COLUNISTAS

01/03/2024

NOVIDADES NO PSB
Eduardo Pavan Viali, jovem liderança no município, está a frente da coordenação da Juventude do PSB de Lagoa Vermelha. “O partido, agora, trabalha na perspectiva de em breve anunciar uma pré-candidatura a vereador que represente esse segmento tão importante”, comenta o presidente do PSB, Rangel Vinícius Guedes à coluna. 
E Rangel nos faz uma observação: “Embora entenda como qualificada e importante a pré-candidatura de Alaor Scariot, pelo Partido dos Trabalhadores, o PSB não está federalizado com os PT/PCdoB/PV, tem autonomia para ter pré-candidatura a prefeito e ao Legislativo, e dia a dia vem somando esforços para concretizar esse propósito”.
 
CONSOLIDAÇÃO DE NOMES
A medida que se aproxima o pleito municipal, a consolidação de nomes que deverão disputar o Paço Municipal ganha intensidade. No PT, como já foi anunciado na semana passada, Alaor Scariot é o indicado pela esquerda até o momento. O partido, desde já, procura divulgar sua pré-candidatura, buscando obter resultados junto ao eleitor. Com isso, o Partido dos Trabalhadores também vai apresentar nominata de candidatos à Câmara de Vereadores. A sigla, da mesma forma, quer voltar a ter cadeira na Casa do Povo, cargo esse que ocupou ainda quando da candidatura do professor Idalécio Vitter Moreira. 
O PT, no passado, contou com vice-prefeito na gestão do prefeito Moacir Volpato, PDT. Altamir da Silva ocupou o cargo representando o Partido dos Trabalhadores.
 
NOME À DISPOSIÇÃO
Vereador Jorge Lisboa Toledo - PDT, presidente do Poder Legislativo de Capão Bonito do Sul, em conversa com a coluna, disse que seu nome está à disposição do partido para concorrer ao cargo de prefeito. Comentou que conta com diversos serviços prestados na comunidade, o que o credencia a ser possível candidato pelo PDT.
A informação contrapõe o que dissemos em coluna passada, quando foi colocado que está praticamente selada a coligação entre MDB e PDT na disputa do Paço Municipal em Capão Bonito do Sul, através de Marizete Rauta e Fernando Ávila Melo.
 
NO PDT
No PDT de Lagoa Vermelha cresce cada vez mais a possibilidade do ex-prefeito Getulio Cerioli concorrer novamente a Chefia do Executivo. Getulio já foi vereador, vice-prefeito e duas vezes prefeito. Passou pelo PP e agora está no PDT.
É difícil ver hoje o PDT no pleito municipal sem a presença de Getulio Cerioli. Inevitavelmente, o ex-prefeito vai ajustar alguns detalhes e estará no páreo. Sua pré-candidatura, certamente, em breve será lançada, objetivando com isso também o início de diálogo com outras correntes partidárias buscando apoio.
 
PROGRESSISTAS
O PP do prefeito Gustavo Bonotto no momento não apresenta muitas novidades em relação a tudo o que foi dito na imprensa até agora. Eder Piardi, vice-prefeito, só não é candidato com o apoio de Bonotto e do partido, se não quiser.
O secretário da Saúde, Eloir Morona é mais uma opção do Progressistas.
Pelo que ouvimos, o PP entende ainda ser cedo para apresentar oficialmente uma pré-candidatura, mas nos bastidores trabalha com alianças, visando da mesma forma, a Câmara de Vereadores. Partidos como o PL, Podemos, União Brasil e Republicanos são as siglas mais próximas do PP. E destes partidos, deve surgir, ao menos no momento, um candidato a vice-prefeito. 
 
