COLUNISTAS

12/01/2024

NÃO SE ADMITE
O que está acontecendo com o Posto de Identificação (Carteira de Identidade) de Lagoa Vermelha. É inconcebível, revoltante. Há quatro meses que uma única pessoa está atendendo. E é pra tudo. Atender telefone, fechar malote, atender o público, fazer carteira. Funcionária está extremamente sobrecarregada. Equipamento sucateado. E olha que o movimento é considerável. Pessoas de vários outros municípios.  Caos total. Tudo sob a indiferença da administração municipal. Se faz de surda/muda. Como se tudo estivesse às mil maravilhas. 
 
IMPOSSÍVEL ATENDER
Para se ter uma noção da situação do Posto de Identificação de Lagoa Vermelha, teve um dia dessa semana em que 99 ligações telefônicas não foram atendidas. Isso porque a funcionária estava atendendo o público e fazendo carteiras. Tem cabimento?
 
NEM AÍ
Temos conhecimento de que foi falado com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, e que nada foi resolvido.  No dia 6 de dezembro, foi conversado com o prefeito Bonotto. Foi acertado que seria designada uma pessoa para ajudar a atual funcionária do posto, afinal a demanda cresceu com a nova carteira. Não aconteceu nada. Ficou só na promessa. 
 
É DE CHORAR
Soubemos que têm dias que a funcionária do Posto do IGP de Lagoa Vermelha sai chorando do trabalho, tamanho o descaso. O posto está num estado de abandono. Foi prometido de que no início de janeiro seria chamada mais uma pessoa para ajudar e até agora nada. Para se ter uma ideia, hoje a fila está em 500 à espera da carteira de identidade. O agendamento está sendo feito para 18 de março. A responsável é que tem dado a cara para bater. É quem tem que ouvir poucas e boas. Não tem o mínimo respaldo. Não tem mais a quem recorrer. Algo desumano. 
 
INSUPORTÁVEL
Sim, a situação se tornou insuportável. A funcionária do Posto do IGP teve que recorrer ao médico. Não raras vezes, tem trabalhado chorando. Médico recomendou seu afastamento temporário. 
 
PÃO E CIRCO
O que se diz é que a administração municipal adotou a política do pão e circo. Consta do portal da transparência da prefeitura de Lagoa Vermelha que em 2022, por exemplo, os gastos com shows chegaram a 104 mil reais. Enquanto isso, a funcionária do Posto de Identificação tem que utilizar seu próprio notebook e celular particular para whatsApp do posto. Inversão de valores.
 
VAI SAIR DO PAPEL?
A reivindicação é bem antiga. Diz respeito à pavimentação da avenida Valmor Bonotto na Área Industrial I. Muitas promessas se diluíram com o tempo. As outras áreas industriais, que surgiram bem depois, receberam esse benefício. A de número I, sempre ficava de lado. Tudo leva a crer que essa reivindicação finalmente vai ser atendida. Na segunda-feira, Ronaldo Santini anunciou que o governo do Estado está destinando 2 milhões de reais para pavimentação da Valmor Bonotto. Segundo Santini, esse recurso será liberado ainda em janeiro. 
No final do ano passado, em reunião com secretariado, governador Eduardo Leite pediu que cada um indicasse alguma prioridade dentro de uma determinada realidade financeira. Santini de pronto apontou a pavimentação da avenida Valmor Bonotto.
 
SEMPRE ELE
Impressionante o que Ronaldo Santini já ajudou Lagoa Vermelha e continua ajudando. Na segunda-feira entregou uma van, zero quilômetro, para a secretaria municipal da Saúde. Foram 300 mil destinados quando ocupava ainda uma cadeira na Câmara dos Deputados. Destinou ainda, uma caminhonete 4 x 4, que não é nova, para a Defesa Civil do município.
 
