COLUNISTAS

19/01/2024

INVESTIMENTO INDUSTRIAL
Lagoa Vermelha, no dia 25 de janeiro, estará comemorando 179 anos de fundação. Buscamos ouvir a opinião de alguns setores da sociedade, indagando no que evoluímos e qual seria a principal necessidade a ser atendida pelas autoridades competentes.
Segundo Roberto Dalle Molle, presidente da ALE - Associação Lagoense de Esportes, o município deve buscar a diversificação industrial, com novos investimentos, elevando o patamar econômico social. Para Dalle Molle, estamos ficando para trás na evolução econômica e social da região. “Sem investimento industrial não existe crescimento”, conclui.
 
ADMINISTRAÇÃO AUSTERA E ENXUTA
Por outro lado, respondendo o mesmo questionamento, o advogado Vinicius Stella, avalia: No meu entendimento houve um período de evolução mundial no pós-guerra que acabou por contemplar a indústria madeireira instalada na grande Lagoa Vermelha, leia-se todos os municípios adjacentes que eram distritos. Em seguida, após estagnação do ciclo da madeira, sobreveio período da tecnologia agrícola, alavancando novamente a economia da região. Da dificuldade entre os ciclos econômicos surgiram novos setores, como moveleiro, que acabaram por fomentar a economia do município. No entanto a administração pública, como é de conhecimento, pela sua burocratização, não acompanha, o dinamismo da gestão privada, o que imprime a equipe de gestão pública municipal a necessidade de uma visão de vanguarda e o alinhamento com artéria econômica da sociedade”. 
Neste contexto, acrescenta Vinicius Stella, “há necessidade de uma administração austera e enxuta, ao efeito de atender efetivamente o escopo da gestão dos recursos, que é fornecer a melhor qualidade de vida aos cidadãos. Vejo que nosso município tem vários pontos que podem ser melhorados, na qualidade vida há ausência de espaços públicos, como parques para recreação. 
Temos também um bolsão de famílias carentes que deveria ter um acompanhamento com equipe municipal multidisciplinar ao efeito de dar condições às pessoas de interromperem a cultura da miséria, o que se combate com educação, alimentação, assistência psíquica e social. Está de ser uma política pluripartidária e permanente no município, com acompanhamento que transcenda a gestão de determinado mandatário”. 
 
SAÚDE CURATIVA
Ainda, de acordo com Vinicius Stella, “a saúde curativa é outro ponto sensível do nosso município, com a necessidade de ampliação dos serviços prestados pelo hospital, que embora seja particular, recebe recursos públicos. 
A situação da violência em nosso município que bate índices alarmantes de homicídios, embora seja atribuição do estado, demanda empenho e atitude do Executivo Municipal. Esta é minha singela visão. Espero que possa ter contribuído para que haja um debate franco e responsável sobre as questões aventadas”.
 
IDEIAS INOVADORAS
Viego Santos, servidor do Poder Legislativo, integrante do PL, deixa sua opinião sobre Lagoa Vermelha no mês que comemora 179 anos de fundação. “Analisando em um contexto geral, o município de Lagoa Vermelha evoluiu em diversos setores com o passar dos anos desde a sua fundação, elencando nesse sentido, sua área territorial rural e urbana.  Percebe-se que empreendedores e investidores têm investido, por exemplo, com muita ênfase no setor do agronegócio, construção civil, comércio local e polo moveleiro, elevando e desenvolvendo a economia do munícipio. 
Creio que com seu desenvolvimento atual o munícipio, através do Executivo e Legislativo, em conjunto, pode aderir à projetos que deram certo em outros municípios, visando o bem comum de toda a população lagoense e o desenvolvimento de nossa cidade, como por exemplo, torneiras de água fria e quente nas praças locais, sendo que Lagoa Vermelha é a Capital Nacional do Churrasco e tem de costume os munícipes irem até a praça ao fim do dia para tomar o seu chimarrão”. 
Para Viego, “outro ponto, seria a implantação de Wi-Fi gratuito nas praças públicas, visando a inclusão digital por meio de acesso gratuito à internet. Essas são ideias, que somadas a tantas outras, trariam mais bem-estar e lazer da comunidade. Precisamos nos unir para pensar cada vez mais em ideias que visem proporcionar o progresso de Lagoa, levando como exemplo tantos municípios vizinhos, por vezes, até menores, mas que atraem olhares de turistas, justamente por colocarem em prática ideias inovadoras”.
 
COMÉRCIO FORTE E ESTRUTURADO
Genoir Cerri, presidente da CDL, ao participar do questionamento, destaca: “Minha querida Lagoa Vermelha que completa 179 anos neste dia 25 de janeiro, conta com um comércio muito forte e muito bem estruturado que serve de referência para toda nossa região, terra de muitas indústrias, segundo polo moveleiro do Rio Grande do Sul, que leva o nome e marca da cidade por este mundo a fora.
Capital Nacional do Churrasco, mais uma bela conquista para a história de nossa cidade, produto que devemos divulgar para os quatro cantos deste Brasil”.
Para Genoir, Lagoa “é um lugar maravilhoso para se morar. Precisamos, sim, investir mais em saúde e na educação, pois entendo que é prioridade para nosso bem maior. Parabéns Lagoa Vermelha por mais um aniversário e que venha um ano de muitas conquistas e prosperidade para este povo maravilho que é o lagoense”.
 
NOVO CONVITE
O coordenador regional do PP, Paulo Mantovani, confirmou o convite ao ex-patrão do CTG Alexandre Pato, Alessandro Muliterno, para que ingresse no Progressistas. 
Alessandro Muliterno encerrou sua passagem a frente do CTG após dois mandatos. Sua família é tradicionalmente ligado ao PP, sendo seu pai, Fernando Muliterno, membro do diretório municipal. Mantovani insiste na presença de Muliterno no partido, sendo também mais uma opção na disputa ao Paço Municipal.
 
OPÇÕES NO UNIÃO BRASIL
O União Brasil está buscando seu espaço em 2024, devendo participar do pleito municipal. Como opções, não estão descartadas as presenças de Elton da Rosa Pedroso e Carisiane Melo (foto) como possíveis candidatos ao Legislativo. 
 
RETORNO
O retorno de Paulo Mantovani para Lagoa Vermelha está sendo cogitado dentro do PP lagoense. Desempenharia papel de articulador político com vistas ao pleito municipal 2024, suprindo necessidades do PP no momento. A notícia foi divulgada pelo site do jornal Folha do Nordeste ainda na quarta-feira. Paulo Mantovani não confirma, mas existe pressão neste sentido. Além de ocupar o cargo de coordenador regional do PP, Mantovani integra a direção da secretaria estadual do Turismo do RS, em Porto Alegre.
 
EXPECTATIVA
Gabriel Vieira, PP, vai concorrer à reeleição ao Poder Legislativo, onde foi presidente em 2023. Sua expectativa, segundo afirma, é somar 700 votos. Pondera que na eleição passada sua previsão era 600 votos, quando acabou somando mais de 900 votos, sendo o mais votado no pleito de 2020.
Ainda, sobre as eleições em Lagoa Vermelha, Gabriel Vieira diz que o PP está promovendo diversas reuniões para debater o assunto. Comenta que o viceprefeito, Eder Piardi, da mesma forma, tem mantido diversos contatos, em especial na área política, buscando angariar apoio ao projeto do PP em continuar comandando o Paço Municipal.
 
RODRIGO BAGGIO
Nome do médico Rodrigo Baggio novamente é lembrado dentro do PP numa composição a majoritária na disputa eleitoral sucedendo Gustavo Bonotto.

Outras colunas deste Autor