COLUNISTAS

01/12/2023

MUDANÇAS NO PLANO DIRETOR
Executivo municipal de Lagoa Vermelha está propondo alterações no Plano Diretor do município. 
- Nossa submissão, à Câmara de Vereadores, de alteração de alguns artigos do Plano Diretor versa sobre duas questões. Uma delas, o número de pavimentos permitidos para os edifícios em nossa cidade. Eleva em, praticamente, todas as regiões o limite máximo de pavimentos de 14 para 20 em alguns lugares. Em outros, o teto continua um pouco menor. A outra alteração é de zoneamento de uma região que hoje é institucional e administrativa (antigo aeroporto municipal). Essas mudanças são necessárias para um outro objeto que é o verdadeiro propósito dessa solicitação. É um programa habitacional - informou prefeito Bonotto.  
 
PREFEITO ESCLARECE
Sobre o plano habitacional.
- Em julho desse ano, tivemos algumas alterações no Programa Minha Casa, Minha Vida. E nessas alterações se tornaram factíveis novamente algumas iniciativas que, durante um tempo, por uma defasagem de preço do teto do Minha Casa, Minha Vida, abriu uma nova oportunidade. Contatamos com a Caixa Habitação, pois ainda na gestão passada já havíamos tido esse diálogo com ideia dessa proposição. Na época, Câmara de Vereadores não aceitou. Entendemos agora em submetê-la novamente. Como seria? Município doaria esse terreno para uma construtora com o compromisso de que essa contrate com a Caixa para execução do Programa Minha Casa, Minha Vida. Seriam 192 apartamentos. O público alvo é para quem ganha até 4 mil reais.
Isso serviria para tirar muitas famílias que vivem em condições de aluguel - Proposição gerou certa polêmica com a oposição. 
 
AUMEN
TA A PRESSÃOJá há algum tempo, ex-prefeito Getulio Ceriolli vem recebendo apelos para voltar a concorrer a prefeito de Lagoa Vermelha. O partido (PDT), principalmente, tem sido insistente até. Cerioli mantém-se irredutível. Diz que não concorre. Há quem entenda que seja uma estratégia, ou seja, uma dissimulação, e há os que realmente acreditam que o homem não concorra mesmo. O curioso é que, mesmo diante das negativas de Cerioli, aumentam cada vez mais os apelos. O fato mais novo é que o diretório estadual do PDT entrou em campo. A pergunta é: “Vai resistir a pressão?”.
 
NOME PRONTO
Romildo Bolzan, presidente do PDT estadual, ex-presidente do Grêmio, esteve em Lagoa Vermelha, sábado passado. Participou de encontro do PDT local. Foi questionado sobre a sucessão municipal.
- Estamos na expectativa de uma decisão do Getulio ser candidato a prefeito. Têm outros nomes, mas, sem sombra de dúvida, sobressai o nome de Getúlio. Os outros nomes precisam ser trabalhados. A diferença é exatamente essa. Getulio já é um nome pronto por si só. Fiz vários apelos a ele no sentido de dizer que não temos tempo a perder, não temos mais condições de esperar- manifestou.
Romildo Bolzan enfatizou que o PDT estadual aposta todas as fichas no nome de Getulio Cerioli em Lagoa Vermelha. 
 
FRASE DE EFEITO
Deputado federal Pompeo de Mattos, vice presidente estadual e vice presidente nacional do PDT, também esteve em Lagoa Vermelha. É o sujeito de frases de efeito.
- Getulio é um nome que a gente sonha em ver de volta na gestão de Lagoa Vermelha para reforçar o nosso time e para que possamos retomar um trabalho importante no município. Não há Brasil sem Rio Grande e não há Rio Grande sem Lagoa Vermelha. Não há um PDT grande no Brasil sem o PDT do Rio Grande. E para o PDT do Rio Grande ser grande, tem que ser grande o PDT de Lagoa Vermelha.  
 
