COLUNISTAS

Lagoenses conquistam vaga na grande final do ENART 13/10/2023

Os artistas de 10 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul se reuniram no último fim de semana para a 3ª etapa inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), em Sarandi, no norte do RS. O evento, realizado no Parque de Exposições de Sarandi, congregou dançarinos, músicos, declamadores e outros artistas divididos em sete modalidades. 
Ao todo, se apresentaram 31 grupos de danças tradicionais nas forças A e B, além de mais de 300 participantes nas modalidades individuais. Para as apresentações foram montados sete palcos, divididos entre as modalidades de danças gaúchas de salão, declamação feminina e masculina, intérprete solista vocal masculino e feminino, chula, gaita, causo e danças tradicionais nas forças A e B. Os lagoenses Henrique Soares Zanin (foto) e Bruno Berthier Sander (foto) na modalidade chula conquistaram a vaga para a grande final, também, se classificou Vitor Luis Giotto na modalidade gaita piano, todos representantes do GAN Lagoa Vermelha. Zanin obteve a classificação em 1º lugar.
A 3ª etapa inter-regional do Enart recebe representantes da 7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª Regiões Tradicionalistas. O festival, reconhecido como o maior encontro de arte amadora da América Latina, é realizado anualmente em três fases: regionais, nas 30 regiões tradicionalistas do estado, três etapas inter-regionais, com a participação de dez regiões em cada uma e, por fim, a grande final estadual que acontece em novembro, em Santa Cruz do Sul. Parabéns, Lagoa Vermelha se orgulha de seus artistas! Fonte: Adaptado GZH Passo Fundo.

Outras colunas deste Autor