COLUNISTAS

26/04/2024

PP, PL E PODEMOS
Em Lagoa Vermelha, os partidos PP, PL e Podemos estão se preparando para uma disputa acirrada pelo Paço Municipal em 2024. Com ideologias e propostas distintas, essas agremiações políticas enfrentam desafios entre si, buscando conquistar o apoio da população e garantir a vitória nas urnas. Estes três partidos, poderão estar aliados.
O Partido Progressista (PP) traz consigo uma trajetória de experiência e governabilidade, prometendo continuar impulsionando o desenvolvimento da cidade. Com uma base sólida e lideranças reconhecidas, o PP busca consolidar sua posição como a melhor opção para o futuro de Lagoa Vermelha. Tem como principais pretendentes, Eder Piardi e Eloir Morona.
O Partido Liberal (PL), por sua vez, apresenta uma proposta inovadora e focada na renovação política. Com uma visão progressista, o PL busca trazer novas ideias e soluções para os desafios enfrentados pela cidade, visando uma gestão mais eficiente e transparente. Tem como principais nomes, Volmir Carvalho e Carlos Magno Dondé de Oliveira.
Já o Podemos surge como uma alternativa de mudança, trazendo consigo a voz daqueles que se sentem descontentes com a política tradicional. Com uma postura de renovação e participação popular, o partido busca representar os anseios da população e promover uma gestão mais democrática e inclusiva. É liderado pelo deputado Ronaldo Santini. Principais nomes, segundo o partido, são Alessandro Muliterno, Miguel Ramos, Edeivison Vigo e Fábio Luiz Bramatti.
Nesse cenário de disputa, é fundamental que os eleitores estejam atentos às propostas e histórico de cada partido, para fazer uma escolha consciente e alinhada com seus valores e interesses. Afinal, é através do voto que podemos moldar o futuro de nossa cidade.
Que venham as eleições de 2024 em Lagoa Vermelha e que o debate político seja pautado pela busca do melhor para nossa comunidade. Vamos acompanhar de perto as propostas e desafios enfrentados por PP, PL e Podemos, e contribuir para uma escolha democrática e responsável. A corrida sucessória, nos bastidores, já iniciou.
 
O PDT LAGOENSE
PDT de Lagoa Vermelha, do tradicional ex-prefeito Getulio Cerioli, tem como desafio buscar aliados na disputa da prefeitura municipal. Neste momento crucial, o PDT lagoense busca partidos fortes e comprometidos para construir uma gestão sólida e voltada para o bem- estar de Lagoa Vermelha.
Getulio Cerioli é um líder experiente, que já demonstrou sua capacidade de governar com transparência, responsabilidade e em prol do desenvolvimento do município. Foi um bom prefeito durante os seus dois mandatos pelo PDT. “Sua trajetória política é marcada por realizações significativas, sempre colocando os interesses da população em primeiro lugar”, avaliam muitos de seus apoiadores. Altair Rech Ramos, MDB, é citado nos bastidores como um provável vice de Getulio. 
PRÉ-CANDIDATO
O ex-presidente do Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, Nivio Chaves, que também foi secretário municipal, vai concorrer a vereador neste pleito. Desta vez pelo PSDB e no município de Capão Bonito do Sul.
 
 
JORGE LISBOA TOLEDO
Presente na abertura do Rodeio Nacional de Capão Bonito do Sul, no sábado, 20, com a visita do governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, o presidente do Legislativo e pré-candidato a prefeito pelo PDT, Jorge Lisboa Toledo, em contato com a coluna, disse que está disposto a colocar seu nome para concorrer ao Paço Municipal.
Além disso, enviou dados técnicos de sondagem interna que realizou, onde seu nome estaria despontando em primeiro lugar em relação aos demais pretendentes, ou seja, Fernando Melo e Miqueias Guadagnin.
O PDT de Capão Bonito do Sul, segundo o prefeito Felippe Rieth, vai promover pré-convenção ainda no mês de maio.
Enquanto isso, Marizete Rauta, vice-prefeita do MDB, pré-candidata a prefeita e que deve receber apoio dos pedetistas, aguarda decisão dos aliados.
 
