muito parecido, até a reta final do jogo. Quando faltavam menos de dois minutos, a AGE marcou o quarto gol, em um momento em que o Lagoa pressionava com a utilização do goleiro-linha.
Apesar da frustração de não ter chego até a final da competição, e sabendo que a qualidade do Lagoa Futsal permitiria uma real disputa pelo título, a avaliação da participação é produtiva. Os jogos serviram como uma intensa preparação para a temporada deste ano, com Gauchão, Copa dos Pampas e a Taça Farroupilha, que começa no próximo final de semana. 
 
Qualidade da competição
Entre as 10 equipes participantes, nove delas era clubes de série A do Gauchão de Futsal, dificultando as coisas para qualquer um de seus participantes. Isso por si só já era um atrativo para a disputa e a certeza de grandes jogos. Apesar de termos tido um ou outro jogo em um ritmo mais lento, a grande maioria dos jogos foi intenso e disputado. 
Mesmo com algumas equipes tenham decepcionado, o nível de entrega foi muito interessante de todos os times. Talvez a equipe que mais tenha decepcionado foi a Uruguaianense, que havia sido vice campeã do Gauchão de Futsal do ano passado. O time da fronteira, que sofreu três derrotas contundentes, ficando de fora da semifinal. 
Entre os destaques individuais, algumas atuações de goleiros de diversas equipes, entre eles Yuri, que também teve excelentes atuações. 
 
Próxima edição pode acontecer em Santa Rosa
A Liga Gaúcha de Futsal já recebeu sondagens para algumas cidades serem sede da competição na próxima temporada. A cidade de Santa Rosa seria um possível destino para a Supertaça Farroupilha de 2025. Apesar do interesse, ainda não há nenhuma oficialização do pedido ou intenção do município. 
A entidade deverá lançar o caderno de encargos com antecedência para acelerar e antecipar o processo de escolha e definição da sede do certame para o próximo ano. 
A cidade de Santa Rosa tem tradição de acompanhar o futsal, e já promove uma das principais competições de verão da modalidade. A Taça Noroeste reúne alguns dos principais jogadores de futsal do Brasil. 
O município também está realizando a construção de uma nova e moderna arena. Com um investimento muito significativo, há uma promessa de que o novo local deve estar pronto ainda no final deste ano. 
 
Vai começar a Taça Farroupilha
O final de semana já marca o início da Taça Farroupilha. A competição deste ano, para o Lagoa Esporte Clube, será na Região Norte, diferente da Região Serra, disputadas nos anos anteriores. Além do time de Lagoa Vermelha, o Ibira Futsal, da cidade de Ibiraiaras, também representa a região no certame. 
A competição contará com a presença de sete clubes: AGE (Guaporé), AMF (Marau), APF (Gentil), Ibira Futsal (Ibiraiaras), Lagoa EC (Lagoa Vermelha), Sercca (Casca) e Tapejara (Tapejara). 
No final de semana, o Lagoa Futsal fará a sua estreia jogando fora de casa. O time do técnico Picolé jogará contra o Tapejara, às 20h, no ginásio Albino Sossela. Já o Ibira Futsal jogará em Ibiraiaras, no ginásio Leomar Barea, contra a APF, de Gentil, também às 20h. 
Já no meio da próxima semana, as duas equipes irão se enfrentar. O jogo entre Lagoa Futsal e o Ibira Futsal está agendado para acontecer na próxima quarta-feira, dia 3, a partir das 20h 30min. Sem ter a disponibilidade de utilizar o ginásio Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha, o Lagoa Futsal jogará no ginásio Victor Camozatto, na cidade de Sananduva. 
 
ALE/Lagoa vai jogar o Campeonato Estadual Sul Riograndense
Durante a última semana, houve a confirmação das equipes que estão na disputa da série Ouro do Campeonato Estadual Sul Riograndense. A cidade de Lagoa Vermelha será representa, nesta competição, pelo ALE/Lagoa. 
Apesar de ainda não ter a confirmação da tabela de jogos, o time que será treinado por Roberto Dalle Molle já sabe quem serão são adversários na primeira fase
Chave A: Barcelona (Júlio de Castilho); Santos (Três de Maio); AGEF (São Gabriel) e POMS (Santa Marua).
Grupo B: ALE/Lagoa (Lagoa Vermelha); Fênix (Mato Castelhano); NAF (Nova Alvorada) e CMD Barracão (Barracão).
Grupo C: ASG (Gravataí); Juventus (Rio Pardo); Napoli (Antônio Prado) e Santos (Lindolfo Collor).

Outras colunas deste Autor