COLUNISTAS

29/03/2024

SEM PRECEDENTES
Foi inaugurada, na segunda-feira, a Unidade Básica de Saúde - Centro -, mais conhecida como Postão de Saúde. Prefeito Gustavo Bonotto definiu como a maior obra de seu governo. Uma obra histórica pela sua dimensão e significado. Secretário da Saúde, Eloir Morona, era, quem sabe, a pessoa mais feliz naquele dia. “Estou me sentindo como uma criança em uma loja de doces”, disse. Foi um dos grandes idealizadores dessa obra.
- É uma obra sem precedentes no município e, acredito, na região. Uma obra destinada à atenção básica de saúde, com essa magnitude, não temos conhecimento de que exista em algum outro lugar. Prefeito foi muito feliz ao afirmar - fazendo uma analogia - que hoje nós entregamos um corpo e que a alma será as pessoas que a frequentarão. É um sonho. Começa agora um novo sonho que é torná-la mais efetiva e eficaz - afirmou Morona. 
 
LÁGRIMAS 
Ao se pronunciar, secretário Eloir Morona afirmou que no dia anterior à inauguração, tomado de muita ansiedade expectativa, lhe passou um filme na cabeça. 
- Nós, como agentes públicos, temos os mesmos problemas de todas as demais pessoas. Em meio a todo esse trabalho, a gente passou por problemas pessoais de saúde dentro da família. Muitas vezes, a gente buscava força nos próprios problemas. Minha esposa está com câncer e a gente está numa luta desde 2017. Em certo momento, estava numa reunião muito difícil, muito conturbada em relação ao Postão de Saúde e ao hospital e ela estava fazendo uma cirurgia em Porto Alegre. Eu tinha que estar nessa reunião (secretário chora). E durante a reunião, ela me mandou uma mensagem, dizendo: “Amor, fique bem. Cuide da saúde das pessoas que aqui tem gente cuidando da minha”. Isso dá força, dá motivação. Claro, havia os problemas da pandemia e outros tantos que tínhamos que enfrentar. Mas para isso eu tinha força para enfrentar.  Eu estava ali para enfrentar e lá, em Porto Alegre, não poderia estar com minha esposa. Fui buscar, dentro da própria família, forças para trabalhar. Esse o filme que me passou na cabeça.  
 
LÁ ATRÁS
Essa obra do Postão de Saúde começou a nascer antes ainda da primeira eleição de Gustavo Bonotto. Lá em 2016. Houve uma reunião, na casa de Morona, quando Gustavo Bonotto era apenas candidato. Foram trocadas algumas ideias sobre a campanha, plano de governo, assuntos a serem abordados nos debates etc. E lá começou a nascer a necessidade de ter uma estrutura física ampla que pudesse centralizar os atendimentos. Depois foi amadurecendo até que se viabilizou. Porém, foi um longo caminho a ser percorrido, entremeado com dificuldades, barreiras, obstáculos.
SONHAR ALTO
Eloir Morona mostrou- se muito inspirado em seu discurso na inauguração do postão.
- Não é realização de um sonho. É o começo de um novo sonho. Todo sonho nos leva a outro sonho. Eu sou um sonhador. Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. Eu sonho grande. Quando a gente consegue, a satisfação é tão grande, mas tão grande que vale a pena. Supera todas as outras questões que você se frustrou. Agora, começa um novo sonho: buscar novas especialidades, mais pessoal para trabalhar e atender em melhores condições nossa população. 
 
LOUCOS
Morona parafraseou um escritor.
- Para os grandes sonhos, para os grandes desafios, precisamos ser loucos. Acho que sou um pouco louco. Mais louco do que eu é o prefeito que compra as minhas loucuras. E aí vai um agradecimento ao prefeito Gustavo Bonotto pela maneira como conduz o município. Pela maneira democrática, pela maneira que abre espaço para todos seus secretários e funcionários opinarem. Então, que sejam bem vindos os loucos. Somos todos loucos, loucos por Lagoa Vermelha. 
 
