COLUNISTAS
10/10/2025
Polícia Civil prende suspeitos de incêndio que resultou na morte de idosa
No dia 2/10 a Polícia Civil de Lagoa Vermelha prendeu, preventivamente, três homens suspeitos de envolvimento no homicídio qualificado de Luci Salete Nerys de Andrade e nas tentativas de homicídio de Jorge Antônio Ribeiro e Iraí de Paula Nery.
O crime ocorreu na madrugada de 25 de setembro, por volta das 00h30min, quando dois indivíduos invadiram a residência de Luci e Jorge, no bairro Boa Vista, e atearam fogo no cômodo onde o casal se encontrava. Luci, pessoa com deficiência e impossibilitada de se locomover, faleceu no local. Jorge conseguiu escapar pela janela, mas sofreu graves queimaduras em diversas partes do corpo, inclusive no rosto.
A rápida atuação do Corpo de Bombeiros Militar impediu que a tragédia fosse ainda maior. Devido à proximidade das residências, todas de alvenaria, as chamas se alastraram, atingindo também imóveis vizinhos, o que ocasionou lesões em Iraí, irmã da vítima fatal.
A investigação foi iniciada imediatamente após o crime, com apoio da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A equipe conseguiu reunir elementos robustos de autoria, levando a autoridade policial a representar pelas prisões preventivas dos dois executores e do provável mandante, que já se encontrava recolhido ao sistema prisional.
Com parecer favorável do Ministério Público, o Poder Judiciário decretou as prisões cautelares. Dois homens de 18 anos foram presos e identificados como os executores do delito, sendo conduzidos à DPPA para os trâmites de praxe e, posteriormente, encaminhados ao presídio local.
O mandante, de 39 anos, foi formalmente cientificado no presídio estadual de Santa Maria. A Polícia Civil reafirma seu compromisso constitucional com a investigação criminal e destaca o trabalho incansável e dedicado de seus policiais, que não medem esforços para a elucidação dos crimes e a responsabilização de seus autores. Ressalta-se, ainda, a relevância da colaboração da comunidade, que, por meio de informações repassadas, tem contribuído de forma decisiva para o êxito das investigações.
PRF prende foragido por feminicídio
A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem foragido da justiça pelos crimes de feminicídio e aborto. A ação ocorreu na BR-116, em Vacaria, após a troca de informações entre 1ª Delegacia de Polícia Civil de Caxias do Sul e a Inteligência da PRF.
O homem de 40 anos, natural de Caxias do Sul, foi abordado pelos PRFs quando chegava a Vacaria em um Mitsubishi Lancer. Ele teria deixado a cidade de Caxias do Sul para evitar sua prisão.
Segundo a Polícia Civil, o crime foi cometido no ano de 2009 em Caxias do Sul, quando o foragido esfaqueou e matou a namorada que estava grávida. O crime ocorreu na frente dos filhos do casal.
O homem foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Vacaria e, posteriormente, levado ao sistema prisional.
Bombeiros atendem incêndio em boate
O Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha foi acionado para atender ocorrência de incêndio em residência no bairro Ernani Dias de Moraes. O fato foi registrado por volta das 5h30 de sábado, dia 4/10.
Segundo os bombeiros, o incêndio foi registrado em uma casa, onde funcionava uma boate, na estrada de acesso à hípica. Foram combatidas as chamas e feito o rescaldo no local.
Não se sabe as causas que ocasionaram o incêndio, mas a polícia investiga a possibilidade de incêndio criminoso.
Brigada Militar conclui curso de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate
Sexta-feira (03/10) a Brigada Militar realizou a solenidade de formatura da 3ª edição do Curso Básico em Atendimento Pré-Hospitalar em Combate (APH-C), capacitando 29 agentes da segurança pública, sendo 20 policiais militares do 10º BPM e do CRPO Nordeste, 03 Bombeiros Militares, 01 Policial Rodoviário Federal e 05 Policiais Civis.
A formação, promovida pelo 4º Batalhão de Polícia de Choque em parceria com o Departamento de Saúde da Brigada Militar e sob a supervisão do BOPE, teve 30 horas- aula e foi voltada ao atendimento emergencial em cenários de risco. Os policiais receberam instruções sobre controle de hemorragias, manejo de vias aéreas, ventilação, circulação e prevenção de hipotermia - procedimentos fundamentais para garantir suporte imediato até a chegada de equipes médicas especializadas.
