COLUNISTAS

15/2/2023

SEMANA AGITADA
Matérias polêmicas movimentaram a semana em Lagoa Vermelha. Executivo Municipal encaminhou Projeto de lei à Câmara de Vereadores, propondo cedência de terreno, na antiga Cintea, para o Clube do Bilhar.  Subiu a temperatura na Câmara de Vereadores. Vereador Ranyeri Bozza, ensandecido, foi para a tribuna e soltou o verbo. 
- Eu não acredito que o Poder Executivo pudesse enviar esse projeto de doação de um terreno em uma área tão nobre, entre a Benjamin Constant e Presidente Vargas, que deve ser avaliado entre 800 mil e 1 milhão de reais, para o Clube do Bilhar. Nada contra. Para quem gosta de jogar uma sinuca, jogar baralho e comer uma carne gorda, tranquilo. Mas, isso não é função social, não é a prefeitura que tem que bancar despesas desse tipo de atividade. 
 
INSENSATEZ
Prosseguiu Ranyeri.
- Sede para jogar sinuca, jogar baralho e comer uma carne gorda? Não, gente! Subsidiando pessoas que têm condições financeiras! As pessoas do Clube de Bilhar tem como manter sua sede. Essa foi a primeira insensatez. Mandar um projeto desses para a Câmara de Vereadores. A segunda insensatez, colegas ir para a tribuna e pedir para votar a toque de caixa com os representantes da entidade (Clube do Bilhar) à nossa frente para fazer pressão. O que? Falar que isso é urgentíssimo! A prefeitura pediu urgência num projeto desses? É um descalabro, é uma piada, é nojento. 
 
SEM PARECER JURÍDICO
Ranyeri mostrava-se estupefato. Foi fundo em sua manifestação.
- O projeto (doação de terreno para Clube do Bilhar) não tinha sequer parecer jurídico. Não está acompanhado da avaliação da área. De todos os requisitos necessários, nenhum foi atendido. Qual a justificativa social? Não, gente! Não tem cabimento! Enquanto os professores não receberem o piso nacional; enquanto tivermos problemas seríssimos na área da Saúde; enquanto a cidade, além de escura, suja e esburacada, a gente doar um terreno que deve ter avaliação de aproximadamente 1 milhão de reais para bancar a carne gorda e a cerveja de um grupo muito seleto de nossa sociedade! Isso me causa indignação e dor. É um absurdo!
 
NADA A DECLARAR
Contatamos com o presidente do Clube do Bilhar, Sérgio Vieira, no sentido de ouví-lo.
- Não vou me manifestar agora. Não vou falar nesse momento. Talvez, mais tarde - disse.
 
PERMISSÃO DE USO
Ouvimos o prefeito Gustavo Bonotto sobre a doação de terreno para o Clube do Bilhar.
- É uma permissão de uso. Não se trata da transferência da propriedade. O imóvel não deixa de ser do município. É permitido que a entidade faça investimentos em benfeitorias durante o prazo de 20 anos. Passado esse período, continuadas as justificativas apresentadas para a realização da proposição, isso pode ser renovado ou não. Eventualmente, no decorrer desses 20 anos, não efetivada a utilização do local como fora proposta, não precisará nem fazer retrocessão, pois esse imóvel retorna automaticamente ao município - justificou.
 
INTERESSES PESSOAIS
Prefeito Bonotto se manifestou também sobre o projeto habitacional que se pretende construir na área do antigo Aeroporto Municipal. Município doa o local para construção. A empresa que se habilitar constrói os prédios com 192 apartamentos e comercializa através do programa Minha Casa Minha Vida. A Caixa Federal é quem estabelece as regras. Empreendimento é mais para a classe média.
- Os interesses da maior repercussão negativa ou contrária ao programa não são do povo. São de pessoas que empreendem no mesmo segmento. Defendem sua posição, seus interesses.
Prefeito Bonotto critica escaramuças nos bastidores - e aí entram os vereadores - para protelar a apreciação do programa. Isso, salienta, acabou prejudicando o curso do empreendimento.
 
