COLUNISTAS

19/04/2024

TREMENDO PEPINO
Dez famílias dos bairros Rodrigues, Manoel Vieira da Fonseca e Nossa Senhora Consoladora foram notificadas pelo DNIT de que estão instaladas em faixa de domínio da BR 285, ou seja, em área que pertence à União. Portanto, em situação irregular. Segundo o diretor regional do DNIT, Adalberto Jurach, mais de 30 famílias estariam nessa condição. Mais dia, menos dia terão que se retirar desses locais. Isso gerou pânico nas famílias. Há pessoas que não estão dormindo direito. Relatos dão conta de que têm famílias instaladas há 20 anos, 30 anos, 40 anos e até mais. E daí? Para onde irão? De que forma? Tremendo pepino.
 
RECUSA
Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha promoveu audiência pública para debater essa questão que aflige moradores dos bairros Rodrigues, Manoel Vieira da Fonseca e Nossa Senhora Consoladora. Diretor regional do DNIT estava presente. Algumas moradoras desses bairros se manifestaram e já anteciparam: não querem loteamento da prefeitura. E nem terreno da prefeitura. Querem ser indenizadas para poder comprar terreno e construir sua casa em outro local. Quem vai bancar? 
 
DENÚNCIA
Há mais de 60 anos, essa rodovia, que corta Lagoa Vermelha, foi construída. As casas foram construídas bem depois. Como é que somente agora o DNIT foi constatar essa irregularidade? Adalberto Jurach disse que o DNIT não tem estrutura para realizar fiscalização. Tudo surgiu agora em razão de denúncia de morador de um desses bairros em que outro morador estaria “desbarrancando” determinado ponto de uma dessas áreas. E que isso poderia provocar sérias consequências. Denúncia foi feita ao DNIT. Ao fazer vistoria, se deparou com essa situação irregular de mais de três dezenas de famílias.  
 
FALHA DE TODOS
Prefeitura de Lagoa Vermelha falhou também na fiscalização.  Como permitiu a construção de casas em área da União? Como é que foram cumpridos todos os requisitos? Habite-se? Como montou a infraestrutura desses bairros (luz, pavimentação etc.)? Como está cobrando regularmente IPTU dessas famílias? Na verdade, falharam os próprios moradores, município, DNIT (União, por conseguinte) e Estado.  Como consertar essa situação?
 
RESSARCIMENTO
Na entrevista que realizamos com vereador Ariovaldo da Silva, que foi quem propôs a audiência pública, disse que moradores devem ingressar na Justiça solicitando que não se cobre mais o IPTU e que haja o ressarcimento de tudo o que foi pago ao longo de todos esses anos. Pano pra muita manga. 
 
NINHO ANTIGO
Dia 5 de abril, foi encerrada a janela partidária. Prazo final para filiação a uma agremiação partidária ou troca de partido político. Foi intensa a movimentação no Cartório Eleitoral de Lagoa Vermelha, especialmente no último dia. Pessoal sempre deixa para a última hora.  Altair Rech Ramos, uma de nossas grandes lideranças políticas, estava sem partido.  Foi assediado por vários partidos. Além do MDB, foi cortejado pelo PDT, Podemos, União Brasil e PL. Até o prazo fatal, 23 horas e 59 minutos, havia gente em sua residência, tentando lhe persuadir. Acabou optando pelo MDB. Retornou ao ninho antigo.
 
RAZÃO DA ESCOLHA
Altair Ramos tem uma história política bem interessante. Na maior parte de sua vida fez parte do PMDB, hoje MDB. Foi através do PMDB que se elegeu duas vezes como vereador e concorreu em duas oportunidades a prefeito de Lagoa Vermelha. Detalhe curioso: seu saudoso pai, Altamiro Ramos, era simpático ao antigo PDS, hoje PP.  
- Acabei aceitando convite de algumas pessoas aqui de Lagoa, mas principalmente de alguns amigos que tenho fora de Lagoa Vermelha com os quais há muito tempo convivo que são o Brum, Sartori (exgovernador) e tantos outros. Tenho uma boa relação com o pessoal do velho MDB. Sempre mantivemos vínculos políticos - justificou.
 