PÉ DIREITO
Prefeito em exercício de Lagoa Vermelha, Eder Piardi, sobre os dois veículos entregues na segundafeira para o município e o anúncio de recursos para a pavimentação da avenida Valmor Bonotto.
- Começamos o ano com o pé direito. Isso é muito importante - afirmou. 
 
PONTINHA DE INVEJA
Estado tem destinado bom volume de recursos para Lagoa Vermelha. Mais recentemente, foram cerca de 6 milhões para cancha do CTG Alexandre Pato, mais de 1 milhão para Praça das Bandeiras, mais de 500 mil reais para revitalização de dois canteiros centrais da Afonso Pena e, agora, 2 milhões para pavimentação da avenida Valmor Bonotto. Ex-prefeito Getulio Cerioli sobre esses recursos.
- Os homens (atual administração municipal) são de sorte. No nosso tempo, não tivemos nada, praticamente, de ajuda do Estado.  
 
CLIMA DE DESPEDIDA?
É o sentimento paira no seio da comunidade de Lagoa Vermelha. Ou seja, o de que o prefeito Gustavo Bonotto já está em clima de despedida. Não faltou quem comentasse que Bonotto não vê a hora de terminar o mandato. Estaria naquela de cumprir o carnê. Será? 
 
SERVIÇO AMPLIADO
A princípio, estava prevista a recuperação de uma quadra da avenida Nívio Castellano.  Da rua Paim Filho até à Protásio Alves. Seu estado era crítico. Depois foi ampliada para mais uma quadra: da Protásio Alves até a 7 de Setembro. Por último, esse serviço foi estendido para a quase totalidade da quadra que vai da Paim, Filho até a Borges de Medeiros. Esses trechos receberão asfalto quente. 
 
COMPLEMENTO
Por outro lado, a pracinha, nas proximidades do Supermercado Cirino, foi ajustada e remodelada. Isso, possibilitará agora o complemento da pavimentação asfáltica da avenida Circular. Mais uma importante obra da administração municipal. 
 
CRÍTICOS DE PLANTÃO
Pessoa de destaque da comunidade de Lagoa Vermelha - e que não é ligada ao meio político - encaminhou comentário sobre comparação que foi feita, com relação aos custos, entre a Praça das Bandeiras e o Cristo Protetor de Encantado.
- As pessoas perguntam: “Quanto custou o Cristo de Encantado?”. A obra, disposta em 14.348 m2, foi orçada em 15 milhões de reais. O empreendimento é financiado pelo Sicredi. Tem que corrigir alguns críticos de plantão. A propósito, o monumento das bandeiras não será mais bonito do que o antiquado “Morcegão”. Tá na hora de os secadores passarem a torcer não contra o adversário, mas pela Lagoa Vermelha com suas avenidas que a tantos encantam.  
Vereador Ranyeri Bozza havia divulgado que o gasto com o Cristo de Encantado seria de 1,6 milhão de reais. 
 
RUA COBERTA
Esse mesmo cidadão que alfinetou os críticos de plantão, encaminhou informação de que na Rua Coberta de Bento Gonçalves foram gastos 660 mil reais na primeira fase. E não 1 milhão como divulgou vereador Bozza.  Os recursos são do governo federal.
 
MAIS UM MONUMENTO
Sim, Lagoa Vermelha passou a contar com mais um bonito monumento. Está localizado no pátio do Restaurante Ponteio/Fattoria. Foi construído pelo Leandro da Silveira, cria da terra. Investimento exclusivamente do Ponteio/Fattoria. Aquele local que já chamava a atenção pela sua beleza, ficou mais bonito ainda. Ganhou mais um atrativo. Um dos pontos turísticos de Lagoa Vermelha.  
 
PRODUTIVIDADE
Vereador Joarez Lorenson, ao avaliar Câmara de Vereadores, admitiu que o ano de 2023 foi conturbado. Trabalhos mal conduzidos. Baseado em proposições, disse ser o segundo vereador mais produtivo da Câmara de Vereadores.

Outras colunas deste Autor