COLUNISTAS

26/04/2024

ESQUEMA CRIMINOSO
Caiu como uma bomba, em Lagoa Vermelha, na segunda-feira, a informação de que o Ministério Público do Rio Grande do Sul ofereceu à Justiça, desde o mês de março deste ano, denúncias contra envolvidos em fraudes em licitações praticadas em 51 municípios gaúchos entre os anos de 2010 e 2015. Lagoa Vermelha está entre esses municípios.  O esquema criminoso envolvia uma empresa, com sede em Santa Catarina, que oferecia propina a agentes públicos e políticos dos dois Estados para a compra de máquinas agrícolas.
 
VÁRIOS CRIMES
Entre os denunciados até o momento, estão 35 ex-prefeitos, três ex-vice-prefeitos e quatro ex-secretários de municípios gaúchos, bem como proprietários, sócios e funcionários da empresa. A denúncia aponta os crimes de organização criminosa, corrupção passiva e ativa e fraude em licitação.
 
OPERAÇÃO PATROLA
Os fatos ilícitos descritos na denúncia são referentes a investigações decorrentes da Operação Patrola, deflagrada pelo Ministério Público de Santa Catarina em 2016. Na ocasião, também foi apontado que havia o envolvimento de ex-prefeitos, demais agentes públicos e servidores públicos de diversos municípios do Rio Grande do Sul. A operação desvendou complexo esquema de fraudes em processos licitatórios para aquisição de máquinas pesadas, peças e prestação de serviços de manutenção junto à empresa que tem atuação nos dois Estados.
 
ALGO QUE NÃO EXISTE
Prefeito de Lagoa Vermelha, no período de 2010 a 2015, era Getulio Cerioli. Na quarta-feira, contatamos com Getulio Cerioli.
- Eu não tenho que me manifestar sobre o que não existe. Como é que vou me manifestar sobre uma coisa que não existe? Em momento algum, fui notificado. Muito menos, denunciado - enfatizou. 
- Nem eu, nem a vice-prefeita Ana Catarina Lenzi Pacheco. Nada temos a ver com essas denúncias. Não fui citado, não fui investigado. Não tem nada, absolutamente nada, que envolva meu nome nessas denúncias - bradou.  
 
FIM DA NOVELA?
Uma grande notícia transmitida pelo prefeito Gustavo Bonotto e o advogado do município, Ranieri Peixoto, na terça-feira, em entrevista à Rádio Lagoa FM: foi homologada a empresa que deverá realizar a cobertura da cancha do CTG Alexandre Pato. Tudo leva a crer que essa novela arrastada, enfadonha, repetitiva, chata está chegando ao fim. Já vai, praticamente, para três anos.  A empresa - Abu Dhabi Eirele - é de Osasco, São Paulo. Agora, os trâmites para o início das obras. 
 
NÃO HÁ MAL...
No dia seguinte, ao ouvir o vice-patrão do CTG Alexandre Pato, Alessandro Muliterno, fizemos uma abertura um tanto quanto rebuscada.
- Acredite se quiser. Foi homologada pela prefeitura de Lagoa Vermelha a empresa que vai realizar a cobertura da cancha do Parque de Rodeios do CTG Alexandre Pato. Está chegando ao fim uma longa e interminável novela. Foram muitas intercorrências, idas e vindas, ora sim, ora não. Já não se acreditava mais que pudesse chegar a bom termo. Já se temia até mesmo pelo risco de perder o prazo para aplicação do recurso do Estado, mais de 3 milhões de reais. Finalmente surgiu luz no final do túnel que, espera-se, não seja do trem.  Aleluia, aleluia! 
É como um velho ditado popular: “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe”.
- Vamos deixar os foguetes para quando as obras realmente iniciarem - disse, de maneira prudente, o vice-patrão do CTG Alexandre Pato, Alessandro Muliterno, depois de várias considerações. 
 