TRANSFORMAÇÕES
Ronaldo Santini sobre o postão.
- Lagoa Vermelha sempre foi uma cidade que careceu muito de atenção à saúde. Estamos fazendo verdadeiras transformações na cidade. Estamos promovendo, com a vinda da hemodiálise, um up na saúde que vai trazer pra cá dezenas de pacientes de municípios vizinhos. Serão mais serviços, mais qualidade na prestação de serviços à população. 
Ana Amelia Lemos também esteve presente. “É uma obra que impacta diretamente na população”, afirmou.
Prefeito Gustavo Bonotto:  “Foi um dia em que embargou a voz”.
 
ALFINETADA
Na inauguração da avenida Circular, prefeito Gustavo Bonotto não perdeu a oportunidade.
- Durante a campanha da eleição municipal passada de Lagoa Vermelha, oposição disse não acreditar na promessa de que essa seria uma de nossas realizações. Está aí a obra.
 
METIDOS
No dia 12 passado, na Redenção, em Porto Alegre, foi realizado o ato de filiação do lagoense Marcelo Sgarbossa na Rede Sustentabilidade. E a Rede decidiu apresentar seu nome como pré-candidato a prefeito de Porto Alegre com o objetivo de inserir o tema da emergência climática, sustentabilidade e da mobilidade urbana como elementos centrais da política da cidade.
A pré-candidatura Marcelo Sgarbossa à prefeitura de Porto Alegre está centrada também na formação de uma Frente Ampla que una os partidos do campo democrático e popular. 
Marcelo Sgarbossa, do alto de seu bom humor, lembrou de uma frase de Chico Poletto: “Os Sgarbossa são metidos”.
 
MUDOU DE NINHO
Depois de 53 anos no antigo PDS, hoje Partido Progressista, tradicionalista Dirceu Rosa decidiu sair do partido. Não se sabe as razões. Foi para um novo ninho. Ingressou no Podemos, de Lagoa Vermelha.
 
FIGURAS REPRESENTATIVAS
Podemos está surgindo com força em Lagoa Vermelha. Figuras representativas da comunidade têm aderido ao partido. Dentre elas, empresário Miguel Ramos, empresários Juca Carvalho e Fernando Carvalho (Ferrugem), odontólogo Rudimar Marchiori (Ratão) e Fábio Dalmolin (antigo dono do Posto Santo Antônio). Fábio Bramatti é o presidente da comissão provisória do partido de Lagoa Vermelha. Ronaldo Santini mostra-se bem animado. 
 
NO SILÊNCIO
Ex-prefeito Paulo Andrade sobre a sucessão municipal. 
- Tenho falado com as pessoas e me parece que para essa eleição são cogitados nomes. Eu penso não em nomes e sim em projetos. E projeto você não faz de hora para outra. Nós (MDB) estamos no silêncio tratando desse assunto com um grupo de pessoas.  MDB quer, em chapa própria ou em apoio a outro candidato, compromissos com a sociedade vermelhense.  Não concordamos com muitas das situações que estão aí. Faz mais de 25 anos que deixei o poder público e até hoje não vi um terreno sequer sendo redistribuído para ampliação de uma área industrial. Não basta vir com evasivas de que Fepam não deixa. Está lá aquela área de 40 hectares que foi comprada. Está fazendo o quê?  Nós precisamos que Lagoa Vermelha se acorde para isso. 
 
POSTO DE COLETA DE SANGUE
Informação importante transmitida pelo secretário municipal da Saúde, Eloir Morona. Município de Lagoa Vermelha passará a contar com um posto de coleta de sangue. Será na ESF do Bairro Oliveira. Trabalho será feito pelo Hemopasso, de Passo Fundo, a partir de maio. Haverá um posto fixo.  
 

Outras colunas deste Autor