COLUNISTAS

12/04/2024

CENÁRIO POLÍTICO
A política conta sempre com alternâncias, em especial no período antecedendo as convenções municipais para as definições de candidaturas, seja ao Executivo ou então ao Legislativo.
Em Lagoa Vermelha não é diferente, partidos na semana passada buscaram trazer para suas fileiras lideranças com possibilidades em disputar o pleito de 2024.
Numa leitura até o momento do quadro político lagoense, entendo que não existem muitas novidades na situação, mas alguns questionamentos permanecem.
No lado da situação, o PP é o principal partido, sigla comandada pelo prefeito Gustavo Bonotto e que tem como pré-candidatos Eder Piardi, vice-prefeito e Eloir Morona, secretário da Saúde. Destes, é bem provável que saia o nome para a disputa ao Paço Municipal.
Ainda, quanto a situação, o que vejo são as aproximações do PL, de Ivan Barreto e do Podemos, de Ronaldo Santini. Estes dois partidos são os mais próximos e que teriam condições de apresentar nomes para uma composição na majoritária. 
No PL, certamente o empresário Volmir Carvalho seria o indicado, o primeiro da lista numa composição com o PP.
No Podemos, o tradicionalista Alessandro Muliterno é o primeiro da relação para negociação com os progressistas.
Além do PL e Podemos, tidos como certos junto ao PP, também devem se somar o Republicanos, União Brasil e o PSD, este último em formação no município e que passa a ser liderado por Valdivino Correa Oliveira. Em se tratando de partidos, o PP em época de negociações, conta com expressivo número de aliados, com forte representatividade, mesmo alguns não estando na Câmara de Vereadores.
Na oposição, em especial no PDT, o nome que desponta é do ex-prefeito, Getulio Cerioli. Vejo que partidos como o PSDB e talvez o MDB, sejam os próximos do PDT numa composição. Na atualidade seriam estas duas greis partidárias mais alinhadas aos pedetistas. Seriam poucos partidos que poderão estar aliados ao PDT? Entendo que sim, a permanecer o quadro.
 
UNIÃO DO PT, PSB E PC DO B
O Partido dos Trabalhadores, juntamente com o PSB e PC do B, através de seus presidentes, respectivamente, Gentil Paz Bueno, Rangel Vinicius Guedes e Almir Nery, encaminharam na noite de quarta-feira, 10, para imprensa, nota, ressaltando que “Lagoa Vermelha merece um futuro promissor”
Na nota, destacam que “os diretórios municipais de Lagoa Vermelha, do Partido dos Trabalhadores, Partido Socialista Brasileiro e Partido Comunista do Brasil, entendendo como improrrogável a necessidade de uma alternativa que verdadeiramente dialogue com as aspirações da comunidade lagoense e que seja capaz de resolver os problemas crônicos relacionados a educação, saúde, geração de emprego, infraestrutura e lazer, entre outros com muita esperança e responsabilidade vêm reportar aos nossos conterrâneos a formação de uma frente ampla, democrática e popular, apresentando candidaturas ao Executivo e ao Legislativo em 2024. 
As respectivas direções partidárias trabalham na construção dessa alternativa renovadora e de um projeto de desenvolvimento para todos os lagoenses, baseada na participação ativa da nossa comunidade, nas decisões e na fiscalização da administração pública. Com a convicção de que não é aceitável voltar ao passado, de que não é inteligente ficarmos parados no mesmo lugar, estamos certos de que caminhamos para um futuro promissor onde todos os lagoenses possam ser verdadeiramente incluídos nos benefícios da administração pública, longe da arrogância e de vaidades pessoais. 
Feitas estas considerações, nossa frente apresenta nesse momento a toda comunidade dois précandidatos a prefeito, o agricultor Alaor Scariot e o médico Rangel Vinicius Tessaro Guedes os quais comungam dos mesmos ideais de desenvolvimento econômico, cultural e de inclusão social. Finalmente reafirmamos nossa forte disposição em seguir dialogando com outras forças políticas que comunguem da necessidade de caminhar em frente no desenvolvimento de nossa Lagoa Vermelha”.
 
REGISTRO POLÍTICO
No registro do jornalista Ronaldo Gerevini, da NG Revista, o deputado Ronaldo Santini, ladeado pelo prefeiturável do PP, Eloir Morona e pelo recém integrante do Podemos, Alessandro Muliterno. Nomes são lembrados para uma aliança envolvendo as duas correntes. O encontro aconteceu por ocasião da posse da nova patronagem do CTG Alexandre Pato.
 
NOVAS FILIAÇÕES
O Podemos de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Fábio Bramatti, continua realizando inúmeras filiações partidárias. Destaque para o ingresso na sigla do secretário da Administração, Idenir Deggerone. Ele faz parte da administração de Gustavo José Bonotto.
Outro importante nome que passa a pertencer ao Podemos é a ex-vice-prefeita Ana Catarina Lenzi Pacheco. Ingressou, ainda, no partido, o presidente do Lagoa Esporte Clube, Edeivison Vigo, que chegou a concorrer a vereador pelo PP.
Na lista dos prováveis integrantes do Podemos está o ex-vice-prefeito, Ce- sar Luiz Farias. Podemos trabalha para trazer Farias ao partido.
 
SANTINI
Ronaldo Santini, deputado estadual, secretário de Estado, é o principal articulador do Podemos em Lagoa Vermelha e trabalha no sentido de ver o partido numa composição com o PP, apesar de não haver confirmação oficial. Ele estará presente, novamente, neste final de semana, no município, quando será homenageado no Troféu Imprensa 2024.
 
EXPOSIÇÃO DE NOMES
Partidos, de todas as formas, colocam nomes na mídia, buscando divulgar junto ao eleitorado estas lideranças e de certa forma, obter avaliações sobre a aceitação em possíveis composições, em especial na disputa a eleição majoritária. Vem pesquisas eleitorais por aí, todas coordenadas pelos principais partidos da cidade. O tempo está passando e definições devem ocorrer nas próximas semanas, principalmente nos bastidores.
 
UNIÃO BRASIL
O União Brasil anuncia as pré-candidaturas de Maristela Fernandes e Cauê Seganfredo Vieira. Ambos devem postular cargos ao Legislativo.
 
PP E UNIÃO BRASIL EM ANDRÉ DA ROCHA
No município de André da Rocha, na situação, a tendência é de Braz Reis Hoffmann, do PP e Anselmo Spohr do União Brasil formarem dobradinha na majoritária na busca do comando da prefeitura municipal.
Braz Reis Hoffmann já foi por duas vezes prefeito, o mais votado da história até o momento.
 
FORMAÇÃO DO PSD
O PSD volta a ser criado em Lagoa Vermelha. A comissão provisória passa a ser presidida por Valdivino Correa Oliveira, tendo como vice-presidente, Silas Gomes. Admilson Ferreira da Silva é o secretário. Lideranças vem do PP. Partido vai estar aliado ao projeto do Progressistas para permanecer no Paço Municipal, sucedendo Gustavo Bonotto.

Outras colunas deste Autor