VALOR CONSIDERÁVEL
A instalação da cobertura da cancha do Parque de Rodeios do CTG Alexandre Pato chegou a ser cotada em mais de 7 milhões de reais. Quase 8 milhões. Entretanto, com a realização da licitação ficou na faixa de 5 milhões de reais, incluindo a contrapartida do município. 
 
PROBLEMA DO LIXO
Nos últimos dias, o problema do recolhimento de lixo em Lagoa Vermelha voltou a aflorar. Empresa responsável pelo serviço deixou de recolher por alguns dias o lixo, alegadamente pelo fato de dois de seus três caminhões terem apresentado problemas mecânicos. Imagine no que virou a cidade. Lixo espalhado por tudo quanto que é lado. Prefeito Gustavo Bonotto admitiu que a empresa já foi notificada várias vezes por situações que comprometem seu trabalho. A não colocação dos conteiners, é uma delas. Foi cogitado até mesmo rompimento do contrato. Ao que parece, foi dado mais um voto de confiança. 
A propósito, comenta-se à boca pequena que a estrutura da empresa que recolhe o lixo em Lagoa Vermelha seria um tanto quanto precária. 
 
IRREGULARIDADE?
Vereador Valdir Pomatti na tribuna da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha.
- Há uma notícia de que um pessoal estava vindo de Porto Alegre para dar um curso na CadÚnico (Cadastro Único). Não é curso, não. É denúncia que tem ali. Tem irregularidade. E irregularidade grande. Se forem ver hoje tem quase 10 mil famílias cadastradas, mas as que precisam são poucas. 
 
FISCALIZAÇÃO
Vereador Pomatti tem batido forte também nas obras do Ginásio Adolfo Stella e da Pracinha do Bairro Nunes. Afirma serem obras de má qualidade e que exigem uma fiscalização mais rigorosa do município. 
 
CONSOLIDAÇÃO
Rogério Furlan Lima, patrão do Grupo de Arte Nativa Lagoa Vermelha, sobre o 7º Sapateio Nacional de Dança da Chula
- A gente percebe que a cada ano, a cada edição, o Sapateio de Dança da Chula vem se consolidando cada vez mais, trazendo um público maior. Tivemos chuleadores de Alegrete, de Santa Maria que, a exemplo de outras localidades mais distantes, não vinham a Lagoa Vermelha. É um evento que está se consolidando.
 
O QUE SE PLANTA...
Algo mais antigo do que caminhar pra frente: “O que se planta, se colhe”. Provérbio que se insere ao Sapateio da Chula. 
- Pessoal do Ibirapuitã, do Alegrete, que pela primeira vez veio a Lagoa Vermelha para participar de um evento, com certeza deverá vir para o Rodeio Crioulo do ano que vem. Essa é a força que estamos tentando fazer para que entidades de outros municípios venham a Lagoa Vermelha - exclamou Rogério.  
 
VEIO, VIU E GOSTOU
Rogério contou.
- A gente recepcionou, durante o evento, um casal que veio de Atibaia, São Paulo. Estava fazendo turismo pelo Rio Grande e descobriu que tinha um evento de dança de chula em Lagoa Vermelha. Acabou vindo a Lagoa Vermelha. Assistiu as disputas de chula, as danças e experimentou nosso churrasco. Tive a oportunidade de conversar com eles. Perguntaram: “Vocês têm esse evento todos os anos?”. Respondi que num ano é o Sapateio da Chula e no outro o rodeio. Perguntaram a data do rodeio.  Informamos que, geralmente, é no final de janeiro. Foi quando eles prometeram: “Podem ter a certeza que em janeiro/fevereiro estaremos novamente em Lagoa Vermelha”. Gostaram de Lagoa Vermelha.
 
BOA IMPRESSÃO
Entrevistamos, durante uma hora, os pré-candidatos a prefeito e vice Alaor Scariot (PT) e Rangel Vinicius Guedes (PSB). Causaram boa impressão. Várias foram as manifestações. Apresentaram algumas de suas ideias e propostas.

Outras colunas deste Autor