COLUNISTAS

19/01/2024

Grupo de atletas do 
Lagoa Futsal começa a
tomar forma
A diretoria do Lagoa Esporte Clube prossegue realizando os anúncios de suas contratações para a temporada de 2024. Já são oito atletas confirmados para a formação do elenco deste ano. Entre os nomes confirmados até o momento, há apenas uma novidade. 
Já estão anunciadas as renovações dos goleiros Yuri, Dener e Djeison, além dos atletas Ronaldo, Pedrinho, Gabriel Rosa e Silva. Também está oficializado o retorno do fixo/ala Caio Gonsale, que defendeu a Yeesco, da cidade de Carazinho no ano anterior. Apesar dos anúncios terem sido feitos nos últimos dias, estes eram nomes que já estavam sendo aguardados pelos torcedores do time de Lagoa Vermelha, assim como já havíamos antecipado, aqui na coluna. 
A novidade, até o momento, é a contratação do pivô Nathan Lima, de 22 anos de idade. Natural de São José dos Campos (SP), o jovem atleta já tem passagens pelo São José Futsal, Juventude do Pará e atualmente estava no Terra Rica, no Paraná. Pela primeira vez, o atleta disputará uma competição estadual no Rio Grande do Sul. 
Miskui será o 
auxiliar técnico
A comissão técnica da equipe terá a alteração de um profissional. Com a saída de Jair Borges Júnior, que será treinador do Ibira Futsal para a próxima temporada, Elvis Galeazzo, o Miskui, assumirá a função de auxiliar o técnico Ricardo Hoffmann, o Picolé. Além disso, Miskui também será o responsável pela preparação física das equipes das categorias de base. 
Além deles, a comissão técnica terá a manutenção do preparador físico Daniel Bonez, do preparador de goleiros, Maurício Bones, e o fisioterapeuta Arthur Moreira. 
 
Novos anúncios 
prosseguirão nos 
próximos dias
A previsão da direção da equipe é de manter a sequência de anúncios, com outros atletas renovados e outros reforços para a temporada. Já havíamos destacado a tendência da confirmação da contratação de Parminha, que já integrou o grupo do Lagoa no Campeonato Brasileiro de Clubes de Ligas, em Macapá, no final do ano passado. O retorno do fixo Matheus, que estava no Ibira Futsal na temporada passada, também é aguardado. 
A previsão da diretoria da equipe é de realizar a apresentação oficial do grupo de atletas e início dos treinamentos no dia 5 de fevereiro. Os primeiros trabalhos, com ênfase na preparação física deverá ser adaptado, em função da impossibilidade de utilização do ginásio Adolfo Stella. 
Ainda não há a confirmação de um local indicado para ser referência dos treinamentos, nem mesmo a definição de onde serão disputados os jogos do Lagoa Esporte Clube, no início da temporada. A direção da equipe ainda aguarda uma reunião com o prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, que deve acontecer nas próximas semanas, para definir as ações que serão realizadas para solucionar as dificuldades de início de temporada. 
 
Iniciam os trabalhos 
de reforma do ginásio Adolfo Stella
Apesar de ainda não terem sido concluídos todos os trâmites da licitação para as obras de reforma do ginásio Adolfo Stella, já foram iniciados os primeiros serviços no local. Conforme o Departamento de Esporte da secretaria municipal de Educação, já está sendo feita a retirada das tábuas do assoalho do ginásio. 
A previsão permanece sendo de que os serviços sejam concluídos em um prazo aproximado de 90 dias. Sendo muito otimista, o local poderia estar disponível até o mês de abril. Neste cenário, o prejuízo para o Lagoa Esporte Clube não seria tão grande, abrindo a possibilidade da equipe “jogar em casa” ainda durante a disputa da Taça Farroupilha. 
Porém, sabe-se que por se tratar de uma obra pública, imprevistos não são tão incomuns, podendo ampliar o prazo para a entrega da obra. Diante disso, e sabendo desta possibilidade, é que a direção da equipe de Lagoa Vermelha se mantém alerta para a definição de um local onde fará seus jogos nos primeiros meses do ano. 
 
Invadido por morador de rua, Estádio Adão 
Castelano está 
praticamente abandonado
A prefeitura de Lagoa Vermelha tem tido uma dor de cabeça, em função das condições do estádio municipal Adão Castellano. O histórico local, de muitas disputas esportivas foi invadido por morador de rua, depredado e está praticamente abandonado. 
Para se ter uma ideia, a prefeitura de Lagoa Vermelha teria entrado com uma ação judicial para conquistar a “reintegração de posse” daquele local. Conforme as informações repassadas a reportagem, o referido morador de rua teria ameaçado alguns servidores da prefeitura, que tentavam fazer a manutenção do local. 
Alguns meses atrás, houve um incêndio, na arquibancada, que teria danificado a estrutura das cabines de imprensa, que já não era das melhores. 
Após a decisão judicial, espera-se que seja possível a realização de serviços de manutenção do local. O objetivo é de oferecer condições para a prática esportiva, abrindo a possibilidade da disputa de um campeonato municipal de futebol de campo. Mesmo sem ter nenhuma confirmação desta possibilidade, esta é sempre uma reivindicação dos esportistas de Lagoa. 
 
Alterados os horários 
dos jogos do Campeonato Regional de Futebol 11
Durante esta semana, a comissão organizadora do Campeonato Regional de Veteranos CER Santos - Lagoa FM e Lagoa TV, promoveu alteração nos horários dos jogos. Em função da alta temperatura, as equipes que faziam o primeiro jogo da tarde enfrentavam a dificuldade climática. Mesmo com parada técnica para a hidratação, havia relatos dos atletas da dificuldade de jogar às 14h. 
Em função disso, a partir deste final de semana, a rodada iniciará às 15h. Os jogos do sábado, dia 20, serão disputados na SER Auri-Verde, no centro de Lagoa Vermelha. Já os jogos do domingo, dia 21, permanecerão agendados para a sede da CER Santos.
Confira os jogos do final de semana: 
Sábado, dia 20, às 15h, na SER Auri Verde: Cavaleiros (Vacaria) x Servis (Casca); Portuguesa (Lagoa Vermelha) x América (Lagoa Vermelha).
Domingo, dia 21, às 15h, no CER Santos:  Veteranos (Vanini) x Santa Cruz (Sananduva); Juventus (Sananduva) x Os Compadres (Lagoa Vermelha).

Outras colunas deste Autor