CHAPA PURA E O PL
Mencionei na semana passada a possibilidade do PP concorrer com chapa pura novamente, fruto de pretensões de alguns integrantes do partido.
Prefeito Gustavo Bonotto revela que existe corrente que pensa nesse sentido, mas não são muitos os progressistas que entendem ser este o melhor caminho.
Para Bonotto o PP deve sim buscar aliança na majoritária. E a afirmativa não fica muito distante do que já foi mencionado em nosso espaço. O PL de Ivan Barreto e Carlos Magno Dondé de Oliveira é o partido que está mais próximo do PP e do próprio prefeito Bonotto, fazendo parte, inclusive, da administração municipal. Fica a dúvida e ela deve permanecer por mais algum tempo é que nome o PL vai apresentar. Colocamos opções como Ivan Barreto, Carlos Magno Dondé de Oliveira e Nestor Barreto. Mas recebo a informação que outras alternativas poderão surgir.
 
TENTATIVAS
O PL chegou tentar trazer o radialista Paulo Silva e o empresário Volmir Carvalho para suas fileiras, buscando quem sabe apresentá-los ao prefeito Bonotto como alternativa numa composição, mas acabou não surtindo efeito. Até mesmo os líderes do PL no Estado, Onyx Lorenzoni e Rodrigo Lorenzoni mantiveram encontro com as lideranças buscando angariá-los ao partido.
 
MAURÍCIO CASARIN
Outra liderança, lembram, o empresário Maurício Casarin, foi sondado pelo PL para quem sabe vir concorrer a prefeito. Ao menos no momento não se tem notícias que algo possa ocorrer nesse sentido. Casarin foi vereador do PDT e secretário municipal na gestão de Getulio Cerioli.
 
PODEMOS MAIS DISTANTE
Numa composição a majoritária, o Podemos, partido que ainda tenta se consolidar em Lagoa Vermelha e região, fica um pouco mais distante em relação ao PL. Sinto que o Partido Liberal tem mais história e trânsito junto ao PP e ao prefeito Bonotto, liderança esta que vai dar o tom certamente da campanha perantea sua sigla, com repercussão na comunidade.
 
AFASTAMENTO
Eloir Morona vai ser o único secretário a deixar a pasta agora no inicio de abril, quando possíveis candidatos devem se desvincular de seus cargos. Titular na secretaria da Saúde, Eloir Morona desta vez deve ser utilizado pelo PP no pleito, seja na majoritária ou então para o Legislativo. Quem vai assumir no lugar de Morona ainda é uma incógnita. Bonotto admite saída dele, mas não diz quem ficará no seu lugar. Entendo que deverá ser um profissional da própria secretaria.
Demais secretários de Gustavo Bonotto não deverão estar no pleito, portanto vão permanecer nas pastas.
 
AUSÊNCIAS
Dois secretários municipais que foram ventilados pela coluna e que poderiam disputar ao menos vaga a Câmara de Vereadores, em nome do PP, não estarão presentes nas eleições. Estamos falando de Aline Teles da Silva, secretária da Educação; e Lucas Mota, do Desenvolvimento Econômico. Bonotto disse que gostaria de vê-los nas eleições, mas isso não ocorrerá. 
 
ALINE ALMEIDA DE SOUZA
A servidora pública municipal no Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, Aline Almeida de Souza, que concorreu a uma vaga a Casa do Povo na eleição passada também estará fora do pleito deste ano.
 
ENCONTRO COM PEDETISTAS
O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, ao cumprir agenda na região, quando visitou Capão Bonito do Sul e Ibiaçá, esteve em Lagoa Vermelha. Participou de reunião com o prefeito Gustavo Bonotto, PP e, da mesma forma, com integrantes do PDT, seu partido. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, contando com as participações do ex-prefeito Getulio Cerioli e prefeito de Capão Bonito do Sul, Felippe Rieth; bem como os vereadores Ranyeri Bozza, Ariovaldo Carlos da Silva e Joarez Lorenzon.  Assuntos ligados a pasta em que Sossella comanda, bem como eleições municipais foi o tom a reunião.

Outras colunas deste Autor