COLUNISTAS

15/03/2024

Supertaça Farroupilha
A semana será muito intensa para o Lagoa Esporte Clube, em função da disputa da Supertaça Farroupilha. A competição será realizada na cidade de Guaporé, entre a próxima segunda-feira, dia 18, e o domingo, dia 24. Serão quatro jogos por dia, durante a primeira fase, com as duas semifinais no sábado, e a grande decisão no domingo. 
As 10 equipes participantes estão divididas em dois grupos. O caminho do time de Lagoa Vermelha não será nada fácil. Na primeira fase, a equipe integra o grupo B, ao lado de Guarani, de Frederico Westphalen; Uruguaianense, de Uruguaiana; Santa Rosa Futsal, da cidade de Santa Rosa; e Horizontina Futsal. Entre estas cinco equipes, apenas as duas melhores vão avançar para a fase semifinal. 
Por ter um número ímpar no grupo, uma equipe ficará de folga em cada dia. A folga do Lagoa será na terça-feira, dia 19. Isso deverá fazer com que a logística do time preveja um retorno à Lagoa Vermelha após a primeira rodada e voltando à Guaporé na quarta-feira. 
Esta será a primeira vez que o Lagoa Futsal jogará esta competição que reúne os campeões regionais da Taça Farroupilha do ano passado. O título conquistado, em Guaporé, deu o direito do Lagoa de disputar a competição. 
 
Taça Farroupilha
A Liga Gaúcha de Futsal confirmou a tabela de jogos da Taça Farroupilha. As regiões serão modificadas, com relação aos anos anteriores.
O Lagoa Futsal estará na região Norte, ao lado de AGE, de Guaporé; AMF, de Marau; APF, de Gentil; Ibira Futsal, de Ibiraiaras; Sercca, de Casca; e o Tapejara Futsal. 
A primeira fase da competição contará com jogos de todos contra todos, em turno único. Após as sete primeiras rodadas, as quatro melhores equipes avançam para a fase semifinal. 
 
Ginásio Adolfo Stella
O histórico de demora na conclusão de obras públicas certamente contará com mais um exemplo. A reforma do ginásio de esportes Adolfo Stella já está sofrendo a alteração da previsão de data para a conclusão.
Conforme apurado pela reportagem, houve a falta de alguns matérias, o que teria exigido a abertura de um novo processo de compra destes insumos que faltaram. Aqui mais um ponto: como é que você vai fazer uma obra, sem saber quanto de cada material será necessário para a sua conclusão? 
Pelo que se sabe, já existe uma previsão de que o ginásio só esteja pronto em agosto. Não é que eu seja pessimista, apenas consigo enxergar algumas coisas. Não consigo acreditar que a obra esteja pronta antes do final do ano.
Durante esta semana, conversando com um torcedor do Lagoa Futsal, ele fez uma comparação que achei interessante: “Se para pintar a quadra já demoraram 4 meses, imagina quanto tempo vai durar essa obra, que é muito maior”. 
Conforme já havíamos falado em edições anteriores da coluna, este será um prejuízo quase incalculável ao Lagoa Futsal para a temporada de competições estaduais, além da impossibilidade do local ser utilizado para os projetos sociais. 
 
Campeonato Municipal de Futebol de Campo
O Departamento de Esportes da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto, promoveu uma reunião para o início da organização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Lagoa Vermelha. Já faz algum tempo que o município de Lagoa Vermelha não realizava uma competição de futebol 11. 
A intenção do departamento é de utilizar algumas sedes de equipes de Lagoa Vermelha como o Auri Verde, Vasco, Santos, entre outros. Ainda não foram confirmadas as datas das rodadas, mas a tendência é de que os jogos aconteçam aos domingos, sempre com dois jogos por final de semana. 
O Departamento de Esportes ainda concedeu um prazo para a confirmação das equipes participantes. A reunião, que foi realizada na SER Auri- Verde, contou com representantes de 5 times: Auri-Verde, Vasco, América, Portuguesa e Porto.
Não está descartada a possibilidade de mais equipes aderirem a competição. Ainda sem uma data oficial para a disputa dos jogos, a intenção é de começar o campeonato no início do mês de abril.
O prazo final para a confirmação é o dia 28 deste mês de março, quando todas as equipes deverão apresentar as fichas de inscrições, com a relação dos atletas de cada um dos times participantes. O regulamento prevê a possibilidade de inscrição de 3 atletas que não sejam da cidade de Lagoa Vermelha.
Os demais deverão apresentar algum vínculo com o município como carteira de trabalho, comprovante de residência, ou título eleitoral, todos com um prazo mínimo de um vínculo de três meses. As equipes também se comprometeram em buscar atletas mais jovens para compor seus elencos.
Assim como nas competições anteriores, a punição com os cartões, durante os jogos, será revertida em uma multa que deverá ser paga com alimentos, que serão doados à entidades carentes de Lagoa Vermelha.
O cartão amarelo será punido com cinco quilos de alimento não perecível e o cartão vermelho com 10 kilos. A considerar o preço do pacote de arroz, uma expulsão deverá custar mais de R$ 50. Os casos que necessitem de julgamento, deverão contar com a mobilização do Conselho Regional desportivo. Não haverá mais julgamento de possíveis punições por representantes das entidades de Lagoa Vermelha. 
 
Estádio Adão Castellano
Assunto de manifestações na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, o estádio Adão Castellano não será utilizado para esta competição. Em função do longo tempo de uso, e do estado de abandono em que estava, a estrutura está muito deteriorada e não teria condições de sediar nem mesmo jogos amistosos. 
Ainda não há nenhum prazo para que os serviços sejam feitos, e o local possa ser reaproveitado. Apesar disso, ainda há pessoas que utilizam a pista atlética para a pratica de caminhadas ou corridas. 

Outras colunas deste Autor