INCÓGNITA
Getulio Cerioli, mais numa vez, desconversou. Não disse nem que sim, nem que não. Saiu pela tangente. Tem sido assim. Para uns passa a ideia de que está tergiversando e que na hora da verdade não vai resistir a pressão. Para outros, não está, realmente, a fim de concorrer. 
 
PROJETO POLÍTICO
Na segunda-feira, entrevistamos Getulio Cerioli no programa Lagoa Debate. Defende a construção de um projeto político construído por todos os setores de atividades do município, deixando de lado aspectos políticos. Algo assim, apartidário. Neste caso, envolveria entidades de classe, associações, instituições, sindicatos, clubes de serviços, empresários, enfim a comunidade como um todo, independentemente de quem seja o candidato a prefeito. Só assim Lagoa Vermelha poderá dar um salto em termos de desenvolvimento. “Comunidade como um todo tem que se envolver”, preconiza. Citou exemplo de Tapejara na questão do hospital. Cerca de 200 pessoas da comunidade abraçaram a bronca e o hospital se viabilizou. Em Encantado, empresários e comunidade construíram o monumento Cristo Protetor (o maior do Brasil). A associação criada naquele município para administrar o Cristo Protetor arrecadou, nos primeiros meses, mais de 5 milhões de reais. Desse total, 30% são repassados ao município para melhorias de acesso, meio ambiente etc. O restante é para manutenção e investimento na obra. Milhares de turistas passaram a visitar Encantado. Imagine o impacto na economia. São apenas dois exemplos. “Um prefeito sozinho - de qualquer partido - não consegue fazer um município deslanchar”, sustenta Cerioli. 
 
TEM QUE TER CONTINUIDADE
Perguntamos ao presidente do Progressistas, Covatti Filho, que esteve em Lagoa Vermelha sábado passado, sobre a sucessão municipal do município.
- Temos que respeitar o grupo político que hoje está governando Lagoa Vermelha. Está muito bem, pelas avaliações, pelas obras e suas convicções. E através desse grupo político - Progressistas e outros partidos políticos - temos que trabalhar essa unidade. A gente vendeu um projeto para Lagoa Vermelha e esse projeto está sendo efetivado.  Têm muitas coisas ainda que precisam melhorar. Tem muitas coisas ainda que temos que ajudar. Já estamos programando as emendas para o ano que vem. Esse grupo que está no poder tem que ter continuidade - defendeu. 
 
CIC
LOVIA DEIXA DE EXISTIRA ciclovia que existia na Avenida Afonso Pena em Lagoa Vermelha deixou de existir.  Os tachões que demarcavam o local foram retirados. Conversamos com Gesiel Toledo de Chaves, coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, sobre essa decisão. 
- Com a falta de vagas para estacionamento, que se acentua cada vez mais na cidade, surgiram pedidos de comerciantes, entidades e mesmo de pessoas da comunidade para que a ciclovia fosse desativada.  Grupo de ciclistas da cidade utilizam outros locais, principalmente trilhas.  A ciclovia acabou se tornando inútil. Era muito pouco utilizada. A sua retirada era uma demanda antiga - justificou Gesiel. 
 
ESTOCADA
Foi o que Sergio Menegaz deu na administração municipal de Lagoa Vermelha no encontro do PDT de sábado passado. 
- Uma administração municipal tem que ter prioridades. Não são somente coisas materiais. Temos aqui, por exemplo, a Praça das Bandeiras. Nada contra. Mas temos coisas mais importantes nas áreas da Educação, da Saúde, de moradias, de emprego.
 
IMBECIBILIDADE
No final de semana que passou, imbecis acabaram arrebentando fios e enfeites da ornamentação natalina na quadra defronte à prefeitura municipal. Algo deplorável. O que passa na cabeça de uma pessoa assim? Qual o sentido de uma atitude dessas? Difícil entender.

Outras colunas deste Autor