SE NÃO MUDAR...
Observações interessantes feitas por Altair Rech Ramos e que nos conduzem a uma reflexão.
-  Hoje não consigo enxergar a política como meio, única e exclusivamente, de reunir pessoas e ganhar uma eleição. E sim, ganhar o poder e reunir as pessoas. Quem sabe, esse período de ostracismo, tenha servido para nos trazer outras concepções do que é fazer política. Hoje, infelizmente, não surgem novas lideranças em nosso meio. Hoje temos dificuldades em escolher o presidente de um clube social de Lagoa Vermelha. Ninguém quer. Nos partidos políticos, se pede, por favor, para alguém assumir a presidência. Antigamente havia disputas. E vou dizer uma coisa: a seguir nesse ritmo, logo vamos ter dificuldade para encontrar quem queira ser prefeito. 
 
RESTAURAÇÃO
Boa notícia transmitida pelo vice-prefeito, Eder Piardi, ao transcurso da semana.
- Foi para licitação a revitalização da Praça Frei Matheus Dolzan, ao lado do ginásio Adolfo Stella, onde serão substituídos os brinquedos existentes. Será instalado um playground "inclusivo" (para crianças especiais também). Da mesma forma, será feita obra de colocação de um piso ecológico novo no local. Os investimentos nessas melhorias serão de 175 mil reais.
 
QUE OS ANJOS DIGAM AMÉM
Olha o que disse o vice-prefeito Eder Piardi acerca da rua Tiradentes que há muitos anos enfrenta problemas sérios de alagamentos quando de chuvas mais intensas.
- Está chegando ao final esse longo transtorno. Foi assinada a ordem para início das obras na semana passada, com prazo de um mês para início das obras.  O serviço será realizado pela Corsan/Aegea. No local, ocorrerá instalação de uma canalização de drenagem "seca", partindo da rua Tiradentes, ingressando na rua Borges de Medeiros e ligando com a rua do Tanque, desembocando no córrego nas proximidades da antiga Selaria do Zulianello. Essa rede terá dimensões grandes e será somente para atender os alagamentos. 
 
O QUE É?
Perguntamos ao vice-prefeito, Eder Piardi, o que vem a ser a tal drenagem seca. Informou que será uma canalização que vai funcionar somente quando de grande volume de chuva no sentido de absorver a água excedente, evitando alagamentos. 
- Vai ser a solução de um problema histórico, crônico - fizemos alusão.
- Vai ser a solução. Possivelmente, não teremos mais alagamentos na rua Tiradentes a partir de 2024 - cravou Piardi.
 
OUTRA BOA NOTÍCIA
Vice-prefeito, Eder Piardi, estava municiado de boas notícias essa semana. 
- Mais uma fase do novo distrito industrial está sendo iniciada, talvez uma das últimas. Foi assinada a ordem para início das obras de instalação da rede de água. Da mesma forma, será iniciada a colocação dos cordões para finalizar a base das ruas. Sendo assim, o distrito já terá condições para abrigar empresas. O edital para as empresas que se instalarão naquele local será lançado nos próximos dias.  A previsão é de que já tenhamos obras de novas empresas antes do final do ano - informou.
 
APLAUSOS
Um grupo de pessoas encampou a ideia de restaurar o Capitel de São Peregrino, às margens da BR 285, nas proximidades à empresa Atolini Vidros. Aquele local está completamente abandonado, tomado pelo mato. O propósito é reativá-lo para efeito de visitação, afinal muitas pessoas são devotas de São Peregrino. Muitas doações já foram feitas. Aplausos para a iniciativa.

Outras colunas deste Autor