COLUNISTAS

12/01/2024

Começou o Campeonato Regional de Veteranos
Quatro jogos movimentaram a primeira rodada do Campeonato Regional de Veteranos. A competição, que está em sua sexta edição, é promovida pelo CER Santos, em parceria com a Rádio Lagoa FM e a Lagoa TV. 
Nestes quatro primeiros jogos, a média de gols foi superior à quatro gols por partida. Esta média foi possível, especialmente em função de uma goleada. Ainda no sábado, dia 6, a Portuguesa (Lagoa Vermelha) venceu o União (David Canabarro), pelo placar de 2 a 0. Já no segundo jogo do dia, o América (Lagoa Vermelha) empatou em 1 a 1 com o Cavaleiros (Vacaria). Domingo, dia 7, os jogos foram disputados no campo da SER Auri-Verde. O primeiro jogo teve a goleada do Lagoa Veteranos por 9 a 1 sobre Os Compadres. Para fechar a rodada, os Veteranos de Vanini venceram o Juventus (Sananduva), pelo placar de 2 a1. 
Nos dois dias, houve uma significativa participação de público para assistir aos jogos. Além dos atletas, torcedores das equipes marcaram presença na rodada de abertura da competição. 
A presença de equipes da região também faz com que um grande número de pessoas venha para acompanhar as disputas. 
A sequência da competição será neste final de semana, com mais quatro jogos. Desta vez, todos os confrontos serão disputados no campo do CER Santos. Confira os jogos: 
- Sábado, dia 13: Santa Cruz (Sananduva) x Lagoa Veteranos; Os Compadres (Lagoa Vermelha) x Veteranos de Vanini.
- Domingo, dia 14: Servis (Casca) x Portuguesa (Lagoa Vermelha); Clube União Canabarrense - América (Lagoa Vermelha).
 
Quatro atletas já 
estão confirmados no 
Lagoa Esporte Clube
Nos últimos dias, o Lagoa Esporte Clube iniciou a divulgação dos atletas que estarão no elenco para a temporada de 2024. Até o momento, foram quatro renovações confirmadas pela diretoria da equipe. Os goleiros Yuri e Dener, além do ala Pedrinho e do pivô Ronaldo. 
A expectativa segue sendo em torno de novidades entre os atletas contratados, especialmente em função das saídas de atletas como Ticz e Xande, que foram anunciados no Tapejara Futsal, do pivô Maico Monteiro, que foi confirmado na ASF, da cidade de Serafina Correa, por exemplo.
Entre as possibilidades, que deverão ser confirmadas, estão Parminha, que já havia se integrado do elenco do Lagoa no Campeonato Brasileiro de Ligas, no Amapá, além do retorno de Caio, que estava na Yeesco, e de Matheus, que é oriundo das categorias de base do Lagoa e que defendeu o Ibira Futsal na temporada passada. 
 
Segue sem data 
definida para obras no 
Ginásio Adolfo Stella
As obras de reforma do ginásio Adolfo Stella ainda não tiveram o seu início. Conforme o Departamento de Esportes da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto, o processo de licitação permanece em andamento, ainda sem a confirmação de prazo para o início, ou até mesmo a conclusão dos serviços. 
Já havíamos destacado que a manutenção, que contará com drenagem e troca total do assoalho deverá demorar cerca de quatro meses. Em função deste prazo, a diretoria do Lagoa Futsal já está em busca de alternativas para disputas os jogos do primeiro semestre da competição. 
Acontece que sem a obra ter iniciado ainda, começa a ficar curto o prazo para que o ginásio esteja em condições para a disputa das competições do segundo semestre. Isso sem contar que o transcorrer da obra, em função das suas características, também pode apresentar atrasos. 
 
Federação abre 
prazo para clubes 
retornarem às 
competições da entidade
Durante esta semana, a Federação Gaúcha de Futsal publicou uma resolução que repercutiu muito no futsal gaúcho. 
O documento confirma que a entidade está abrindo a possibilidade de equipes que tenham deixado de disputar as suas competições, retornem para a série Ouro, ou série Prata, de acordo com a divisão em que as equipes estavam. 
Quando houve a divisão das entidades do futsal no Rio Grande do Sul, as principais forças da modalidade decidiram por disputar as competições da Liga Gaúcha de Futsal. Conforme o que se divulgou, na época, as equipes que tivessem deixado de jogas as competições da Federação sofreriam uma “punição”, quando manifestassem o desejo de voltar. Estas equipes deveriam iniciar nas divisões inferiores. 
Isso significa que se a ACBF decidisse voltar a jogar as competições da Federação, iniciaria pela série Bronze, sendo necessário dois acessos até a chegada na série Ouro. É justamente este ponto da “punição” que acabou sendo revisto pela entidade. Dessa forma, a ACBF já retornaria disputando a Série Ouro, que era a divisão que a equipe atuava, quando preferiu sair das competições da Federação. 
No caso do Lagoa Esporte Clube, teoricamente a equipe ingressaria na série Prata, uma vez que o título de 2019 já era em uma competição totalmente gerenciada pela Liga Gaúcha de Futsal. 
Nos bastidores da modalidade, a medida repercutiu muito. 
As equipes interessadas terão prazo até o início do mês de fevereiro, para demonstrar interesse. A Federação ainda reiterou, na redação desta resolução, que não será contraria à participação de seus filiados em outras competições. 
Com a criação do Brasileiro de Futsal, organizado pela CBFS - Confederação Brasileira de Futsal, e a questão das vagas das competições nacionais, a Federação volta a ganhar força, especialmente depois que algumas equipes disputaram a Copa RS, em 2023. 
Existe uma tendência de que algumas equipes realmente retornem. Porém, ainda não há garantias. Neste ponto que acredito que a Federação não se arriscaria. Sendo assim, penso que já existam conversas adiantadas para que as equipes voltem às disputas da FGFS. 

Outras colunas deste Autor