COLUNISTAS

09/02/2024

MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA EM 
CAPÃO BONITO DO SUL
A exemplo de Lagoa Vermelha, na região, em especial nos municípios que compõe a 28 Zona Eleitoral, a movimentação e especulações políticas com vistas às eleições municipais é intensa. Várias conjecturas são estabelecidas, maioria delas buscando apresentar candidaturas próprias ou então se apresentando com a intenção de compor alianças. Cada um buscando tirar proveito do futuro pleito.
   Em Capão Bonito do Sul, Marizete Rauta, viceprefeita pelo MDB, deve concorrer ao cargo de prefeita sucedendo Felippe Rieth, PDT. E vai receber o apoio do PDT. A relação de ambos os partidos já vem de tempo, onde sempre houve composição vitoriosa. E se não surgir fato novo, MDB e PDT novamente estarão unidos neste pleito.
Com isso, surgem vários nomes dentro do PDT que poderão ocupar a vice de Marizete Rauta. Um deles é de Fernando Melo, líder político que já foi vereador, presidente do Legislativo e secretário municipal, com forte atuação na área tradicionalista. Fernando Melo é uma opção para compor com o MDB, através de Marizete.
 
NA OPOSIÇÃO
O Podemos está sendo formado em Capão Bonito do Sul e deve se apresentar como sigla de oposição a gestão do PDT e vai enfrentar o MDB na corrida sucessória. Apresentará pré-candidato a prefeito, segundo seus integrantes. Wilson Paim Teles, que já foi vice-prefeito em Capão Bonito do Sul no periodo de 2009/2012, é especulado como candidato ao Executivo. Da mesma forma, vereadores Adilson Fontana e Carlos Alberto Campos de Oliveira, ex-PTB, vão integrar o Podemos. A movimentação partidária está sendo organizada pelo deputado Ronaldo Santini, que recentemente participou de reunião em Capão Bonito do Sul, definindo os últimos detalhes.
 
COMPOSIÇÃO NO LEGISLATIVO DE CAPÃO
A Câmara de Vereadores em Capão Bonito do Sul conta com nove vereadores. O PDT detém cinco cadeiras. O MDB conta com duas. O PTB, agora Podemos, comanda duas cadeiras. Da mesma forma, os pedetistas conduzem o Legislativo, através do vereador Jorge Lisboa Toledo. Vereador Artur Fernando Rieth, PDT, está licenciado, dando lugar para seu colega Vinícius Rufatto.  
PROGRESSISTAS
Com bonita trajetória em Capão Bonito do Sul, quando governou o município com o prefeito Clélio Ramos (2005/2008), o PP ainda não dá sinais que terá candidato a prefeito. Não conta com nenhuma cadeira no Legislativo.
 
MATURIDADE POLÍTICA
O secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, quando de sua estada em Lagoa Vermelha, por ocasião das comemorações alusivas aos 179 de fundação do município comentou sobre a gestão do PP no Paço Municipal, em especial sob a liderança da Gustavo Bonotto.
Para o secretário, Gustavo é um jovem gestor que surpreendeu pela sua capacidade de liderar a cidade nos seus avanços e desenvolvimento regional. “Sua gestão seguiu marcada por um ciclo de obras e realizações que tem melhorado a qualidade de vida de quem vive e mora no município”, avalia Luiz Fernando.
No entendimento da liderança estadual, “a continuidade da sua forma de gestão representará maturidade política para a cidade e, especialmente, uma conquista muito importante para o grupo político que o vem gerindo”. 
 
MOMENTO DE CONSOLIDAÇÃO
Questionei do secretário do Turismo do RS, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, sobre do governo do Estado, comandado pelo PSDB e que tem como aliado o PP.
Para ele, “esse novo período de governo do Eduardo é um momento de consolidação e reafirmação da competente gestão anterior. Tivemos desafios, secas, enchentes, pandemia, mas nada disso impediu que o governo do estado bem executasse sua missão, cumprindo com eficiência e resultados o mapa estratégico de gestão proposto à sociedade”. 
Para a liderança progressista, “no turismo contamos com o sucesso ainda maior de cada uma das demais secretarias de estado pois serão as entregas na educação, no transporte, na saúde, na cultura, no desenvolvimento rural, e em todas as demais, que teremos a configuração de um estado pujante onde cada cidadão tenha reforçado seu senso de orgulho e pertencimento pelas realizações de tantas façanhas, e que demostram o efetivo bem-estar social para nossas famílias”.
 
APOIO
Germano Picoli, que até então estava no Republicanos, confidencia que emprestará apoio, neste pleito, a pré-candidatura a reeleição de Luiz Carlos Kramer, PP, a Câmara de Vereadores. Logrando êxito, Luiz Carlos Kramer vai para seu sétimo mandato.
 
MARINA ARTICULA
A vereadora Marina Bussolotto, PP, vai concorrer à reeleição. Recentes encontros definiram o objetivo. Trabalha, desde já, nesse sentido. Paulo Mantovani é um dos coordenadores da parlamentar lagoense.
 
PL E REPUBLICANOS
Presidente do PL lagoense, Carlos Magno Dondé de Oliveira, informa que sua sigla estará trabalhando em conjunto com o Republicanos neste pleito.
 
CANDIDATURA A MAJORITÁRIA
Nas comemorações alusivas aos 179 anos de fundação de Lagoa Vermelha, Ivan José Galvani Barreto, presidente licenciado do PL, disse que o partido deve apresentar candidato a majoritária nestas eleições. Ivan Barreto faz parte do governo Bonotto onde ocupa a titularidade da secretaria da Ação Social e Habitação.
 
CHAPA PURA
No PP, existe sentimento de algumas lideranças que o partido pode, sim, concorrer novamente com chapa pura na disputa deste ano. Foi assim na gestão passada, com Gustavo Bonotto/Clóvis Neckel e nesta, Gustavo Bonotto/Eder Piardi.
Sobre as alianças partidárias em Lagoa Vermelha. Mas afinal, será que elas são benéficas ou não?
As alianças partidárias são estratégias políticas que visam unir diferentes partidos em prol de um objetivo comum. Em Lagoa Vermelha, elas podem trazer tanto benefícios quanto desafios para a nossa cidade.
Por um lado, as alianças partidárias podem fortalecer a representatividade política, permitindo que diferentes ideias e visões sejam consideradas na tomada de decisões. Além disso, elas podem facilitar a aprovação de projetos importantes para o desenvolvimento do município, já que a união de forças tende a ter mais influência.
Por outro lado, as alianças partidárias também podem gerar conflitos de interesse e comprometer a transparência na gestão pública. É fundamental que os partidos envolvidos estejam alinhados com os valores e necessidades da nossa cidade, para que as alianças sejam verdadeiramente benéficas.
 
SANTINI SE DESTACA
O deputado Ronaldo Santini, Podemos, tem se destacado no governo do Estado. No Rodeio Internacional de Vacaria, na abertura, representou o governador Eduardo Leite. Vestiu a camisa do Piquete 35, aqui de Lagoa Vermelha. Já no dia seguinte viajou para o Panamá, quando, da mesma forma, representa o Rio Grande do Sul na COP10.

Outras colunas deste Autor