CANALIZAÇÃO DA RUA TIRADENTES
- Algum sinal da Corsan/Aegea para a canalização da rua Tiradentes? - perguntamos ao prefeito Bonotto. 
- Estamos ainda na finalização do projeto. Assim que for concluído, a gente submete à Corsan/Aegea para ter uma previsão para o início das obras - respondeu.
 
É CONTRA
- É a favor da elevação da alíquota do ICMS de 17% para 19,5%? - outro questionamento ao prefeito Bonotto.
- Não. E devo dizer que para o município seria extremamente positiva a aprovação.  Estima-se que para Lagoa Vermelha seriam 2 milhões de reais a mais. No entanto, nossa posição pessoal é de fazer sacrifícios. Na redução da tributação do combustível, em agosto de 2022, o impacto em nossa arrecadação foi bem maior do que prevíamos. E suportamos. Sofremos muitas cobranças e críticas ao que deixamos de fazer em termos de obras e serviços. Porém, entendo que não podemos ser a favor de aumento da tributação. A saúde financeira de nossas empresas é o que nos garante uma economia mais pujante e que, ao longo do tempo, tem um efeito mais benéfico do que o aumento da carga tributária - argumentou.  
A quase totalidade dos prefeitos é a favor. 
 
NOVO SECRETÁRIO
Flávio Padilha é o novo secretário municipal de Obras e Viação. Substitui Eder Piardi que fica apenas como vice-prefeito. Padilha já trabalha há quatro anos na referida secretaria. Aliás, seu ingresso foi através de um convite de Eder Piardi. 
 
AVENIDA NÍVIO CASTELLANO
Eder Piardi comentou, ao deixar a secretaria municipal de Obras, que vários serviços e obras ficaram pendentes em razão de fatores diversos, mas que serão realizados. Um deles, a restauração da avenida Nívio Castellano.
- Essa é uma demanda que o pessoal me cobra já faz mais de seis meses. A gente sabe, que há uma dificuldade muito grande naquela avenida. Existem muitos buracos. Não fizemos uma intervenção antes porque existia uma obra em andamento. Posteriormente, pessoal da obra informou que havia acabado o serviço e que poderia ser feita a recuperação da rua - salientou. 
 
FRESAGEM
Prosseguiu Eder.
- Aí já tínhamos feito contato com quem faz o serviço de fresagem que é arrancar aquela camada superficial. Só que essa empresa estava com contratos vigentes em outros municípios.  Falei com eles na semana passada. Foi dado um posicionamento de que a partir dessa semana, provavelmente, teriam uma máquina disponível para o serviço de fresagem. Posteriormente, vamos trazer a empresa que faz o asfaltamento, através do consórcio do Cirenor, para o recapeamento asfáltico. Afinal, aquele trecho está terrível. Não há como negar. 
 
ENCUCADO
É assim que estou. E não é pra menos. Há quanto tempo está essa novela da liberação dos recursos para a cobertura da cancha do Parque de Rodeios do CTG Alexandre Pato? Já vai para mais de três anos. O que há por trás dessa demora?  
Outra situação intrigante é a inauguração da Praça das Bandeiras. O que estaria protelando tanto? Vai virar mais um ano sem que as coisas aconteçam. 
 
DEFENSORIA PÚBLICA
Vereador Joarez Lorenson propôs que a Câmara de Vereadores convide representante da Defensoria Pública a fim de explanar à população sobre o acesso aos seus serviços. Justifica que a sociedade sofre um processo de desinformação, ficando fora da ação do Estado que, muitas vezes, fica ausente. A procura por esse serviço - alega - tem aumentado significativamente. No entanto, faltam orientações de como as pessoas têm acesso e quem tem direito. 

Outras colunas deste Autor