COLUNISTAS

09/02/2024

Lagoa Futsal
apresenta grupo e
inicia treinamentos
A diretoria e comissão técnica do Lagoa Esporte Clube realizou na segunda-feira, a apresentação do grupo de atletas, e o início dos treinamentos da equipe para a temporada de 2024. Sem a possibilidade de utilização do ginásio Adolfo Stella, o pontapé inicial deste ano aconteceu no ginásio da EV Esportes. 
Assim como aconteceu nos últimos anos, a diretoria apresentou ao grupo de jogadores, o planejamento para esta temporada e toda estrutura de trabalho para o elenco. 
Como de costume, o início dos trabalhos tem uma atenção especial aos testes físicos e preparação do condicionamento físico dos atletas. É um período em que o preparador Daniel Bonez comanda a maior parte das atividades. Os primeiros treinamentos estão acontecendo no ginásio da escola estadual Araby Augusto Nácul, o Colégio Estadual. 
A diretoria do Lagoa Esporte Clube ainda permanece em tratativas com a prefeitura, para a definição de um local de treinamentos. Apesar de se ter um prazo para a conclusão das obras do ginásio Adolfo Stella, ainda não é possível afirmar que este prazo será efetivamente cumprido. 
 
Supertaça Farroupilha deverá ser em Guaporé
A diretoria da Liga Gaúcha de Futsal ainda não oficializou o local para a realização dos jogos da Supertaça Farroupilha de Futsal. Campeão da Região da Serra, o Lagoa Futsal tem vaga garantida na competição. O torneio já está se tornando uma competição tradicional de abertura da temporada, sempre disputada de forma sediada, no ano passado foi disputada em Frederico Westphalen. 
A entidade promotora da competição está ultimando os detalhes para a disputa do torneio. A tendência é de que a competição aconteça na cidade de Guaporé. O anúncio oficial deverá acontecer nos próximos dias.
 
Liga Gaúcha de Futsal 
reúne clubes da Série A
O Lagoa Futsal já está na expectativa da realização do congresso técnico preparatório para o Gauchão de Futsal da série A. A reunião, que deverá acontecer de forma presencial, está marcada para o dia 19 de fevereiro. 
O encontro definirá todas as questões relacionadas à disputa da principal competição da temporada. Sempre há uma grande expectativa para a definição da fórmula de disputa da competição. No ano passado, todos os clubes formaram um único grupo, e jogaram a primeira fase em turno único. 
Eu já havia manifestado a minha contrariedade à esta fórmula. Apesar de manter praticamente o mesmo número de jogos da primeira fase, penso ser melhor a formação de dois grupos, com jogos de ida e volta, assim como havia sido disputado o Gauchão de Futsal de 2022. 
 
Obras no Ginásio 
A demora para os primeiros passos práticos serem feitos na obra do ginásio Adolfo Stella ainda preocupa. Apesar do assoalho já ter sido removido, ainda não foram iniciadas as obras de drenagem. Segundo o Departamento de Esportes, algumas medições já foram realizadas, e os serviços devem ser iniciados nos próximos dias. 
 
Regional de Veteranos
inicia fase eliminatória
Neste sábado, dia 10, serão disputados os primeiros jogos eliminatórios do Campeonato Regional de Futebol. Depois do encerramento da primeira fase, Cavaleiros de Vacaria e Juventus, de Sananduva, ficaram em primeiro lugar, em seus respectivos grupos, assegurando as suas classificações diretamente para semifinal. 
As equipes que ficaram em segundo e terceiro lugares de cada um dos grupos, farão o cruzamento dos confrontos da primeira fase eliminatória. Os jogos serão disputados neste sábado, dia 10, a partir das 15h, na sede campestre da CER Santos. 
O primeiro jogo será entre as equipes da Portuguesa e do Lagoa Veteranos. Já o segundo jogo será entre os Veteranos de Vanini e a equipe do Servis, de Casca. 
Além dos atletas, os jogos têm recebido um excelente público para acompanhar as disputas, sem contar as famílias dos atletas que acompanham os jogos, e ainda aproveitam para levar as crianças para aproveitar a estrutura da sede campestre. 
Não há cobrança de ingresso, e o local conta com área de lazer para as crianças, além de quadra de areia. 
A expectativa da diretoria da equipe é de receber um grande número de pessoas para os próximos jogos. 
Com o avanço da competição, cresce a emoção de cada disputa e o interesse por cada um dos jogos, especialmente pelo caráter eliminatório. 
 
Chula
Talvez os leitores achem estranho tratar deste tema, neste espaço do jornal Folha do Nordeste. Acontece que acompanhando um pouco mais de perto os ensaios dos chuleadores de Lagoa Vermelha e região, inegavelmente é possível comparar as suas rotinas com a rotina de atletas. 
Com meu filho, Enzo, estando competindo pelo CTG Alexandre Pato, tem sido possível acompanhar o seu empenho e dedicação na preparação para os concursos. Ainda mais quando há um evento tão grandioso e importante como o Rodeio Internacional de Vacaria. Mesmo uma criança de apenas oito anos de idade passa a ter uma rotina mais intensa, se assemelhando à preparação e treinamento de atletas. 
Boa parte dos chuleadores realiza mais de um ensaio por dia e intensifica esta preparação, às vésperas dos eventos. 
Quando as disputas são de jovens e adultos, cresce ainda mais o ritmo de ensaios e preparação. É impressionante a energia gasta pelos sapateadores durante suas apresentações. 
Isso exige, além de perícia no sapateio, preparação e potência física para suportar a intensidade das apresentações. 

Outras colunas deste Autor