A cerimônia destacou o comprometimento e a dedicação dos participantes, que agora retornam às suas unidades ainda mais qualificados para preservar vidas e fortalecer a segurança da comunidade em situações críticas.
Polícia Federal combate ao crime em terras indígenas
De acordo com a Polícia Federal, a operação que aconteceu na sexta-feira (03/10) em Água Santa, envolve diversos municípios do norte gaúcho, incluindo Tapejara e Charrua. Na Operação Peacekeeper foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo e pela 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo.
Além disso, são investigados os crimes de posse, porte e comércio ilegal de arma de fogo, e constituição de milícia privada. Dos cinco indivíduos detidos, dois foram presos em Tapejara e um ficou foragido. A polícia informou também que, durante os conflitos, os Indígenas gastaram cerca de R$ 500 mil em armamento no ano de 2024, além de resultar em uma morte e diversas pessoas feridas.
O delegado Eduardo Nobre Bueno Brandão, coordenador da ação, informou que os responsáveis pela distribuição de armas eram caçadores e colecionadores de arma de fogo, arrendatários de terras e outras pessoas envolvidas com organizações criminosas.
Ao todo, as cidades alvo da Operação são: Tapejara, Vacaria, Redentora, Água Santa, Benjamin Constant do Sul, Erebango, Passo Fundo, Charrua e Treze Tílias (SC).
Polícia Ambiental constata crime contra a flora
Compareceu junto a PATRAM de Lagoa Vermelha, o proprietário e uma área rural, no interior do município de Capão Bonito do Sul, onde em atendimento ao alerta de desmatamento da plataforma MapBiomas, foi constatada a destruição de floresta nativa em estágio médio e avançado de regeneração.
O dano a vegetação arbórea atingiu uma área de 0,41 hectares, equivalente a 4,100 metros quadrados, fora de área de preservação permanente, atingindo espécies como Camboatá, Angico, Canela, Chimbuveira, entre outras.
A degradação foi realizada através de destoca mecanizada, sem licença do órgão ambiental competente. Foi efetuada a comunicação de ocorrência policial para o proprietário da área por crimes ambientais.
Ônibus de turismo com 57 estudantes pega fogo
Um ônibus que transportava 57 estudantes do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio Vargas, de Vacaria, pegou fogo na tarde de sexta-feira (3/10) no Centro Histórico de Porto Alegre. Também estavam a bordo dois professores e o motorista. Apesar do susto, todos os ocupantes do veículo passam bem.
O incidente ocorreu após o ônibus deixar o Palácio Piratini em direção ao Barra Shopping Sul. Conforme informações da Brigada Militar, o motorista relatou que o veículo teria enroscado em fios de energia na descida da rua Espírito Santo, momento em que apresentou falha no sistema de freios. Ele ainda tentou acionar o freio de mão e desceu para verificar o problema, mas o ônibus começou a descer desgovernado com passageiros dentro e já em chamas. Durante a descida, o veículo colidiu com nove carros e uma motocicleta. As chamas se espalharam e atingiram também três apartamentos nas proximidades. Moradores precisaram de atendimento médico devido à inalação de fumaça, mas não houve feridos.
Os alunos, com idades entre 15 e 17 anos, foram encaminhados a uma escola da região, onde receberam acolhimento. Segundo nota divulgada pela direção do colégio, todos estão seguros e não se machucaram.
Casa é destruída em incêndio no bairro Boa Vista
No início da tarde de domingo, por volta das 12h20, o Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha foi acionado para atender ocorrência de incêndio no bairro Boa Vista.
O fato foi registrado na rua de acesso a Sede da Portuguesa. A casa, de madeira, ficou completamente destruída. A Brigada Militar também acompanhou o atendimento da ocorrência. Agora será apurada a causa do incêndio.
PATRAM flagra crime de poluição
A Patram de Lagoa Vermelha constatou no município de Caseiros, crimes de poluição e outros caracterizado pelo descarte irregular de resíduos sólidos recicláveis.
No local da constatação foi construída uma vala, onde ocorria o depósito dos resíduos, em área pública, posteriormente realizado o aterramento como forma de esconder ou acobertar as irregularidades, causando poluição do solo e contrariando a legislação ambiental vigente.
Foram realizados os levantamentos necessários e efetuada a comunicação de ocorrência policial para o responsável, pelo crime ambiental tipificado no artigo 60 da Lei 9605/98.


Radar ON-LINE: