Volta as aulas mobiliza milhares de alunos

17/02/2024



Por
Maria José Vasconcelos







  •  


  •  


  •  


  •  







O fim do Carnaval demarca a efetiva volta às aulas no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (19/2), os 673.887 alunos matriculados na rede pública estadual iniciam as atividades letivas de 2024. Na primeira quinzena do mês, equipes diretivas e docentes participaram de jornada pedagógica on-line – para formação, qualificação e organização do trabalho escolar – promovida pela Secretaria Estadual da Educação. Na avaliação da secretária da Educação do RS Raquel Teixeira, a retomada próxima a dos outros estados brasileiros favorece o desenvolvimento e o cumprimento de calendários nacionais, como avaliações, programas e exames do Ministério da Educação (MEC). Por isso, ela acredita que é melhor uniformizar as ações no setor.



Além da rede própria, o Estado ainda desenvolve ensino com parcerias, como com o Sistema S e o Instituto Caldeira, por exemplo, expandindo atuações em áreas como contraturno escolar, oficinas variadas ou profissionalização e empregabilidade. E a secretária anuncia propostas novas para o ano. Já as redes privada e municipais de Educação Básica também terão o total retorno escolar na próxima semana, a maioria delas antecedidas por encontros pedagógicos com os professores.



REDE ESTADUAL



Entre as novidades no ensino público estadual, a secretária Raquel revela que o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) atenderá estudantes com deficiência e também os 6.600 alunos de 102 escolas indígenas, com o objetivo de analisar impactos na aprendizagem. O cronograma de 2024 já está definido, com avaliações Diagnóstica, Formativa e Somativa, entre 26/2 e 14/11.



Outra implantação educacional será o sistema de mentoria a todas as escolas, para acompanhar e fazer uma ligação mais direta entre a sala de aula e a respectiva Coordenadoria Regional (CRE) ou a Secretaria da Educação, visando agilizar e buscar soluções e apoios para demandas. Para esse trabalho, iniciado como projeto piloto no final do ano passado em Guaíba, foram contratados 350 mentores para visitas às escolas.



Como resultado motivador, Raquel informa o aumento na participação dos jovens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): de cerca de 32 mil inscritos gaúchos em 2022, para 49 mil estudantes no Enem 2023. E no caso do Ensino Médio em Tempo Integral, agora passará a contar com 205 escolas, sendo 179 escolas regulares; 18, técnicas; e 8 no modelo Tiradentes. Em 2022 havia 1% nessa modalidade; em 2023 eram 10%; e para este ano sobem para 18% (205 escolas) em tempo integral no Médio. A secretária explica que, aqui no Estado, esse ensino ampliado envolve nove horas no Ensino Médio, e sete horas no Ensino Fundamental/Anos Finais. E sobre a Educação Profissional, atualmente o Estado possui 215 escolas estaduais, incluindo as de curso Normal; e são 32.521 estudantes. A Secretaria da Educação também elaborou e executou o projeto Gurias na Inovação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).



Em 2024, o Programa Todo Jovem na Escola atuará em novo modelo. Será dividido em quatro componentes: Auxílio Material Escolar, Bolsa Regular Mensal, Poupança Aprovação e Prêmio Engajamento.



Nas escolas, a partir de 19/2 serão mais 1.334 professores, que ingressaram via concurso público em junho de 2023. E foram 42.510 inscrições de professores, servidores e especialistas para compor o banco de cadastro temporário.



A grande notícia em obras escolares é o retorno dos alunos ao prédio do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE) em Porto Alegre. Com danos estruturais desde 2013, teve a Ordem de Serviço para o restauro assinada em 2016, resultando em transferência dos mais mil alunos para outras quatro escolas, em trajetória de trabalhos que foi várias vezes interrompidas e paradas. E o programa estadual Lição de Casa segue, com 13 escolas em projeto; 9, em licitação; 37, com contrato em elaboração, 4 OIS assinadas; 67 em execução; e 149 concluídas (das 279 demandas), já beneficiando mais de 90 mil estudantes com as obras no RS.



Municipais e Particulares



Os alunos do Ensino Fundamental na rede municipal de Porto Alegre voltam também na segunda-feira (19/2). Assim como grande parte dos alunos das particulares e das municipais pelo Estado, que vinham retornando aos poucos neste mês, especialmente com as crianças da Educação Infantil. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), Oswaldo Dalpiaz, lembra que cada escola tem autonomia para definir seu calendário, desde que cumpra os 200 dias letivos.



Morro Reuter



Uma das redes que iniciaram as aulas em pleno Carnaval foi a de Morro Reuter, onde mais de 600 alunos ocuparam, com alegria, as salas de aula no dia 12/2. A recepção aos estudantes envolveu um “varal de desejos”, em que famílias escreveram suas expectativas para o ano, além de ocorrer dinâmica de entrosamento e união, balões, música, chá, estudo e muita dedicação dos profissionais das seis escolas da rede municipal: Cecília Graeff, Dom Bosco, Edvino Bervian, Francisco Weiler, Rui Barbosa e Tiradentes.



Farroupilha



O ano letivo nas escolas municipais de Educação Infantil em Farroupilha também foi cedo. Começou dia 7/2, com a nova escola do bairro Monte Pasqual (inicialmente com 30 alunos, em turmas de Berçário; e com previsão de 120 crianças, até março). Na cidade, são cerca de 1,9 mil crianças matriculadas para o ano letivo de 2024, entre escolas municipais, contratadas e conveniadas. Já as aulas do Ensino Fundamental nas escolas municipais retornarão dia 19/2.



Fonte: Correio do Povo

Outras Opiniões