AUMENTO DO ICMS
Visando buscar apoio de seus representantes contra o aumento do ICMS, os vereadores da bancada Progressistas de Lagoa Vermelha, Luiz Carlos Kramer, Marina Bussolotto, Josmar Veloso e Gabriel Vieira, solicitaram o envio de ofício aos deputados do PP na Assembleia Legislativa.
No ofício encaminhado aos deputados Progressistas, os vereadores pediram que seus representantes votem contra o projeto de lei proposto pelo Governo do Estado, que prevê o aumento do ICMS de 17% para 19%.
Os vereadores do Partido Progressistas são contrários ao aumento do ICMS, tendo em vista que tal medida deve afetar não somente empresários, mas prejudicar diretamente toda a população do Rio Grande do Sul.
“É evidente que essas medidas não resultarão no aumento da arrecadação, como pretende o governo, mas sim na redução do poder de compra da população. Isso ocorrerá porque os impostos incidem sobre produtos de primeira necessidade, levando as pessoas a priorizarem esses itens em detrimento de outros menos essenciais. Diante desse cenário, solicitamos aos nobres deputados que se posicionem de forma contrária ao mencionado projeto de lei”, argumentaram os vereadores.
O requerimento escrito através do qual os vereadores solicitaram o envio do ofício entrou na pauta da sessão de segunda-feira (22), e contou com o apoio de todas as bancadas. 
 
FILIAÇÃO
Deputado Ronaldo Santini informou, nesta semana, a adesão do empresário Rudimar Carvalho (Galizé) ao Podemos. 
O trabalho de consolidação do partido continua em Lagoa Vermelha, com diversas filiações.
 
FRAUDE EM LICITAÇÕES
Na sessão da Câmara de Vereadores, segundafeira, 22, o vereador Luiz Carlos Kramer, PP, comentou em suas explicações pessoais sobre a denúncia realizada à Justiça pelo Ministério Público, sobre fraudes em licitações praticadas em 51 municípios do Rio Grande do Sul nos anos de 2010 a 2015. Entre os municípios investigados no esquema, está o de Lagoa Vermelha.
De acordo com a notícia divulgada no site oficial do Ministério Público, os fatos descritos na denúncia são referentes a investigações decorrentes da Operação Patrola, deflagrada pelo MP de Santa Catarina em 2016, que aponta o envolvimento de ex-prefeitos, demais agentes públicos e servidores públicos de diversos municípios do Rio Grande do Sul, em um esquema de fraudes em processos licitatórios para aquisição de máquinas pesadas, peças e prestação de serviços de manutenção junto à empresa que tem atuação nos dois Estados.
Em sua manifestação referente a denúncia, o vereador Kramer questionou sobre um possível envolvimento do Município de Lagoa Vermelha, e sobre quais eram os agentes públicos da época responsáveis pelo setor de licitações.
“Agora vão ter que explicar como que Lagoa Vermelha está incluída em uma investigação do Ministério Público, que vem lá de Santa Catarina, onde é a empresa, e aqui no Rio Grande do Sul. E não é só a empresa, são 51 municípios investigados”, questionou o vereador Kramer.
 
PODEMOS DE CAPÃO BONITO DO SUL
Segundo o vereador Adilson César Fontana, que preside o Podemos em Capão Bonito do Sul, o partido está se organizando e deve apresentar importante nominata de candidatos a vereador. Além disso, o Podemos tem o nome do ex-vice-prefeito, Wilson Teles Paim, com pré-candidato a prefeito e busca apoio de outras siglas para a disputa da prefeitura municipal. Existem conversas com o PSDB. Presença no almoço do Cordeiro Mamão em Capão Bonito do Sul, quando esteve presente o governador em exercício, Gabriel Souza, vereador Adilson Fontana observou que o partido, da mesma forma, pode concorrer com chapa pura. Mas entendimentos estão acontecendo.

Outras colunas deste Autor