COLUNISTAS

Decreto estadual institui o ano de 2024 como o Centenário de Jayme Caetano Braun 15/12/2023

Foi instituído o ano de 2024 como o Centenário de Jayme Caetano Braun, conhecido como "El Payador". Braun, importante improvisador da poesia folclórica gaúcha, nasceu em 30 de janeiro de 1924.
Ao longo de sua carreira, Braun produziu diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de divulgar e promover a imagem, a vida, a história e as contribuições de Braun, o Decreto 57.354 estabelece que as festividades em comemoração ao seu centenário serão celebradas até o final do ano de 2024, com eventos e atividades programadas.
As atividades de comemoração ficam sob responsabilidade da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e serão coordenadas pela Secretaria da Cultura (Sedac). Essas festividades têm como propósito preservar e difundir a história de Braun, promovendo a cultura e o turismo, além de homenagear sua memória como um ícone da cultura gaúcha.
A presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart, ressaltou que, com o centenário de Jayme Caetano Braun, se honra e se preserva a memória desse símbolo da cultura folclórica gaúcha. "Jayme Caetano Braun sempre procurava enaltecer a região missioneira do nosso Estado, sendo um dos quatro troncos missioneiros: Cenair Maicá, Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça, cujos versos representam a espontaneidade da alma e da raça de um povo forjado pela bravura", enfatizou Ilva.
Além disso, no âmbito da valorização da cultura gaúcha e dos Festejos Farroupilhas, foi publicado, em 5 de dezembro de 2023, o Decreto 57.349, que altera o Decreto 45.816, de 14 de agosto de 2008, que institui os Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. De acordo com o documento, os Festejos Farroupilhas serão organizados por uma comissão estadual, de caráter permanente, que será responsável por elaborar o calendário de eventos e o tema específico de cada ano, além de orientar as comissões municipais nas atividades das comemorações.
A comissão estadual será composta por representantes de diversos órgãos e entidades, incluindo a secretaria da Cultura, o gabinete do Governador, a secretaria de Turismo, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG), entre outros. O decreto também estabelece que a participação na comissão estadual é considerada como relevante serviço prestado ao Estado e não será remunerada. Adaptados Texto: Silvia Martins/Ascom Sedac /Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Outras colunas deste Autor