COLUNISTAS

22/12/2023

DESVIRTUADA?
Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha realizou sessão extraordinária na terça-feira. Constava da pauta, um novo zoneamento da cidade. Matéria aprovada.  Com isso, a área do antigo aeroporto municipal deixa de ser institucional em que somente era permitida construção de prédios para instituições, entidades e associações. A partir de agora, poderão ser construídos prédios residenciais. Oposição - Joarez Lorenson, Ariovaldo da Silva, Ranyeri Bozza, Valdir Pomatti e Ilson Papeleiro - votou contra. Entende que aquela área está sendo desvirtuada. 
 
DOAÇÃO DE TERRENO
Outra matéria apreciada foi com relação à doação, pelo município, de um terreno no antigo aeroporto municipal, para a construção de um conjunto habitacional, dirigido mais à classe média.  Projeto foi aprovado por unanimidade. Município abre agora o edital para credenciamento de empresas construtoras, inclusive locais. A comercialização dos apartamentos será através do Programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal.  Pelo que foi informado, serão, ao todo, 192 apartamentos. 
Foi enviado um questionamento à coluna: “Minha Casa, Minha Vida para a classe média?”.
 
BOMBANDO
Sim, assunto que está bombando nas redes sociais diz respeito à cedência, pela prefeitura, de terreno para o Clube do Bilhar em área nobre da cidade (antiga CINTEA). A repercussão não se restringe às redes sociais, mas também no dia a dia da comunidade. No local em que você chegar, é o assunto do momento. Na quase totalidade dos casos, muita indignação. Nos grupos de whatsApp, circula vídeo em que vereador Maninho discursa no Clube do Bilhar, ao lado do prefeito Gustavo Bonotto, dizendo: “No que depender da Câmara de Vereadores, projeto teria todo apoio e seria aprovado”.  
 
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
- Por que na antiga CINTEA e não no antigo aeroporto, onde todos estão ganhando terreno? - é o que mais se pergunta.
A propósito, circula por aí justificativa de que o Estado doou a área da antiga CINTEA para o município, mas com a exigência de que no local deveria ser construído espaço destinado ao esporte, recreação e lazer. Recebemos print de inúmeras manifestações, através das redes sociais, em que o Executivo Municipal é simplesmente detonado.
- Dizem que é uma área destinada ao esporte e lazer, mas que seja para toda a população e não para um grupo de pessoas que, na verdade, nem precisam. Não dá para calar diante de um absurdo desses - protestou Grazy Lima. 
Há várias outras manifestações extremamente apimentadas.  E até ofensivas.
 
CÚMULO DOS CÚMULOS
- Uma vergonha. Tantas prioridades na cidade e estes cidadãos doando terreno pro bilhar. É o cúmulo dos cúmulos! Minha mãe morreu, esperando 7 anos um exame. Dois anos depois de falecida, chamaram para consultar. Não sei dizer o que sinto. É para a gente perder a cabeça com um absurdo desses - desabafou Elisete Massoco. 
 
ÚLTIMA HORA
Estava fechando a coluna, na quarta-feira à noite, passava das 23 horas, quando recebo, em meu whats, a informação de que o Projeto de lei de cedência do terreno para o Clube do Bilhar havia sido retirado de pauta da sessão extraordinária da Câmara de Vereadores que aconteceria, nesta quinta-feira, às 11 horas e 30 minutos da manhã. 
- A pressão de todos deu resultado. O projeto de doação do terreno ao Clube do Bilhar foi retirado de pauta. Iria à votação nesta quinta-feira - fora comunicado. 
 
RECUPERAÇÃO
Administração municipal de Lagoa Vermelha está desenvolvendo a restauração de duas quadras da Avenida Nívio Castellano. Parte da Rua Paim Filho até a Rua 7 de Setembro. Esses trechos se apresentavam bem comprometidos. A chiadeira, por quem transita por ali, era grande. Houve necessidade de fresagem. Concluído esse trabalho, esses dois trechos receberão asfalto quente novinho em folha. Retardou esse trabalho o fato de estar sendo construído um prédio de grande porte nas imediações. Havia a entrada e saída de caminhões para retirada de terra. 
 
COLETA DE SANGUE
Unidade Móvel do Hemopasso, de Passo Fundo, esteve em Lagoa Vermelha no sábado passado. Já havia estado aqui há alguns meses. Fato raro conseguir duas vezes, no mesmo ano, a Unidade Móvel do Hemopasso para a mesma cidade devido a demanda. Isso só foi possível porque na vez anterior foram mais de 80 bolsas de sangue. Criou-se uma expectativa de que pudesse ser repetido esse número. Ficou um pouco aquém: 67 bolsas de sangue. Havia o agendamento de 102 pessoas, porém, na hora do cadastro, compareceram 77.  Clarissa Conte, da Câmara de Vereadores, foi quem informou.
 
TODAS LIBERADAS
Informação importante transmitida por Ronaldo Santini em sua estada por ocasião da assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, na sexta-feira passada.  Todas as emendas parlamentares destinadas para o município de Lagoa Vermelha, quando no exercício do cargo de deputado federal, foram liberadas. Várias entidades de Lagoa Vermelha foram beneficiadas. Dinheiro está na conta do município. Cada entidade deve agora se habilitar para o recebimento. 
 
BRABO
Assim estava o dirigente de uma entidade que foi beneficiada com recursos de emenda parlamentar do então deputado federal Ronaldo Santini. 
- Já fui não sei quantas vezes na prefeitura e nada de liberar o dinheiro. Têm outros presidentes que também estão indignados - extravasou. 
 
NOVO ENDEREÇO
Uma das agências do Sicredi de Lagoa Vermelha mudará de local. Possivelmente, no ano que vem. Trata-se da agência que está situada no Edifício Giovanna, na avenida Afonso Pena.  Buscar-se-á um espaço mais amplo. A questão está muito bem encaminhada. Praticamente certa. Não foi revelado, porém, o novo local. Somente depois que estiver tudo ajustado. Foi o que nos informou o presidente do Sicredi Ibiraiaras/RS/MG, Sadi Rigotti. Detalhe importante: continua na Afonso Pena. 
 
NOVO PATRÃO
Está programada para janeiro a eleição da nova patronagem do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha. Registro de chapas até esta sexta-feira, dia 22. Por enquanto, uma única chapa está articulada. Tem como candidato a patrão, Evandro Ferreira. 
Alessandro Muliterno chega ao fim de seu segundo mandato. Fez um notável trabalho. Importantes ações e conquistas foram materializadas. Uma patronagem que marcou época. O trabalho foi tão bom que teve gente que encostou no Alessandro, perguntando se ele não se atreveria concorrer a prefeito. Alessandro balançou.
 
CAMPEÕES GAÚCHOS
  Cinco meninos de Lagoa Vermelha foram campeões gaúchos de categorias de base, categoria sub 12. Detalhe importante: defenderam o Desafio Futebol Clube, de Getúlio Vargas. São crianças que não tiveram oportunidades aqui. Na recepção aos meninos, teve até desfile em caminhão dos bombeiros em Getúlio Vargas numa prova de reconhecimento. 
 
CUTUCADINHA
Poder público de Marau homenageou os atletas do Desafio Futebol Clube. Alguém escreveu: “Município que valoriza seus atletas é outro nível”. 
 
DESCONTENTE?
Tere Carvalho colocou seu cargo de coordenadora da Merenda Escolar da Secretaria Municipal, de Educação, Cultura e Desporto de Lagoa Vermelha a disposição. O que teria acontecido?
Ah, não concorre mais a vereadora no ano que vem, antecipou. 

Outras colunas deste Autor