COLUNISTAS

08/03/2024

CUMPRINDO O RITO
Ronaldo Santini se atirou de cabeça na luta pela instalação do serviço de hemodiálise em Lagoa Vermelha. Esta semana, informou o que está sendo feito.
- Ao passar por Lagoa Vermelha, recebemos do secretário da Saúde, Eloir Morona, o plano de aplicação de valores. Já encaminhamos à secretaria da Saúde do Estado que fez uma análise prévia. Pediu que fosse dada sequência com um segundo passo que é o preenchimento das planilhas, dos formulários que serão avaliados pela equipe técnica da secretaria da Saúde do Estado. O processo segue cumprindo seu rito.
 
COMPROMISSO REAFIRMADO
Santini fez questão de enfatizar.
- O processo de instalação de hemodiálise em Lagoa Vermelha segue com o mesmo compromisso, reafirmado pela secretária da Saúde do Estado. 
Mais adiante informou.
- Em um evento em Porto Alegre, tive a oportunidade de conversar com o senador Hamilton Mourão que comprou a nossa ideia. Já deu sinais de que vai estar liberando recursos de seu mandato, atendendo pedido de nossos irmãos da Loja Maçônica Atalaia do Norte, para esse projeto. As perspectivas são muito boas. Logo deveremos ter aprovação desse serviço em nossa cidade.  
 
PRÉDIO PRÓPRIO
Fizemos alusão de que o prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, já havia sinalizado de que, possivelmente, será construído um local próprio para o serviço de hemodiálise.
- Nas instalações que foram verificadas (Hospital São Paulo), as interferências, no âmbito de reforma, seriam muito grandes. Com isso, passou a ser trabalhado um novo espaço que receberá, de forma atualizada e moderna, esse serviço. Acho mais interessante essa ideia, senão fica aquela coisa de prédio remendado. E aí, na busca da economicidade, acabamos pecando na estrutura desse serviço. Então, já que está decidido que vai acontecer que seja da melhor maneira possível - justificou Santini.
 
DEDOS CRUZADOS
É dessa maneira com que estaremos torcendo para que o governo do Estado assine, nesta sexta-feira, o convênio com o município de Lagoa Vermelha para a destinação de 2 milhões de reais para a pavimentação da avenida Valmor Bonotto, na Área Industrial I.
- Estamos com uma pré-agenda do gabinete do governador do Estado, às 11 horas da manhã, a assinatura de convênios da segunda fase do Projeto Avançar - informou Ronaldo Santini. 
Segundo prefeito Bonotto, município cumpriu todas as formalidades para o recebimento desse recurso, com aprovação técnica do governo do Estado. 
 
CORTE DA FITA
Santini destaca a importância da Área Industrial I
- As áreas industriais de Lagoa Vermelha surgiram ali. Infelizmente, em decorrência de uma série de fatores, em que pese terem sido feitas três tentativas de colocar esse projeto (pavimentação da Valmor Bonotto) em execução, não frutificaram. Mas essa - como eu disse ao Toti, um dos que mais sonha com isso - se Deus me permitir, vou cortar a fita de inauguração, juntamente com ele, dessa obra para Lagoa Vermelha. 
 
MENOR PREÇO
Patrão do CTG Alexandre Pato, Evandro Ferreira, informou, em entrevista, que havia sido definida empresa vencedora da licitação para a cobertura da cancha do Parque de Rodeios do CTG Alexandre Pato. Na verdade, foi realizado pregão em que uma das três empresas que participaram apresentou o menor preço. Isso não significa que seja a vencedora. Corre agora prazo de 10 dias úteis para a análise da documentação da empresa. Depois é que ocorrerá ou não homologação. É o que diz a secretária Fabiana Prestes.
 
NÓ DESATADO?
Outra novela com indícios de que está chegando ao final. Que os anjos digam amém.  Está se desfazendo o impasse que surgiu no asfaltamento do acesso a Capão Bonito do Sul. É a ligação até a ponte do Lajeado dos Ivos. Seriam cerca de 350 metros. A ideia inicial era não realizar a ligação asfáltica até a ponte atual, tendo em vista que se projeta uma ponte nova com mão dupla. Entretanto, prefeita em exercício, Marizete Rauta, esteve em Porto Alegre na semana passada e acertou, junto ao governo do Estado, que a empresa realizará o asfaltamento até a ponte atual. “Será um asfaltamento provisório” afirmou Marizete. “Governo do Estado já trabalha no projeto de uma nova ponte” acrescentou. Empresa deve retornar essa semana para esse serviço e para colocação de uma nova camada asfáltica no trecho antigo, na saída de Capão Bonito do Sul. É um nó que está sendo desatado.
 
IPTU ESTÁ AÍ
Começou na segunda-feira, dia 4, a cobrança do IPTU de Lagoa Vermelha.  Pagamento único, até o dia 11 de maio, propicia 20% de desconto, para quem não tem nenhuma pendência. Ou então, pagamento de forma parcelada. No ano passado, arrecadação com IPTU chegou a 4 milhões e 320 mil reais. Para este ano, a previsão de arrecadação é de 4 milhões e 800 mil reais. Foi o que externou o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Tochetto. “Houve aumento do número de imóveis. São 230 imóveis a mais”, alegou como base para a elevação da arrecadação com o IPTU. A correção, baseada no IPCA do ano anterior, é de 4,62%.
 
INADIMPLÊNCIA
Referente ao IPTU chegou a ficar em 30% no ano passado. Assustou a administração municipal. Porém, foi montada uma força-tarefa que fez com que esse índice despencasse para 20%. É o que se projeta para esse ano. 
 
ARRECADAÇÃO ANUAL
Perguntamos ao secretário da Fazenda, Rodrigo Tochetto sobre como se comportou a arrecadação geral do município de Lagoa Vermelha no ano passado. Informou que chegou a 154 milhões de reais. 
- Foi um fechamento bem positivo. Um ano em que estruturamos grandes investimentos, especialmente através da secretaria de Obras. Trabalhamos muito forte com o Finisa, onde pavimentamos um grande número de ruas. Destaques para a avenida Circular, Protásio Alves, grande trecho da avenida Nívio Castellano (da Borges de Medeiros até a 7 de Setembro). Somente asfalto quente. A construção do “Postão de Saúde”. Em termos de investimentos, tivemos um salto muito positivo - avaliou. 
 
MAIS UM CASO
Lagoa Vermelha teve um segundo caso de dengue este ano. No Estado e no país, a situação é alarmante. Esse segundo caso é importado. Ou seja, pessoa de Lagoa Vermelha acabou sendo infectada em outro município. Município intensificou visitas às casas. Infelizmente, em boa parte das visitas, os agentes de saúde não são bem recebidos. Lamentável. 
 
SEM CONHECIMENTO
Assim reagiu o vice-prefeito Eder Piardi diante de críticas do vereador Valdir Pomatti à qualidade do serviço nas obras da Pracinha do bairro Nunes, principalmente com relação a um suposto muro de contenção. Pomatti cobrou fiscalização do município. Piardi rebateu, dizendo que o município tem fiscalizado até demais.
 
LAGOENSE NA SELEÇÃO
Lagoense Ana Luisa dos Passos Costa, 16 anos, atleta da Juventus, foi convocada para a seleção gaúcha de voleibol sub-18, depois de várias etapas da seletiva, onde inicialmente foram convocadas 57 atletas do RS. Ana Luísa é a líbero da seleção que vai representar o Estado no campeonato brasileiro de seleções que acontecerá de 19 a 23 de março em Maringá - PR.

Outras colunas deste Autor